segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Repertório diversificado marca programação de concertos da Camerata, Coro e Orquestra

Repertório diversificado marca programação de concertos da Camerata, Coro e Orquestra
A apresentação de um repertório completamente renovado, que inclui obras de jovens compositores brasileiros e autores estrangeiros pouco conhecidos no Brasil, é a marca dos próximos concertos da Camerata Antiqua, do Coro e da Orquestra de Câmara de Curitiba. Os grupos artísticos da Fundação Cultural de Curitiba reiniciam a sua temporada de apresentações, no segundo semestre, com novidades. Já neste fim de semana, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta um concerto com obras de compositores nórdicos. Das quatro peças, três são inéditas no país. As apresentações acontecem sexta-feira (13), às 20h, e sábado (14), às 18h30, na Capela Santa Maria.

No início de julho a Camerata apresentou um programa só de compositores russos. Agora, a Orquestra dá sequência à proposta do diretor artístico dos grupos, Wagner Polistchuk, de pesquisar novas possibilidades musicais, revelando a produção musical de países como Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia. Ainda em agosto, o Coro da Camerata faz uma incursão por poemas e canções alemãs, muitas também inéditas, embora criadas por compositores famosos, como Haydn, Mendelssohn e Schumann. A Camerata volta ao palco no final do mês trazendo um repertório dos atuais talentos da composição erudita brasileira, com destaque para a Missa Breve, escrita especialmente para o grupo curitibano pelo jovem compositor Cláudio de Freitas.

Orquestra neste fim de semana - Sob a regência de Rodrigo de Carvalho, regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresentou dois músicos finlandeses: o consagrado Jean Sibelius (1865-1957), autor de “Rakastava” (O Amante), e Aulis Sallinen (1935), também reconhecido no meio musical europeu, autor de “Kamarimusiikki”. Do sueco Iwan Torbjörn Lundqvist, a Orquestra executará “Landscape para Tuba e Cordas”, quando entra em cena o instrumentista convidado Marcos dos Anjos Jr, tuba solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A orquestra tocou ainda a “Holberg Suíte”, de Edvard Grieg, o mais célebre dos compositores noruegueses, e encerrou o espetáculo com “Pequena Suíte”, do dinamarquês Carl Nielsen.

Além do regente e do solista, a Orquestra de Câmara também conta neste concerto, como músico convidado, com o violinista Matthew Thorpe. Norte-americano, integrante da Osesp, Mathew assume nas duas apresentações a função de spalla.

Coro da Camerata – Sob a regência de Helma Haller o Coro da Camerata fará nos dias 20 e 21 de agosto um concerto cênico com textos narrados em português e alemão. O Coro faz uma seleção de canções alemãs, escritas por compositores do período barroco, romântico e até contemporâneo, agrupadas em quatro diferentes temas: Elogio à Música, Ditames Curiosos, Celebração da Primavera e Canções Ciganas. O grupo oferece oportunidade ao público de conhecer músicas para corais pouco executadas, de autores como Beethoven, Haydn, Schumann e Brahms, mais populares pelas suas grandiosas obras sinfônicas.

Música brasileira - Wagner Polistchuk rege o concerto de música brasileira que a Camerata apresenta nos dias 27 e 28 de agosto, reunindo trabalhos de compositores que estão em plena atividade. Todas as obras serão executadas pela Camerata pela primeira vez: “Choro para flauta e corda”, de Edino Krieger (1928), com solo do flautista Maurício Freire; “Cidade das Minas”, de Alexandre Schubert (1970), “Pattapiana para flauta e cordas”, de Dimitri Cervo, e “Missa Breve para vozes, cravo e cordas”, de Cláudio de Freitas, compositor mineiro, contrafagotista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Os grupos reservam outras boas surpresas para o público neste segundo semestre. Haverá repertórios exclusivos de música cubana e latina, música espanhola, música romântica alemã, música folclórica brasileira, além de um “Trombone Cocktail”, concerto em que a Orquestra convida quatro trombonistas da Osesp para executar obras dedicadas a esse instrumento. Também haverá um programa conjunto do Coro da Camerata com o Coro Carmina Mundi, da Alemanha.

Nenhum comentário: