sábado, 10 de julho de 2010

Revista Nosso Haikai

Revista Trimestral de Haicai - Editores: Chris Herrmann e Jiddu Saldanha.

NOSSO HAIKAI tem como objetivo trazer textos informativos, links, entrevistas e particularidades que envolvem o tema HAICAI. Muito mais que um terceto de cerca de 17 sílabas e regras determinadas, o famoso poema de origem japonesa é uma via para novos aprendizados e descobertas. É um caminho que não se fecha em valores pessoais e não pretende julgar o mundo, mas que traz na sua simplicidade a arte de torná-lo mais visível e aberto à fantasia do leitor.

Sobre os editores:

Jiddu Saldanha é nascido em Curitiba, Paraná, em 1965, ele ingressou, em 88, na faculdadade de teatro de Curitiba, na época ministrada pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) em parceria com a Fundação Teatro Guaíra. Foi lá que conheceu o mímico Everton Ferre, que, ao dar um curso livre de mímica a convite da faculdade teve Jiddu como seu aluno e, a partir daí, fez nascer nele sua paixão pela arte do gesto. Profissionalmente, ele diz que já fez de tudo. “Comecei, como vendedor de picolé e engraxate na infância, aprendiz de torneiro e ajustador mecânico na adolescência (período em que me dediquei também aos esportes) bancário na juventude e hoje sou artista multimídia”, conta. Atualmente ele desenvolve atividades ligadas ao teatro, dirigindo grupos, dando cursos para adolescentes, treinamento para empresas e se dedicando, também, à dramaturgia. Tem oito peças de teatro escritas, das quais quatro já foram encenadas. Sobre a mímica, ele diz que é um delicioso jeito de contar histórias utilizando elementos que preenchem a cena com harmonia e irreverência. “Antonin Artaud, Bob Wilson, Gerald Thomas, Antunes Filho e outros grandes encenadores modernos, por não subestimarem a mímica como parte de suas linguagens, tornaram-se arautos do teatro moderno, respeitados e imitados por muitos fãs no mundo inteiro. O segredo desses mestres foi a revolução que buscaram fazer no corpo do ator, respeitando, principalmente, sua gestualidade. Quando o gesto do ator é cuidadoso, seu trabalho ganha força nos palcos”, destaca Jiddu, que tem seu trabalho elogiado constantemente pela imprensa de todo o país.É exímio haicaista, com publicações nacionais e internacionais.

Chris Herrmann é Poeta, escritora, tradutora e antologista. Já compôs músicas. Cursou Letras (Literatura ), parcialmente filosofia e teologia e cursou Administração Básica na Fundação Getúlio Vargas e Propaganda & Marketing na ESPM. Estudou piano e teoria musical no Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Atua na organização e divulgação de antologias e outros eventos literários. Mudou-se para a Alemanha em 1996 onde, com sua família alemã, vive até hoje.


Acesse http://nossohaikai.blogspot.com/
e leia a última atualização da Revista:

O ótima exposição de haigas acompanhada de um pequeno Cine Haiga. Confira também as novidades da revista Nosso Haikai e saiba mais porque os brasileiros amam tanto este gênero poético.
http://nossohaikai.blogspot.com/2010/05/rosa-clement-rosa-clement-e-poeta.html#links

Celso Pestana responde as perguntas de Cristiane Grando, faça sua pergunta sobre haicai e nós encontraremos a resposta!

Nenhum comentário: