segunda-feira, 4 de outubro de 2010

José Carlos Veiga Lopes - faleceu ontem 03 de outubro de 2010

José Carlos Veiga Lopes, Presidente da Academia Paranaense de Letras, Vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Historiador sério, capaz, competente e extremamente produtivo. Autor de diversas obras referenciais sobre a História do Paraná. Veiga Lopes faleceu ontem – 03/10/2010. Pessoa extremamente culta e preparada. Educado, gentil e comprometido com o Paraná e seus amigos. O velório acontece no cemitério Parque Iguaçu em Curitiba e o sepultamento será no mesmo local, hoje 04/10/10 as 11:00 horas.

Nascido em Curitiba em 07 de maio de 1939, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, apaixonado por História, é membro da Academia Paranaense de Letras, pecuarista por paixão, é proprietário da Fazenda Butuquara uma das mais antigas fazendas do Sul do Brasil localizada nos Campos Gerais do Paraná, próximo a São Luiz do Purunã.

Escreveu vários livros:

Sapecada - Contos regionalistas dos Campos Gerais (1972).
Esboço Histórico da Fazenda Santa Rita - edição mimiografada em 1973, e 2ª edição em 1974.
As Aves do Céu tem ninhos - Romancete Regionalista dos Campos Gerais - (1977).
Curucaca - Ensaios sobre a ave símbolo dos Campos Gerais - (1981).
Açoiteira - Contos regionalistas dos Campos Gerais - (1991).
Origens do Povoamento de Ponta Grossa - Estudo Histórico - (1999).
Raízes da Cidade da Palmeira - Estudo Histórico - (2000)
Informações sobre os bens de Nossa Senhora das Neves no Paraná - Estudo Histórico (2000)
Antecedentes históricos de Porto Amazonas
Museu de Arte Popular Brasileira
Superagui: informações históricas

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente desaparece do cenárioparanaense e brasileiro um dos maiores pesquisadores de noss história. Apesar dos altos cargos que ocupava, Presidente da Academia Paranaense de Letras, sua simplicidade era a generosidade doada por Deus. Sempre, nas terças-feiras no Instituto Histórico e Geográfico Paranaense me perguntava sobre os poloneses de Áurea RS, Gaurama RS. Muita falta faz. E com o tempo essa chama cultural deverá permanecer serena como sempre sereno foi o colega e amigo José Carlos Veiga Lopes. Nossas condolências aos familiares. Pedro Martim Kokuszka.