sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EM DESTAQUE: EMÍLIO GERMANI

EMÍLIO GERMANI (22/06/1917 – 02/06/2010)

Emílio Germani nasceu em Capinzal – SC, no dia 22 de junho de 1917. Rotariano desde 1948, no Rotary Club de Videira – SC. Filiado ao Rotary Club de Maringá desde a sua fundação. Pioneiro de Maringá, desde 1950.

Deixou publicadas as obras:
1. Coletânea Rotária;
2. Encruzilhadas (autobiografia);
3. Fragmentos Históricos do Distrito 4630;
4. Retalhos da Vida;
5. Reminiscências Íntimas;
6. Folhas Esparsas (ensaios e poemas).

Emílio Germani ingressou na Academia de Letras de Maringá em 03 de dezembro de 2005, ocupando a Cadeira nº. 26, que tem como patrono o escritor Machado de Assis e como primeiro ocupante o escritor Galdino Andrade, que foi também o primeiro presidente da ALM.

O sentimento de todos os acadêmicos é o mesmo: uma tristeza que se mistura a um sentimento de gratidão pelo prazer e pelo privilégio de termos convivido mais intensamente com Emílio Germani durante esse período em que ele fez parte da ALM, porque ele foi, para todos, acima de tudo, uma luz e um exemplo de vida.

Enlutados pela perda de mais um confrade, levado de nós para outra dimensão, já sentimos o peso de uma grande saudade.

Essa consagrada trova do Assis define perfeitamente o que sentimos:

Ah! Que profunda saudade
invade uma Academia
a cada vez que um confrade
deixa a cadeira vazia…

VERSOS DE EMÍLIO GERMANI

PRECE PREVENTIVA

Só o Senhor sabe quando vai me chamar;
Ainda com tempo de lembrar minhas ilusões,
Enquanto sinto a beleza e o amor de aqui estar,
Vivendo as amizades da vida e as satisfações.

Dá-me ainda a oportunidade de fazer esta prece,
Na esperança de aplacar as culpas que cometi,
E alcançar o lugar que minha alma merece,
Grato pela misericórdia dos benefícios que recebi.

Senhor!
Agora que anotaste todos os erros meus,
Que extingui da juventude as ilusões.
Em Tua onipotência espero a graça de Deus,
Conservando toda a confiança e disposições.

Senhor!
Neste tempo de tantos desenganos que presenciei,
Ceticismos e desprezos dos valores morais,
Da boa fé e formação que da família herdei,
Deixo em Tuas Excelsas mãos meus instantes finais.

Senhor!
Agora que as forças começam a falhar,
Alerto o meu espírito e começo a raciocinar,
Embora me arrepie só de pensar,
Sei que quando Tu queres, a hora vai chegar,

Senhor!
Agora que aprendi a precariedade das coisas,
O limite das ambições e das lutas que vivera,
Reconheço minha pequenez e no meu ser sinto as brisas
Aguardando tranqüilo o destino que me espera.

Senhor!
Agora que já alcancei da vida o ponto audaz,
Com Elza constituí a família mais linda e querida,
Ajuda a mim e a ela envelhecermos em paz.
Suportar tudo, e receber de Ti a melhor acolhida.

Senhor!
Agora aumentam os cuidados ao meu redor
O constante zelo, o carinho e toda a atenção.
Advertindo sutilmente a minha consciência, o terror,
Que fatalmente meus derradeiros dias chegarão.
Senhor!
Agora com a vista turva e degenerada,
Pernas trôpegas, ouvidos moucos e vida dura,
Redobra minha força ao imprevisto dessa parada,
Ajuda-me tolerar com serenidade e fé segura.

Senhor!
Conceda-me a graça de não cair em atitudes avessas,
Não chorar o passado, nem duvidar do futuro,
Não perder o ânimo nem descrer de Tuas promessas,
Chegar digno e altivo ao termo que procuro.

Senhor!
Agora, sem saber quando e quem vai partir primeiro,
Entrego à Tua guarda meus amados familiares,
Bem assim cada confrade e confreira, amigos e companheiros,
A quem desejo felicidade total em suas ações e seus lares.

Fonte: Academia de Letras de Maringá.

Nenhum comentário: