quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O futuro do livro em debate

Ciclo de debates reflete o impacto
das novas mídias sobre o livro impresso

Quais são os horizontes do livro nesta época das novas tecnologias digitais? Com este propósito, o Serviço Social do Comércio (Sesc) do Paraná dá prosseguimento ao projeto “Autores & Idéias”, atingindo a sexta e última edição, neste ano final de 2010.

Com a presença dos escritores Antônio Xerxenesky e Sérgio Rodrigues, o ciclo de autores percorre diversas cidades paranaenses, como Londrina, Maringá, Curitiba e Pato Branco. Na região Oeste, Cascavel será o único município a receber o encontro, marcado para este dia 17. Depois, os palestrantes viajam rumo ao Sudoeste.

Os debates buscam a reflexão e respostas para algumas questões. Com a entrada no mercado de aparelhos que permitem a leitura de livros digitais, e sua crescente popularização, o livro físico está ameaçado? Que vantagens os e-readers trouxeram para os leitores? A democratização do livro se tornou mais viável neste contexto?

Neste contexto, o Sesc reuniu ao longo de todo o ano, autores brasileiros que lançaram projeções e idéias de interesse social, pelo viés das novas tecnologias. A temática discutida no projeto “Autores & Idéias” é o Ciberespaço - literatura, leitura e letramento na sociedade digital.

Sobre os autores:

Sérgio Rodrigues, escritor e jornalista, é autor de diversos livros e titular de duas colunas no site Veja.com: Todoprosa, referência da blogosfera literária brasileira, e Sobre Palavras, que trata de questões polêmicas e curiosas da língua portuguesa. Como ficcionista, estreou em 2000 com o volume de contos "O homem que matou o escritor" (Objetiva), cuja história-título foi publicada também na revista literária americana "Words Without Borders", e lançou ainda os romances "As sementes de Flowerville" (Objetiva, 2006) e "Elza, a garota" (Nova Fronteira, 2009), além da coletânea de contos satíricos "Sobrescritos" (Arquipélago, 2010).

Antônio Xerxenesky é ficcionista, autor do romance Areia nos dentes (Não Editora , 2008; Editora Rocco, 2010). Já publicou narrativas curtas em antologias como Ficção de Polpa e no momento finaliza o volume de contos A página assombrada por fantasmas , que será lançado pela Editora Rocco em 2011. Seu conto "O desvio" foi adaptado para a TV por Fernando Mantelli em 2007. Atua como editor na Não Editora , onde organiza a revista online de crítica literária Cadernos de Não-Ficção. Já colaborou com artigos para a revista Vida Simples e para os jornais Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora.


SERVIÇO
Mesa-Redonda O Livro Digital, com Sérgio Rodrigues e Antonio Xerxenesky
Mediação: Profª Vera Fernandes Leite
Quando: dia 17 de novembro, 20 horas
Onde: Colégio Ideal - Rua Santa Catarina, 1395. - Cascavel , Pr.
Participação gratuita.

Fonte: (Guatá, Paulo Bogler)

Nenhum comentário: