segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

E-Paraná estreia revista cultural

A emissora E-Paraná estreia nesta segunda-feira (21) a revista eletrônica E-Cultura, que será exibida de segunda à sexta-feira, às 12h30. Apresentado pela jornalista Tati Ayres, o programa terá como linha editorial um olhar paranaense sobre o que ocorre no universo da cultura.

Segundo o presidente da emissora, Paulo Vítola, a ideia é apresentar ao telespectador uma visão ampla da cultura, mesclando assuntos variados como moda e tecnologia, além de mostrar um making of dos criadores paranaenses em diversas áreas como música, artes visuais, cinema, entre outras. “É claro que também vamos apresentar o factual com uma agenda dos principais eventos do Paraná, mas o nosso propósito é ir além disso”, define.

Já nos primeiros programas esta variedade poderá ser observada. Vítola explica que na programação, ao mesmo tempo em que destaca a literatura na Biblioteca Pública do Paraná, o E-Cultura também apresenta uma entrevista com a cantora paulistana Mônica Salmaso. Em outra edição, mostra uma reportagem sobre o filme paranaense Corpos Celestes e no bloco seguinte apresenta a revelação da música indie brasileira, a banda Holger, de São Paulo. “Entendemos que é importante destacar o que se produz aqui, mas não vamos ficar restritos só ao Paraná uma vez que a cultura é uma cadeia de ideias sempre em movimento”, considera.

Inicialmente o E-Cultura terá 30 minutos de duração, mas a intenção é que ao longo do ano ele dobre seu horário na grade. Para Vítola, essa atração vem ao encontro do que ele considera a principal função de uma televisão educativa. “Precisamos valorizar e difundir as manifestações culturais de qualidade. Tudo aquilo que o homem faz de melhor deve ser o nosso conteúdo principal.”



Serviço:

Estreia E-Cultura. Revista cultural eletrônica

Horário: de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30, na emissora E-Paraná. Duração 30 minutos. Classificação etária: livre.

Destaques da primeira semana:

- Banda paulista Holger considerada pela crítica especializada uma das melhores bandas indies da atualidade;

- Matéria sobre censura literária – entrevista com Rogério Pereira (diretor da Biblioteca Pública do Paraná) e Chain (livreiro);

- Perfil com o maestro Roberto de Regina;

- Entrevista com a cantora paulistana Mônica Salmaso;

- Reportagem com a banda gaúcha Apanhador Só;

- Estilistas paranaenses falam sobre suas criações;

- A equipe do E-Cultura acompanha a saída do cinema e confere a opinião do público sobre as estreias da semana.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná

Nenhum comentário: