segunda-feira, 5 de julho de 2010

IV Jogos Florais de Balneário Camboriú- SC-Brasil-2010-TROFÉU ARLINDO TADEU HAGEN-CLASSIFICADOS

IV Jogos Florais de Balneário Camboriú - SC -Brasil-2010:TROFÉU ARLINDOTADEU HAGEN

Comissão Julgadora -Tema:SEGREDO(S) para Trovadores de Santa Catarina
Carolina Ramos - linacaroramos@gmail.com
Lisete Johnson zetejohnson@hotmail.com
Vanda Fagundes Queiroz vandafqueiroz@yahoo.com.br
Jose Lucas de Barros- poetazelucas@uol.com.br
Professor Garcia profgarciacaico@yahoo.com.br

IV Jogos Florais de Balneário Camboriú-SC-2010
Tema: SEGREDO (S) CLASSIFICADOS

VENCEDORES:

Dum segredo não contenho,
toda noite uma visão:
-a mãezinha que não tenho
vem ninar-me uma canção...
Ari Santos de Campos

O segredo é chama acesa
pérola em concha fechada,
guardando sua beleza
para ser vista e admirada
Eduardo Arthur Pereira

Quando há segredo de amores,
como envelopes lacrados,
se abertos são como flores
e eternos, quando fechados.
Eduardo Arthur Pereira

Nem brincando eu vou contar
o nosso grande segredo,
vou pôr no fundo do mar
onde o guardarei sem medo!
Efigênia Coutinho

Um segredo bem guardado
para assim permanecer
não deve ser partilhado
para nunca se perder.
Eliana Ruiz Jimenez

Para mim, não há segredos,
meu mar, de infinito azul,
nós convivemos sem medos,
nas belas praias do Sul!
Gislaine Canales

Um segredo que me assusta:
-Não saber, se após a morte,
há uma vida boa e justa,
que não dependa da sorte!
Gislaine Canales

A vida é tão passageira,
para que tanto segredo?
Se você me ama inteira
revele ao mundo, sem medo!
Gledis Tissot

Lá vai o bom sonhador
com o seu segredo enorme.
Ele o guarda com amor
até mesmo quando dorme.
Lucas Barbosa

O segredo é chama acesa
pérola em concha fechada,
guardando sua beleza
para ser vista e admirada.
Mara Teresinha Souza

Segredo... Calou no peito
um sentimento profundo.
Não revelo... Não tem jeito.
Selado está para o mundo.
Maria Carmen Varejão

Por que guardo esse segredo
se vivo a me torturar,
fazendo dele um enredo
que só me leva a chorar?
Maria Carmen Varejão

Eu já fui um beija flor
em outras vidas passadas:
- era segredo em louvor
às flores desamparadas.
Maria Luiza Walendowsky

Meu bem chegue aqui pertinho,
tenho um segredo a contar:
o teu amor e carinho,
lamento, não vou guardar!
Maria Luiza Walendowsky

Quem sabe do meu segredo
é só o céu, só o mar.
Desse fato sou sem medo
sei que eles não vão contar.
Miriam Weber

Quando há segredo de amores,
como envelopes lacrados,
se abertos são como flores
e eternos, quando fechados.
Tamara Kaufmann

MENÇÕES HONROSAS:

De segredos, sou cativo:
desse jeito não aguento!...
Já pareço um morto-vivo
destroçado num tormento!
Ari Santos de Campos

Fiz da mente uma clausura:
-mente assim me mete medo...
Mas a mente é tão segura
que até guardo o meu segredo!...
Edsom Luiz Maurici- Luigi

Vou rezar o meu rosário
para Deus vir me salvar:
pois um segredo ordinário
me sufoca sem parar!...
Edsom Luiz Maurici- Luigi

Você sabe o meu segredo,
mas outros sabem também,
que outros saibam, tenho medo,
pois ninguém guarda, ninguém!
Efigênia Coutinho

O futuro do planeta
não é segredo a ninguém
preserve e se comprometa
que a vida assim se mantém.
Eliana Ruiz Jimenez

Quero dizer-te um segredo
que não confio a ninguém:
"eu te amo", e estou com medo!
E peço aos anjos amém.
Gledis Tissot

Vou contar os teus segredos,
pintar no muro com giz,
hoje já não tenho medos,
não te quero como eu quis.
Joseane Gili

Este grande coração
tem o seu segredo imenso,
que, com amor e emoção
é a chave do consenso.
Lucas Barbosa

O pescador, sem ter medo
de ver seu barco emborcar,
do seu amor faz segredo,
Não sabe se vai voltar...
Miriam Weber

Se as abelhas caprichosas
soubessem segredos meus,
deixavam o mel das rosas
pelo mel dos lábios teus.
Moacir Figueiredo

Teus olhos e o teu olhar,
lembram impuros desejos
que não posso revelar,
são os segredos dos beijos!
Roni Antonio Costa

MENÇÕES ESPECIAIS:

Nesta casa, sem tramela,
tem um segredo guardado:
-é na verdade uma cela,
este meu crânio fechado.
Alaércio José Lopes

Nas estrelas escondi,
meu segredo, meu amor!
Hoje padeço, aprendi,
que ter segredo é temor.
Alzira D’all Agnol

Um segredo bem guardado
é uma prova de amor,
para quem foi confiado
entregar a grande dor.
Edla da Costa Sens

Esse mundo feminino
de segredos permeado
é um gracejo do destino
pelos homens odiado.
Eliana Ruiz Jimenez

Enquanto durar o amor
você viverá com medo,
mas seus olhos têm calor
que mostram o seu segredo.
Gledis Tissot

Sua boca tem segredos,
e assim, você me seduz,
revelo então, os meus medos
que nem a noite reluz!
Juliana Appel

A arte de manter segredo
é reter velhas lembranças,
se contar me faz ter medo
e enclausurar esperanças.
Leandro de Souza

As estrelas sabem bem
o segredo do Universo,
mas o silêncio mantém,
e inspiram o nosso verso.
Mara Teresinha Souza

Quem não possui um segredo
nesta vida, não viveu,
temos guardado, com medo,
o que não aconteceu.
Mara Teresinha Souza

IV Jogos Florais de Balneário Camboriú-SC-2010
TROFÉU ARLINDO TADEU HAGEN
Tema: VENTO(S) CLASSIFICADOS

Comissão Julgadora Tema: VENTO (S) para Trovadores do Brasil e Portugal (Menos Santa Catarina).

Thalma Tavares vliles1303@itelefonica.com.br
Luiz Antonio Cardoso luizantoniocardoso@gmail.com
Cristiane Grando crisgrando@yahoo.com.br
Dorothy Jansson Moretti dj.moretti@uol.com.br
Heloisa Zanconatto

VENCEDORES:

Na era do “ponto.com”,
voa o sonho mais ligeiro:
-um clique... e, qual vento bom,
chega a trova ao mundo inteiro!
Antonio Augusto de Assis – PR

Eu trago no pensamento
tantas angústias e apelos,
e sinto inveja do vento
quando roça os teus cabelos.
Clenio Borges-RS

Eu te agradeço, Senhor,
este vento que acarinha,
que traz mensagens de amor
a quem vive tão sozinha!
Delcy Canalles- RS

O vento varre a ansiedade
e as folhas secas do chão,
só não varre esta saudade
que corta o meu coração.
Flávio Roberto Stefani- RS

Voa longe o pensamento...
Ah, que saudade me dói:
-Assopra mãe, sopra um vento
para curar meu dodói...
Gilvan Carneiro Silva-RJ

-O que é o vento, mamãezinha,
que a gente não vê mas sente?
E a mãe responde: “Filhinha,
vento é Deus beijando a gente...”
Gilvan Carneiro Silva-RJ

Quando é puro o sentimento,
quem faz o bem, faz de graça
e é discreto como o vento
que move o moinho e passa...
Hegel Pontes – MG

Inconstante como o vento,
o tempo não nos perdoa:
Se vamos mal, ele é lento;
se vamos bem, ele voa!
Hegel Pontes – MG

Longe de tudo, sozinho,
após tantos vendavais,
eu sou um velho moinho,
que o vento não move mais...
Hegel Pontes – MG

Desencantado da vida,
do amor - em total entrega-,
sou folha no chão caída
que nem o vento carrega.
João Costa – RJ

O bom jangadeiro, atento
ante o mar que se encapela,
não culpa o rigor do vento...
Prefere ajustar a vela!...
José Tavares de Lima – MG

Que a sorte ajuda, sustento;
mas vence quem tem valor...
De nada vale o bom vento
para o mau navegador!...
José Tavares de Lima – MG

Em “Mal sem Pena”... não creia!
-Segundo seus Ancestrais,
“Para quem VENTOS semeia...
...os frutos são... Vendavais!...
Maria Madalena Ferreira – RJ

Estou só... e, eu me contento
em debruçar-me à janela...
-Lá fora, há o luar e o vento
trazendo recados dela!...
Rodolpho Abbud-RJ

MENÇÕES HONROSAS:

Vento forte o derrubou,
ficou um passado caído,
minha lembrança chorou
ao ver meu Santo partido.
Alberto Paco – PR

Calquei meu pingo na espora
me estribei no pensamento
com o pala cor de aurora
parti galopando o vento.
Doralice Gomes da Rosa-RS

De essência controvertida,
mas sempre às ordens da sorte,
ora o vento ampara a vida,
ora o vento espalha a morte!
Ederson Cardoso de Lima-RJ

O vento, feito um açoite,
num burburinho profundo,
murmura, dentro da noite,
todos segredos do mundo!
Eduardo A O Toledo-MG

Aprisionado à rotina
do trabalho e da vaidade,
não vi o vento em surdina
varrer minha mocidade.
Joana D’arc da Veiga – RJ

Quando o fracasso me alcança,
qualquer derrota rejeito...
Pois o vento da esperança
sopra mais forte em meu peito!
João Freire Filho-RJ

Vento, eterno viajor
desses mares sem guarida,
traz-me a jangada do amor
que perdi no mar da vida!
José Lucas de Barros-RN

Ouço no vento o lamento
dos solitários tristonhos
que viram, da vida, o vento
amarrotar os seus sonhos!
Marisa Rodrigues Fontalva- SP

Quem dera, na humanidade,
pudessem os pensamentos
ter a mesma liberdade
que têm as asas dos ventos!
Sandro Pereira Rebel-RJ

A doce canção do vento
à minha alma tanto diz
que embala meu pensamento
e sonho que sou feliz!...
Sonia Mª Ditzel Martelo-PR

MENÇÕES ESPECIAIS:

Docemente em meu ouvido,
a tua respiração
é o vento leve, contido,
que areja o meu coração.
Almerinda Liporage-(Tita)-RJ

Eu sinto o vento que passa
portador de boa nova,
enchendo de rima e graça
os quatro versos da trova.
António José Barroso Barradas- Portugal

Passaste...e por um momento
plantar-te em meu peito quis,
mas és livre, tal qual vento,
e vento não tem raiz...
Élbea Priscila de Souza e Silva-SP

Na força do bem sê crente,
quando a maldade te assalta,
que vento açoita inclemente
a palmeira que é mais alta!
José Valdez de Castro Moura-SP

No céu, a branca tropilha
galopa no firmamento,
corcéis de nuvens em trilha,
comandadas pelo vento!
Lisete Johnson-RS

Que importa se o vento em açoites
faz das folhas estilhaços...
Tenho a volúpia das noites
no aconchego dos teus braços.
Maria Campos da Silva Velho-SP

Lá fora o vento não passa
e em mim não passa o desgosto..
Chora a chuva na vidraça,
chora a saudade em meu rosto!...
Marilucia Rezende – SP

Num engano de momento,
a vida se transformou...
Eu fui rosa...foste vento
que ao passar...me desfolhou...
Marina Bruna – SP

Um pássaro engaiolado,
mesmo com todo alimento,
parece invejar, magoado,
a liberdade do vento!...
Marina Bruna – SP

Deixa o que passou “de lado”,
a vida é um ensinamento...
Pois lamentar o passado,
é correr atrás do vento!...
Roberto Tchepelentyky- SP

Eu confesso o amor secreto
que sinto – e você não vê –
para que o vento, indiscreto,
conte o segredo...a você!
Therezinha Dieguez Brisolla-SP

Fez juras – embora negue-
nas cartas, que eu faço em tiras,
para que o vento carregue
todas as suas mentiras!
Therezinha Dieguez Brisolla-SP

Em vez de gritar ao vento
que tens um grande saber,
mostra o teu real talento:
Age...sem nada dizer!
Vanda Fagundes Queiroz-PR

Suporto os ventos medonhos,
não me curvo aos vendavais,
pois as vigas dos meus sonhos
suportam os temporais.
Wilma Mello Cavalheiro-RS

IV Juegos Florales de Balneário Camboriú-SC-2010
TROFÉU ARLINDO TADEU HAGEN

Comissão Julgadora para os IV Jogos Florais de Balneário Camboriú- SC-Brasil--2010:
Tema: BESO(S) para Trovadores de Língua Hispânica

Carolina Ramos - linacaroramos@gmail.com
Thalma Tavares vliles1303@itelefonica.com.br
Prof. Garcia- profgarciacaico@yahoo.com.br
A A de Assis alq@mgalink.com.br
Lisete Johnson zetejohnson@hotmail.com

TEMA: BESO(S)
GANADORES

Serás mis rosas tempranas
y aunque fui leso de lesos,
yo vestiré tus mañanas
con un bordado de besos.
Antonio Alejandro Arjona Ramírez- España

Besos que elevan al cielo
En la dicha y bienestar,
Son la gloria y el consuelo;
Obra de quien sabe amar.
Carlos Rodríguez Sánchez-Venezuela

Solo un beso es cual armiño
del más divino, querer,
que la madre da a su niño,
¡cuando acaba de nacer!
Cristina Oliveira Chavez-México-USA

Doy un beso agradecida
al árbol que está sembrado,
con su vida nos da vida
¡aun, después de ser cortado!
Cristina Oliveira Chavez- México-USA

Era un niño silencioso...
Con la mirada me amaba,
y con un beso amoroso
¡sin tocarme me besaba!
Cristina Oliveira Chavez- México-USA

Tu beso de la mañana
es panal lleno de miel
y el de la noche es campana
que vibra sobre mi piel.
Elena Guede Alonso –Peru

Beso sensual que yo ansío
quiero sentir tu sabor…,
te necesito bien mío,
calma mis ansias de amor.
Elizabeth Leyva Rivera-México

Hoy un beso de tu boca
es fuego de mi emoción…,
se ha roto el cristal de roca
del dique de mi pasión.
Elizabeth Leyva Rivera-México

El beso es culminación
de la atracción de dos seres
y también preparación
de los más gratos placeres.
Héctor José Corredor Cuervo-Colombia

Un beso que no se olvida
siempre es un beso de amor,
en el que entregas la vida
y te alejas del dolor.
Liz Castro Rivera- México

¡Ay beso!, beso bendito
que me has robado la calma,
llegas lento y despacito
y te anidaste hoy en mi alma.
Liz Castro Rivera- México

En el chasquido de un beso
se escucha la melodía
de un corazón que está preso
con pasión, de noche y día.
Manuel Salvador Leyva Martínez- México

El amor que nos encanta
y en el tiempo queda impreso,
es aquel que se agiganta
en la dulzura de un beso.
Manuel Salvador Leyva Martínez- México

En alas de una paloma ...
Viajará mi beso amigo ,
Y el encanto de tu aroma ,
Le dará su amor y abrigo !
Miguel Angel Almada-Argentina

Son tus besos alimento
a mi alegre corazón
de mi boca es el aliento
de mi vida la razón.
Mirta Lílian Cordido- Argentina

MENCIÓN HONROSA

Cuando tus ojos yo beso
todo es tan pura ternura
por eso yo te confieso
¡Besarlos, es gran dulzura!
Ángela Desirée Palacios B-Venezuela

Besos suaves de seda
abrigan, y dan calor
pido se me conceda,
refugiarme en tu ardor...
Ángela Desirée Palacios B- Venezuela

De mi madre con sus besos
cure todos mis dolores;
Y mi vida con sus rezos
quedó salva de temores.
Carlos Imaz Alcaide -Francia

Receta maravillosa
que en tus besos he probado:
amor en salsa jugosa
y de pasión salpicado.
Elena Guede Alonso - Peru

Cuando me robaste un beso
aquella tarde en el río
mi corazón quedó preso
de tu amor que ahora es mío.
Gloria Rivera Andreu-México

Me entregué completamente
a ese beso apasionado
y disfruté dulcemente
todo lo que hube soñado.
Gloria Rivera Andreu-México

Cuando los besos se dan
por el amor que sentimos,
montamos en alazán
y al cielo nos dirigimos.
Hildebrando Rodríguez-Venezuela

En el sublime embeleso
de mi inquieto corazón,
aun conservo yo aquél beso
que me robó la razón.
Liz Castro Rivera-México

Lo sublime del destino
y lo juro por Dios Padre
es el instante divino
del beso que da una madre.
Manuel Salvador Leyva Martínez-México

Em el polen de tu beso
nace la flor del amor,
mi corazón está preso
en tu fuego abrasador.
Maria Cristina Fervier-Argentina

No voy a dejar de amarte,
en mí seguirás latiendo.
Aunque no pueda tocarte,
tus besos estoy pidiendo.
Ramón Rojas Morel-Argentina

La vida es una delicia
que nos ofrece el Señor,
el beso es una caricia
y es un regalo de amor.
Rene B. Arriaga del Castillo-México

MENCIÓN ESPECIAL

Lo fuiste todo en mi vida.
Por eso, sólo por eso,
si vuelves arrepentida,
yo aceptaré tu beso.
Antonio Alejandro Arjona Ramírez- España

El besar con emoción
a todo el mundo complace;
pues los besos por su acción
nos redime y satisface.
Carlos Rodríguez Sánchez-Venezuela

Si los besos proporcionan
la mayor satisfacción,
parejas que reflexionan,
se los dan con emoción.
Carlos Rodríguez Sánchez-Venezuela

se compra, lo confeso,
y tú lo debes saber
que el hombre que paga un beso
no tiene buena mujer...
Carmen Patiño Fernández- Carmiña-España

Hacia ti va el sentimiento
de que te amo lo confieso...
hoy siento el atrevimiento
de florecer con tu beso.
Elizabeth Leyva Rivera-México

Tu beso es un caramelo.
Con el sabor del amor.
Me transporta hacia el cielo.
Todo gira alrededor.
Libia Beatriz Carciofetti-Argentina

Ha pasado mucho tiempo
sin embargo lo confieso
mi boca sin contratiempo
tiene el sabor de tu beso.
Liizbeth Rivera Andrew-México

Sobre tus labios el beso
Sabe de fresa y a menta.
Cuán grande amor te profeso
Que a mis sueños alimenta.
Maria Cristina Fervier-Argentina

Con los besos que me diste
tejí mi collar de estrellas
y cuando tuya me hiciste
me quemaba cual centellas,
Martha Alicia Qui de Zamorano-México

Cuando encuentres el calor...
De tu corazón en calma,
Hallarás besos de amor,
En las ventanas de tu alma!
Miguel Angel Almada-Argentina

Hermosos besos de vida,
donan las eternas brisas,
entre cantata ascendida,
¡entre luces y sonrisas!
Miguel Ángel Muñoz Cortés-España

Ese beso apasionado
que me das amado mío
lo llevo muy bien guardado
en las noches de rocío.
Nora Lanzieri-Argentina

Tus besos me comunican
los latidos de tu ser
y siento cómo armonizan
la fuerza de mi querer.
Ramón Rojas Morel- Argentina

Regálame niña un beso
en esta noche de luna,
y en un verso quede preso
te amaré como a ninguna.
Rene B. Arriaga del Castillo- México

Nenhum comentário: