sábado, 18 de dezembro de 2010

Saudação aos novos centristas 2010, por Neumar Carta Winter

Centro de Letras do Paraná
Saudação aos novos centristas 2010

Neumar Carta Winter

Senhor presidente, Des. Luís Renato Pedroso, demais membros que integram a mesa de honra e autoridades presentes, novos centristas, meus amigos confrades, convidados, senhoras e senhores,
Reza o Estatuto do Centro de Letras do Paraná, em seu art. 17, letra “b”:
“A Assembleia Geral reunir-se-á, ordinariamente ... em dezembro de cada ano, para apreciação do relatório social e financeiro do exercício, posse dos novos associados admitidos no quadro social e comemoração da data da fundação do Centro e emancipação política do Paraná”.
Como se vê em obediência ao Estatuto, é esta uma solenidade densa de significados e que se repete, a cada final de ano.
E a data a ser comemorada é, precisamente, o 19 de dezembro, por evocar dois eventos históricos:
1º- em 19 de dezembro de 1853, ocorre a Instalação da Província do Paraná, tendo, como seu primeiro presidente, Zacarias de Goes e Vasconcelos, cujas instruções recebidas do governo imperial foram: “após instalar a Província, habilitasse o Ministério do Império com informações minuciosas sobre o estado em que se encontrasse a instrução pública, a agricultura, o comércio, a migração e a indústria em geral, lembrando e propondo todas as medidas que parecessem mais azadas e eficazes para conseguir-se o desenvolvimento de qualquer destes ramos”(Romário Martins, in “História do Paraná”, pp. 416/417);
2º- conforme consta do nosso Estatuto, no art. 1º- “O Centro de Letras do Paraná, fundado nesta Cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, aos 19 dias do mês de dezembro de 1912, ... tem por finalidade concorrer para o progresso cultural do Estado, desenvolvendo, na forma do presente Estatuto, programas literários e artísticos”.
Ocorre, neste momento, um verdadeiro resgate histórico, como se revivêssemos o exato instante, aquele registrado na primeira ata da primeira assembleia, quando um grupo de intelectuais paranaenses, sob a presidência de Euclides Bandeira, reunia-se nas dependências da redação do Diário da Tarde, situado na Rua XV de Novembro, para (palavras textuais da primeira ata) “a criação, nesta Capital, de um centro de letras, com o fim de concorrer para o progresso mental do Estado, publicando uma revista, editando livros, fazendo conferências, etc”.
Os anseios desse primeiro grupo adquiriram concretude.
Hoje, é realidade este patrimônio físico do Centro de Letras, consolidado em 1953, sob o governo de Bento Munhoz da Rocha Neto, sob a responsabilidade do engenheiro Elato Silva.
Hoje, é realidade o acervo de nossa biblioteca, com mais de vinte mil volumes.
Hoje, é realidade o encontro semanal de seus membros e aficionados, às terças-feiras, 5 horas da tarde, para uma programada sessão literomusical, aprovada antecipadamente em assembleia, cujas palestras desenvolvem temas atuais.
Hoje, é realidade a Revista do Centro de Letras, com uma tiragem bianual, veiculando a produção literária dos autores paranaenses contemporâneos, alguns, de realce internacional.
Hoje, é realidade o ingresso anual de novos integrantes, nesta confraria.
As paredes deste templo de cultura, este teto ogivado intencionalmente, assim construído para oferecer melhor efeito acústico, conservam, certamente, a perene presença da manifestação expressiva das muitas personalidades que consubstanciaram a respeitável história de quase uma centena de anos.
Poetas e cronistas, historiadores, romancistas e músicos que ocuparam este espaço, esta tribuna, vozes, às vezes, inflamadas e vibrantes, às vezes, pausadas e suaves, musicais, emotivas, sonoras, serão ouvidas, se, em silêncio, permanecermos por alguns instantes; então, sensibilizados, comungaremos com toda a compacta e altissonante expressão literária paranaense de todos os tempos.
Vibram as vozes passadas e presentes, em harmoniosa orquestração, sob a batuta dos muitos presidentes eleitos, sob a gentil condução, hoje, do Desembargador Luís Renato Pedroso, que concentra, em suas mãos, toda a história destes exatos noventa e oito anos do Centro de Letras do Paraná.
E é com grande satisfação que cumprindo o exarado no Estatuto, recebemos, empossando, dezenove novos associados, aos quais, dando as boas-vindas, congratulamo--nos com cada um, considerando quão preciosa, promissora e enriquecedora será toda essa renovada possibilidade de consolidação e crescimento do patrimônio intelectual deste nosso Centro de Letras do Paraná.
E para finalizar, com a devida licença do senhor presidente, lanço uma sugestão e um desafio: seja constituída, nos albores de 2011, uma comissão para resgatar os dados que contam a história desta casa de cultura, concretizando-os em obra a ser lançada dentro de dois anos, para comemorar, em 19 de dezembro de 2012, os cem anos do Centro de Letras do Paraná.
Curitiba,14 de dezembro de 2010

Nenhum comentário: