sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lançamento do livro Harmonia de Vidal Idony Stockler

O mais recente livro de trovas do poeta Vidal Idony Stockler, será lançado dia 19 de setembro de 2009, a partir das 14h30min.Durante a Reunião mensal da União Brasileira de Trovadores. O evento acontecerá no Museu do Expedicionário, em Curitiba.

O livro é prefaciado pelo Professor Orlando Woczikosky - Escritor, poeta, trovador. Fundador e ex-presidente da UBT – Seção de Curitiba e ex-presidente da UBT estadual.Em forma de trova, como se vê abaixo:


CAMINHADA...
Caro Vidal Idony,
Ao ler o seu “Caminhada...”
- Em cada trova que li,
Senti sua alma estampada.

No seu livro nada escapa,
Ele está perfeito em tudo:
Desde a beleza da capa
Ao valor do conteúdo.

O trovador quando canta,
No silêncio do seu verso,
Não só o seu mal espanta,
Espanta o mal do Universo.

Continue, assim, trovando
Com seu rico cabedal...
Parabéns do amigo Orlando
E meus aplausos, Vidal.

Espero que o “Harmonia...”
Tenha a luz do “Caminhada...”
E que brilhe noite e dia
Como a fonte iluminada.

Vale a pena conferir. Compareça!!

Vidal Idony Stockler nasceu em Castro/PR em 29.09.1924, filho de Maria Cezarina Martins de Oliveira e Trajano Stockler. Oficial Superior do Exército Brasileiro. Cursos: de Medicina Veterinária; de Oficial Veterinário do Exército Brasileiro; de Inspeção de Alimentos e Bromatologia e de Bacharel em Administração de Empresa. Funções: no Exército destacou-se como responsável técnico na criação de cavalos de raça na Coudelaria de Tindiquera/PR, e como Chefe do Laboratório Bromatológico do Estabelecimento Regional de Subsistência da 5ª RM em Curitiba/PR. No meio civil, foi Assessor técnico do Secretário de Agricultura do Paraná; Diretor do Departamento da Produção Animal mesma Secretaria; Diretor Administrativo e Financeiro dos Portos de Paranaguá e Antonina, Executor do acordo de Classificação de Produtos Agropecuários (hoje Claspar); Conselheiro da Fundação Educacional do Paraná – Fundepar; Diretor Administrativo e Financeiro da Rádio e Televisão Iguaçu – canal 4 e da Rádio Guairacá; Presidente do Clube de Xadrez de Curitiba. Faz parte das Entidades Culturais: Centro de Letras do Paraná: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná; Academia de Cultura de Curitiba; Academia Paranaense da Poesia, onde ocupa a cadeira n. 18; União Brasileira dos Trovadores – Seções de Curitiba/PR e de Pouso Alegre/MG e Soberana Ordem do Sapo. Laureado pelo Rotary Club de Curitiba – Alto da Glória, com a publicação do livro CAMINHADAS. Títulos de mérito “Fernando Amaro” primeiro poeta do Paraná e de “Castrense que Brilha”, concedidos pelas Câmaras Municipais de Curitiba e de Castro, respectivamente.

Outras obras do autor:

1. Caminhada
2. Instantes
3. Momentos
4. Trovas
5. Fagulhas
6. Memórias
7. Palavras
Fonte: Juruá editora

Algumas Trovas do autor:

Na bateia das poesias
lindas pedras coloridas,
vislumbram em alegrias
e enfeitam as nossas vidas.

*
Saudade, novo pensar,
um pensar do que passou,
querendo até resgatar
a beleza que ficou!

*
Eu rememoro a saudade
de minha mãe, as carícias:
serena necessidade
de seu carinho e delícias

*
Lembranças, ricas lembranças,
volta e meia vêem a mim
dos bons tempos de crianças,
saudade...que não tem fim !
---------

Nenhum comentário: