domingo, 27 de setembro de 2009

Curso de extensão aborda o "Sinthoma" de Jacques Lacan na arte e na ciência

o Sinthoma de Jacques Lacan na arte e na ciência

Tendo vagas limitadas e inscrições com desconto até o dia 2 de outubro ou no máximo até 8 de outubro, o curso da Universidade Positivo se denomina
Significantes e Significados Inconscientes – a Arte e a Ciência na Psicanálise de Jacques Lacan. Ministrado pela psicanalista Gleuza Salomon, os alunos estudarão o fazer artístico como paradigmático do fazer científico em sua especificidade com a Psicanálise. Serão analisadas obras clássicas e modernas de famosos escritores e pintores. No curso será demonstrada a propriedade criadora do significante, tendo como principal fonte a Escola Surrealista. Também terão espaço a tese lacaniana O Inconsciente Estruturado como Linguagem e o estudo da sintaxe nas artes e nos discursos presentes em diálogos interdisciplinares com a Psicanálise. E serão enfocadas ainda as realizações pulsionais do artista ao atingirem as formas mais pungentes do belo, do bom e do bem.

Jacques Lacan e James Joyce
O fazer do artista tem no oleiro o seu primeiro modelo. O vazio, sugerido pela metáfora do vaso, possibilita ao sujeito criar o objeto de arte que, por sua vez, envelopa o sujeito e o nomeia como artista. Jacques Lacan estuda essas vertentes da arte e as coloca como paradigma da psicanálise, da experiência analítica, no sentido da criação de um novo sujeito, inventor do sinthoma, que passa a ser o detentor de sua singularidade. Além disso, Lacan contempla o próprio espírito de nossa época, com o termo sinthoma, o qual designará a matriz da criação como tal, encontrado por ele no ato criativo de James Joyce.
Inscrições
O curso será realizado no campus da Universidade Positivo, em Curitiba (Rua Professor Viriato Parigot de Souza, 5300), ministrado pela psicanalista Gleuza Salomon e as inscrições poderão ser feitas somente pelo endereço eletrônico htpp://extensão.up.edu.br; mais informações pelos telefones (41) 3317 3092 e (41) 3317 3201. Datas e horários: dias 10, 17, 24, 31 de outubro; 14, 21 e 28 de novembro; e 5, 12 e 19 de dezembro. Sempre aos sábados, das 9h às 13h. Investimento: inscrições até 2 de outubro: três parcelas de R$ 160,00. E após essa data: três parcelas de R$ 190,00. As vagas são limitadas.
(Gleuza Salomon – tel 9194 5427)

Nenhum comentário: