sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Concurso de Haicai Nenpuku Sato 2010

O JORNAL MEMAI lança o Concurso Nacional de Haicai Nenpuku Sato 2010. Nos 102 anos da Imigração Japonesa ao Brasil o jornal resgata o concurso realizado no Centenário da Imigração Japonesa.


Nempuku Sato (1898-1979) foi um imigrante japonês que ajudou a disseminar o haicai em terras brasileiras. De sua linhagem, segue o poeta Masuda Goga, que influenciou a paranaense Helena Kolody, além de nomes como Alice Ruiz e Paulo Leminski, divulgadores brasileiros do haicai.

Na edição 2010 haverá 4 concursos, com premiação em fevereiro, maio, agosto e novembro. Os melhores poemas serão publicados na página de haicai do jornal. Não haverá premiação em dinheiro. Os vencedores receberão livros de literatura japonesa e nipo-brasileira enviados ao JORNAL MEMAI para efeitos de divulgação.

Os poemas inscritos devem ser inéditos, escritos em língua portuguesa e seguir as regras do haicai japonês, como descritos no Site Caqui (www.kakinet.com) e difundidos pelos grêmios de haicai em todo o Brasil: ter um kigo, seguir a métrica, não ter título, rima nem subjetividade.

QUEM PODE PARTICIPAR: maiores de 16 anos (inclusive), sem distinção de raça, credo, classe social, participantes ou não de grêmios e/ou Encontros de Haicai.

COMO ENVIAR

1. Enviar os trabalhos em duas vias, em uma única remessa/envelope;
2. Reservar um espaço no rodapé da primeira via, onde deve constar nome do(a) participante, RG, profissão, endereço completo com CEP, telefone/fax, e-mail.
3. A segunda via deverá vir sem nenhuma identificação, no mesmo envelope.

PRAZO PARA O ENVIO:

1. Para o concurso de fevereiro: 30.01.2010
2. Para o concurso de maio: 01.05.2010
3. Demais datas serão divulgadas no jornal e no site www.jornalmemai.com.br

PARA ONDE ENVIAR:

Os trabalhos (até 3 poemas) devem ser enviados para:
JORNAL MEMAI/Concurso Nenpuku SatoRua Jaime Reis, 28 – São Francisco
80.510-010 – Curitiba – PR

Nenhum comentário: