sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Exposição na BPP visa prevenir casos de desaparecimento infantil

Uma nova edição do gibi A Turminha da Segurança será lançada nesta segunda-feira, dia 07 de fevereiro, às 9h30, no hall da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133). Além de um grande biombo de 14 placas adesivado com as histórias da turma, baseadas em relatos reais de desaparecimento, a exposição apresenta parte do trabalho de editoração de imagens desenvolvido pelo Sicride (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas), relacionada à confecção de retratos falados e ao envelhecimento digital das vítimas. A mostra, uma parceria da BPP com o Sicride e a Biblioteca Mário de Andrade, de São Paulo, permanece aberta até 15 de março. A entrada é franca.

Toda criança que visitar a exposição ganhará um exemplar do gibi, com quatro aventuras dos personagens da turminha – João Esperto, Bia Sabida, Kara Atento e Zé Prudente – e seis jogos de passatempo, além de adesivos com telefones de emergência: 190 (da Polícia Militar) e 181 (do disque-denúncia). A publicação, que ainda traz várias fotos de crianças desaparecidas no Paraná nos últimos anos, é um trabalho informativo e, sobretudo, preventivo, que busca evitar o aumento no número de crimes dessa natureza no estado.

A arte de A Turminha da Segurança foi desenvolvida por Rodolfo Lucchin; e o estudante de design Diego Pereira Pires, do setor de Arte Forense do Sicride, é o responsável pelo envelhecimento digital das seis crianças sumidas que integrarão a mostra.

Casos

O Sicride é uma delegacia criada em 1995 pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), e seu objetivo é centralizar o registro de ocorrências envolvendo crianças desaparecidas no Paraná. A delegada do Sicride, Ana Cláudia Machado, conta que as histórias da Turminha da Segurança foram elaboradas com base em casos reais colhidos na própria delegacia. “Colocamos no gibi exatamente aquilo que os criminosos falam para enganar as crianças e divulgar isso ajuda a evitar a prática de novos crimes no estado”, explica.

Durante a exposição na BPP, também serão apresentadas as progressões de idade de Alex Silva Botzan, Guilherme Caramês Tiburtius, José Carlos dos Santos, Leonardo de Mello, Lucas Fernandes Monteiro e Vivian Florêncio, todos desaparecidos nas últimas duas décadas.

Serviço:
Abertura da exposição e lançamento do gibi A Turminha da Segurança, elaborado pelo Sicride.
Dia 07 de fevereiro, às 9h30. Hall da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133).
Em cartaz até o dia 15 de março. Entrada gratuita.
Informações: 3221-4900

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná

Nenhum comentário: