quarta-feira, 16 de setembro de 2009

II Conferência Municipal de Cultura de Curitiba

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, abre neste sábado (19), às 9h, a II Conferência Municipal de Cultura. A solenidade contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, além de representantes da Câmara Municipal, Assembléia Legislativa e Câmara Federal. A iniciativa da Prefeitura Municipal é uma das etapas preparatórias para a II Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010.
Na conferência municipal serão discutidas propostas para o setor cultural e eleitos delegados para a Conferência Estadual, que por sua vez constitui a segunda etapa preparatória para o encontro nacional. Estão inscritos para participar dos debates e das votações aproximadamente 200 pessoas, entre artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à área cultural. Os inscritos terão direito a voz e voto nos grupos temáticos e nas plenárias. Os grupos estarão reunidos a partir das 13h30 para formulação de estratégias e eleição de delegados, que serão aclamados no final da tarde em plenária.
Os participantes serão distribuídos, conforme sua opção de inscrição, em cinco grupos de discussão, cada grupo referente a um eixo temático. A próxima conferência nacional terá como tema “Estado e sociedade construindo políticas públicas de cultura” e se desenvolverá sob cinco eixos: “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura”.

A primeira Conferência Municipal foi realizada em 2005, quando Curitiba também levou delegados e propostas para a Conferência Nacional. Na ocasião, o município assinou um protocolo confirmando a sua inserção no Sistema Nacional de Cultura. Muitos dos requisitos para fazer parte do sistema já foram cumpridos por Curitiba, como a criação do Conselho Municipal da Cultura, a disponibilização de um Fundo Municipal de Cultura e a elaboração e desenvolvimento de um plano de cultura.

O objetivo dessa nova discussão é debater e propor estratégias para a construção de políticas transversais entre municípios, estados e governo federal, estabelecendo diretrizes nacionais para a cultura, assim como as existentes na área da saúde e da educação.

Confira os documentos abaixo:
Regimento Interno da II Conferência Municipal de Cultura
Regimento da II Conferência Estadual de Cultura
Regimento da II Conferência Nacional de Cultura
Texto-base da II Conferência Nacional de Cultura


Serviço:
II Conferência Municipal da Cultura
Local: Memorial de Curitiba – (Rua Claudino dos Santos, 79)
Data e horário: 19 de setembro (sábado), a partir das 9h
Informações: conferenciainfo@fcc.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba.

Nenhum comentário: