sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Instituto Memória Editora e o BRDE convidam

CONVITE

O Instituto Memória Editora e o BRDE convidam
para o Lançamento Nacional dos seguintes Livros:

* PAIXÃO NÃO TEM IDADE - de João Carlos Baracho
* CONSPIRAÇÃO NAZISTA NOS CÉUS DA AMÉRICA - de Milton Ivan Heller
* ASSASSINATO EM JAGUARA - de Paulo Fernando Silveira
e da segunda edição da * REVISTA RAÍZES REGIONAIS

que acontecerá em 01/10/2009 - 19h00 - no BRDE.
(Espaço Cultural Palacete dos Leões - Av. João Gualberto, 530 - Estacionamento Gratuito).

Anthony Leahy - Editor
Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - SP
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba

PAIXÃO NÃO TEM IDADE
(Sentimentos do Envelhecer)
O livro "Paixão Não Tem Idade" trata com realismo o amor e a capacidade de amar. A coragem de assumir um sentimento sem julgar se ele é possível, belo ou bandido.
Instigante e provocador, apresenta uma narrativa vigorosa, onde a emoção ocupa papel principal. E é justamente o resgate do que melhor caracteriza o ser humano - seus sentimentos e sua capacidade de exercer o livre-arbítrio - o que define a essência desta obra, que fala da paixão como autoafirmação da capacidade de conquistar; de despertar amor e de romper preconceitos. Da paixão capaz de provocar um rastro de consequências imprevisíveis, incluindo sofrimento e rupturas.
O que é o certo? O que é criação? O que é preconceito? O que é coragem? O que é arrependimento? O que é loucura?
Tudo depende do ângulo com que se analisa. Este é o convite: viver estas sensações, viver, acima de tudo, suas paixões.
Ao se deparar com a história - que tem por base o processo de envelhecimento, pleno ou limitado, baseado em atos e escolhas ­- ocorre imediata projeção do leitor em direção ao seu próprio presente e futuro. Desencadeia nele o desejo de correção de rota, ou reforço quanto às suas próprias opções em busca da felicidade.
Aborda temas como conflitos familiares, ambientes de trabalho, envolvimentos emocionais, tabus do cotidiano e deixar aflorar o não dito, as intenções não reveladas. Acaba por desnudar quão complexo é o ser humano.

CONSPIRAÇÃO NAZISTA NOS CÉUS DA AMÉRICA
(Hitler e os Planos da Alemanha Antártica com base na população germânica do Brasil),de Milton Ivan Heller.

Um equivocada e imprudente política de imigração e colonização, visando o branqueamento da população brasileira, vigente desde o Império, prosseguindo sem alterações substanciais na República, ensejou grandes concentrações germânicas no Brasil, mais acentuadamente na região sul. Após a Primeira Guerra Mundial milhares de imigrantes alemães vieram para a América, inconformados com a derrota de suas tropas nos campos de batalha, desejosos de contribuir para o soerguimento de sua pátria e da expansão ilimitada das fronteiras alemãs.
Primeiro, sempre em nome da superioridade da raça e do pangermanismo, conceberam um plano para a separação do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná da comunidade nacional verde e amarela, do território que herdamos dos nossos antepassados e bem ou mal construímos uma nação livre, para transformá-los em um protetorado da Alemanha de Hitler. Depois, com o crescimento dos delírios de dominação alimentados em Berlim, após as primeiras vitórias na guerra e a sujeição da França às botas do invasor, o plano inicial evoluiu para a criação da grande Alemanha Antártica, que abrangeria, também, o Paraguai, o Uruguai, a Argentina, o Chile, e porções dos territórios do Peru e da Bolívia. Para Hitler e seus asseclas este seria um continente de mestiços que não tem condições de se autogovernar.
Neste cenário surgiu a Ação Integralista Brasileira, um papel carbono do Partido Nazista, que pregava abertamente o advento de um regime ditatorial no Brasil, tendo em Plínio Salgado um candidato a führer. Integralistas e súditos do Eixo, os chamados 5ª colunas, agitavam as mesmas águas turvas, formando um consórcio sinistro e atuante em todo país, principalmente onde a etnia germânica era preponderante.
A resistência começou sem alarde através de escritores e historiadores como Romário Martins, Gilberto Freyre, Sylvio Romero, Tobias Barreto, Menotti Del Picchia e outros, mas foi se expandindo pouco a pouco, ganhando o apoio decisivo da mocidade universitária e de importantes setores populares.
Sim é verdade que o Partido Nazista teve atuação legal no Brasil de 1932 a 1938. Em 1932 surgiu a Ação Integralista Brasileira e logo se tornou evidente a colaboração entre estas duas forças. O governo de Getúlio Vargas não escondia suas simpatias para com os países do Eixo, mas foi obrigado pelos acontecimentos e um grande clamor cívico e popular, a perfilar-se ao lado dos aliados. Embora tardiamente organizou a Força Expedicionária Brasileira e mandou nossos pracinhas para as trincheiras na Itália. Para combater o nazifascismo, irmão siamês do Estado Novo que tripudiava sobre a oposição, lotava os presídios de presos políticos, censurava a imprensa, tratava as greves como casos de polícia e reprimia manifestações pacíficas da mocidade estudantil.


ASSASSINATO EM JAGUARA.
de Paulo Fernando Silveira
"Na pacata cidade de "Águas Claras" um Crime é cometido.
Uma pessoa é presa e levada a julgamento pelo júri..."
Este intenso romance é, ao mesmo tempo, um espetacular entretenimento; uma provocação; propõe reflexão; transmite informação... ou seja, é um livro feito para o Leitor.
Nele encontramos suspense, filosofia, conflitos, paixões... vida! Vida de gente, com virtudes e defeitos, em busca de sobreviver a si mesmo e à comunidade com as complexas interações humanas e sociais às quais todos nós somos submetidos.


RAÍZES REGIONAIS.
(Distribuição Gratuita)
* Estado, Território e Etno-nacionalidade
* Entrevista com Dra. Alice Martins sobre Cultura Nacional
* Raízes do Comportamento Brasileiro
* Ex Libris do Abade Diogo Barboza Machado
* Fotos e Fatos
* A Prisão de Monteiro Lobato
* Reflexões sobre a Justiça Brasileira
* Morte por Honra da Vida
* Origem do Nome Brasil
* Somos Brasileiros?
* Música Erudita na Escola é Possível?
* Fábula: O Cego e as Uvas
* Erros Maiores da História
* Entrevista com Marcos Pedri - Diretor das Livrarias Curitiba
* Resenhas, Críticas...

Nenhum comentário: