quarta-feira, 21 de abril de 2010

HOMENAGEM À IVO RODRIGUES - LENDA DO ROCK PARANAENSE

A Vereadora Julieta Reis, encaminhou no último dia 13 de abril um requerimento ao Senhor Prefeito Municipal sugerindo que uma das salas ou do auditório ao ar livre do Conservatório de Música Popular Brasileira da Fundação Cultural de Curitiba, seja denominada de "Ivo Rodrigues", em homenagem ao músico recentemente falecido da Banda "A Chave" e "Blindagem", que foram referência do Rock curitibano e paranaense.

Considerado lenda do rock paranaense, Ivo Rodrigues Jr, nasceu em Porto Alegre (RS), mudando-se para Curitiba com a família com apenas três anos de idade. Assumiu o vocal da banda Blindagem em 1969, uma das mais tradicionais do Paraná, mantendo-se nela por três décadas. O vocalista também se notabilizou por manter sólida parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.

O contato com a música começou cedo, com a participação de programas de auditórios em rádios e em programas de calouros na televisão. Em 1966, foi eleito o melhor cantor do Sul do Brasil, conquistando o “Troféu Barra Limpa”, com isso, ganhou como prêmio um programa de duas horas, o “Juventude Alegria”, que passou a ser transmitido na emissora nas tardes de sábado.

Na Blindagem, participou de momentos históricos para o rock paranaense. Entre os momentos mais importantes do grupo, a banda foi a responsável pela montagem do legendário espetáculo Rocky Horror Show, em 1982.

O primeiro disco foi gravado em 1981, com o título “Blindagem”. Em 1983, vieram mais dois compactos, com as músicas “Malandrinha” e “Me provoque pra ver”. Outro single foi lançado em 1985, com a música “Operário Padrão”. 1987, de maneira indepentente foi lançado “Cara x Coroa”.

Os trabalhos da banda tiveram reedições e versões em CD. O novo disco foi lançado em 1997, com o título “Dias Incertos”. Em junho de 2008, a Blindagem lançou seu DVD “Rock em Concerto – Banda Blindagem e Orquestra Sinfônica do Paraná”, gravado ao vivo na primeira apresentação do Rock em Concerto, em setembro de 2007.

Por estes e outros mais motivos, nada mais justo que homenagear o cantor, perpetuando seu nome em um dos espaços de nosso Conservatório de Música Popular Brasileira.

Julieta Reis
Vereadora de Curitiba
E-mail: jreis@cmc.pr.gov.br

Nenhum comentário: