sábado, 20 de novembro de 2010

Lançamento da Revista COYOTE nr. 21

Editada em Londrina (PR), a edição traz um conto inédito do escritor gaúcho João Gilberto Noll e uma entrevista com a crítica norte-americana Marjorie Perloff. Julgando boa parte da poesia escrita hoje de “prosa preguiçosa”, Perloff dispara: “Minha principal crítica hoje é em relação a falta de interesse no aspecto sonoro e visual da maior parte da poesia que aparece sobre minha mesa”.

Coyote 21 apresenta ao público brasileiro a poesia radical do espanhol Leopoldo María Panero, traduzido por Vinícius Lima, e aforismas de Franz Kafka, traduzidos por Silveira de Souza. A revista traz também a poética de Mariana Ianelli e apresenta a literatura de Ivan Justen Santana e Mario Domingues, dois novos talentos da poesia paranaense, além de um conto do londrinense Marco Fabiani.

A publicação também traz poemas e narrativas de dois livros inéditos deixados pelo escritor curitibano Wilson Bueno, brutalmente assassinado em maio deste ano. A Coyote n.º 21 sai com esse testamento literário de Wilson Bueno – oito poemas do livro inédito 35 Poemas de Amor e três textos do livro inédito As Ilhas, de prosa. Os poemas publicados mostram um autor delicado, romântico, atento à imagem, mas também às visões. “Amor, de tão cortês, é um algodoal de líquens/ E plana, suspenso, entre o sonho e o sonho”. Simples, ao mesmo tempo que erudito e sofisticado: “Sombras atrás das quais me escondo pasmo/ Mortal, na noite, Amor, o som da geladeira”. E, Fotografias da série Autodesconstrução, da artista pernambucana Priscilla Buhr, complementam a edição.

A revista Coyote prossegue abrindo espaço para novos autores, resgatando e apresentando nomes importantes das letras e das artes, de épocas e lugares diferentes, instigando a reflexão e a criação literária. A revista é patrocinada pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) da cidade de Londrina, e editada pelos poetas Ademir Assunção, Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes.

Serviço:
A revista Coyote custa R$ 5 em Londrina e R$ 10 nas outras cidades e é vendida em livrarias ou direto com a Editora Iluminuras, fone (11) 3031-6161 ou pela internet: http://www.iluminuras.com.br/
Fonte: Gazeta do Povo
e http://soldacartum.wordpress.com/page/2/

Nenhum comentário: