sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Acontece em Curitiba: Mostra de Cinema Cubano

A partir da próxima sexta-feira, dia 18, a capital paranaense vai sediar a Mostra Audiovisual de Curitiba, que em sua primeira edição terá o cinema cubano como tema. Durante dez dias estarão em exibição na Cinemateca de Curitiba, no Cine Luz, no Cineplex Batel e no Circo da Cidade, com entrada franca, os filmes mais significativos produzidos em Cuba nas últimas cinco décadas.

A abertura da Mostra Cubana, sexta-feira, às 19h30, na Cinemateca, contará com a presença de Yaffa Valdez - especialista em cinema cubano do Departamento de Relações Internacionais do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica e Sara Vega, representante da Cinemateca de Cuba.

Em 2009 comemoram-se os 50 anos da Revolução Cubana e também do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC). O Instituto acabou por se tornar uma importante referência para a produção cinematográfica latino-americana e mundial.

Filmes novos e antigos
Ao todo a Mostra exibirá mais de 40 filmes. Entre os destaques estão desde obras mais antigas – como “Lucia”, filmado em 1968 e dirigido por Humberto Solas; o clássico “Sou Cuba” (1964), e o maior sucesso internacional da ilha, “Morango e Chocolate” (1993), de Tomás Gutiérrez Alea –, até filmes muito recentes e inéditos no Brasil – como “Kangamba” (2008), dirigido por Rogelio Paris; e “O Corno da Abundancia” (2008), de Juan Carlos Tabío. As sessões noturnas na Cinemateca serão precedidas de uma breve apresentação sobre os filmes. “Kangamba”, uma das obras que estreará no Brasil, reflete a participação cubana na guerra pela soberania de Angola, travada contra o exército sul-africano. Em agosto de 1983, milhares de soldados da UNITA treinados e armados pelo exército sul-africano lançaram uma violenta ofensiva contra as forças leais ao governo angolano e um grupo de soldados cubanos acampados em Kangamba, um pequeno povoado ao sul do país.O outro estreante, “O Corno da abundancia”, conta a história de uma pequena vila cubana onde uma notícia explode como uma bomba: todas as pessoas que tiverem o sobrenome Castañeras receberão uma polpuda herança que algumas freiras depositaram num banco da Inglaterra no século XVIII. A partir daí todos os que têm este sobrenome iniciam os trâmites para obter sua parte, tendo que enfrentar os muitos obstáculos que surgem pelo caminho.

Programação paralela

Uma das novidades da Mostra Audiovisual de Curitiba será a “Sessão Interativa”, que acontecerá na Sala Limite da Cinemateca, diariamente às 16h. Nela, alguns minutos antes da sessão, o público presente se reunirá para decidir qual filme será exibido. Inúmeros filmes que não puderam entrar na programação oficial poderão ser vistos na Sessão Interativa, além de todos os que já estão na mostra.

Nas exibições do Circo da Cidade, nos domingos dias 20 e 27, serão apresentados, às 15h, “Vampiros em Havana”, de Juan Padron; e às 18h, “Havana Blues”, de Benito Zambrano.

Além das exibições, a Mostra oferece duas oficinas gratuitas ao público curitibano.

A primeira terá as professoras cubanas do ICAIC, Yaffa Valdés e Sara Vega, que vêm de Havana especialmente para falar sobre o Cinema Cubano e sua história. A outra oficina será sobre roteiro cinematográfico e estará à cargo do professor cubano Antonio Molina. Ambas acontecerão de segunda (21) a sexta (25) no período da manhã, e são voltadas a estudantes de cinema, cinéfilos e realizadores da sétima arte. Inscrições na Cinemateca de Curitiba.

Cine Luz:
Rua XV de Novembro, 882 - Centro
Horários:16h e 20h
Cinemateca:
Rua Carlos Cavalcanti, 1174 - Centro
Horários:15h, 16h, 17h30 e 19h30
Cineplex Batel
Al. Dom Pedro II, 255 - Batel
Horário:20h30min
Realização: FUNDAÇÃO CULTURAL E CINEMATECA DE CURITIBA
Produção: Vestígio Produções e Perfil Comunicação

Nenhum comentário: