quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Lançamento: Retratos Japoneses no Brasil

RETRATOS JAPONESES NO BRASIL, uma amostra de estórias nipo-brasileiras

Os escritores Marilia Kubota e Wilson Sagae são os representantes do Paraná na coletânea Retratos Japoneses no Brasil – Literatura Mestiça , publicado pelo selo [e], da Editora Annablumme. A antologia será lançada na quinta-feira (14/10), a partir das 19 horas, no Paço da Liberdade, em Curitiba.

A coletânea traz crônicas e contos de dez autores nipo-brasileiros: Adalgisa Naraoka, Alexandre Inagaki, Gabriela Kimura, Itiro Takahashi, Mirian Lie, Marilia Kubota, Rucardo Miyake, Simone Toji, Tereza Yamashta e Wilson Sagae, que escrevem sobre um tema único: amor, apresentando a diversidade do que é hoje a comunidade nikkei no Brasil. Suas estórias -abrangem universos que se inserem dentro da história do Brasil e também dramas (e comédias) contemporâneos.

Segundo a organizadora Marília Kubota, o lançamento da antologia é importante para visualizar as transformações pelas quais passou a tradição inventada dos japoneses no Brasil. É o retrato de uma geração de nipo-brasileiros, mais brasileiros , mas ainda japoneses para o qual a “mistura” étnica deu um bom caldo.

Retratos Japoneses no Brasil é apresentada pelo escritor Nelson de Oliveira, criador da “Geraçâo 90” e pelo professor de literatura Jiro Takahashi (ex-editor da Estação Liberdade, Ática e Geração Editorial), com projeto gráfico do premiado designer Vanderley Mendonça.

Apresentações
É a diferença estrutural entre o Japão e o Brasil, dois planetas completamente diferentes, seus conflitos e sua beleza poética, que os dez prosadores reunidos usaram como matéria-prima para suas histórias. (Nelson de Oliveira)

Retratos Japoneses no Brasil vêm celebrar a memória e o sonho, a tradição e a ruptura, as esperanças e as frustrações, as raízes e os frutos nas relações de conhecimento de dupla mão que vêm sendo estabelecidas para construção de uma peculiar identidade dos brasileiros descendentes de japoneses. (Jiro Takahashi)

Retratos Japoneses no Brasil, Vários Autores. Organização Marilia Kubota, Selo [e], Editora Annablumme, ISBN 9788563’41125, 144 páginas, R$ 35.
Lançamento dia 14/10, Paço da Liberdade, Curitiba, PR.

Nenhum comentário: