quinta-feira, 31 de março de 2011

2º. FIRSC – Festival Internacional de Regência

Regência Violão Canto Lírico Madrigal Composição
Concertos Concurso FIRSC Cantareira FIRSC Social

O 1º. FIRSC aconteceu na cidade de Vaasa, Finlândia, no mês de janeiro de 2011.Houve a participação de alunos de regência vindos do Brasil, EUA e Finlândia.Além das aulas também houve concertos e palestras. Dado o sucesso da primeira edição, estamos promovendo o 2º. FIRSC, que acontecerá em Ubatuba, Brasil, em outubro deste ano.


Nesta segunda edição haverá vagas para:

aulas de regência com orquestra, banda sinfônica e madrigal
aulas de violão
aulas de canto lírico
prática de canto coral em madrigal
oficina de composição

Concurso Internacional de Corais do FIRSC
Concurso FIRSC Cantareira

Grupos Residentes:

Wasa Sinfonieta (Finlândia)
Banda Lira Padre José de Anchieta (Brasil)
Convidados (a orquestra completa – sinfonieta + banda – do 2º. FIRSC será composta por aproximadamente 70 músicos)
Madrigal do FIRSC (alunos do festival)
Curador: Sergio Chnee
Regente associado: Ville Mankkinen (Finlândia)

Corpo docente:

Álvaro Henrique (violão)
Antônio Ribeiro (composição)
Mariana Cioromila (canto lírico)
Roberto Anzai (Madrigal)
Sergio Chnee (regência)

Álvaro Henrique
Álvaro representou a cultura brasileira em vários países. Divulgou novas composições, tendo feito a primeira gravação mundial de Sighs, (Jorge Antunes), das obras para violão solo de Cláudio Santoro, da Suíte para Violão (Ernest Mahle), dos Cinco Intermezzos (Celso Mojola), entre outras. Também motivou compositores a escrever novas obras, e resultou dessa parceria Gegensatz (Oliver Thedieck), A Reconstrução de Brasília, (Carlos Alberto Silva), o Concertino para Violão e Grupo de Sopros e Percussão (Calimério Soares), entre outras. Em agosto de 2009 retornou ao Brasil após estudar na Alemanha sob orientação de Franz Halasz. Entre seus projetos em desenvolvimento estão a gravação de um novo CD e uma série de apresentações em homenagem aos 50 anos de Brasília, que contarão com composições inéditas feitas especialmente para a ocasião. Foi solista do concerto de encerramento do 1º. FIRSC na Finlândia.

Antônio Ribeiro
Formou-se em piano na Escola Municipal de Música de São Paulo e, a seguir, em Composição e Regência no Instituto de Artes da UNESP, na classe de Flo Meneses. Estudou Composição com Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri. Possui especialização em História da Arte Renascentista pelo Eurocentre em Florença, na Itália. De 1996 a 2005 foi professor concursado do Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos, no qual detinha a cadeira de Harmonia e Análise. Atualmente é professor de Contraponto, Harmonia e Análise na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Faculdade de Música “Carlos Gomes”. Em seu catálogo de obras figuram aproximadamente oitenta peças, escritas para formações diversas, que vão desde o piano solo, passando pela música eletroacústica, até a orquestra sinfônica. Possui obras gravadas em sete CDs e em um programa-documentário realizado em 2003 pela Rádio e Televisão Cultura, destinado a compositores contemporâneos brasileiros, no qual participaram também Arrigo Barnabé, Rodolfo Coelho de Souza e Edson Zampronha.

Mariana Cioromila
Romena, Mariana é ganhadora de 6 Prêmios internacionais de Canto. É solista de ópera com carreira internacional por mais de 30 anos, incorporando 64 papéis, apresentados em 32 países. Na área da pedagogia, já deu aulas de canto na Unicamp-Campinas, Conservatório Dramático de Tatui, EMESP, Faculdade Cantareira e Faculdade Carlos Gomes. É doutoranda na Unicamp. Em sua carreira de solista atuou com: Giusepppe Di Stefano, Jose Carreiras, Placido Domingo, Renato Brusson, Simone Esthes, Eliana Coelho, Maestro Zubin Mehta e Patane, entre muitos outros! Fazem parte do trabalho dela: Master-classes, jurada em concursos internacionais e nacionais, entrevistas com compositores brasileiros, palestras de entendimento de solistas de grande ópera em DVDs, recitais, concertos e espetáculos no Brasil.

Roberto Anzai
Regente, arranjador e instrumentista, Anzai é formado bacharel em música com habilitação em composição e regência pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, onde atualmente é mestrando na área de musicologia. Atua como diretor musical em montagens e espetáculos no Teatro-Escola Célia Helena. Como regente, dirige corais e grupos vocais, tanto estáveis quanto em festivais. Como instrumentista (flautas doce e viola da gamba) é integrante do grupo Klepsidra de Música Histórica. Integra também o grupo Zabaione Musicale e o duo Saga Barroca atuando como flautista e cravista. Roberto Anzai é professor de Canto coral na Escola Superior de Música da Faculdade de Cantareira.

Sergio Chnee
Graduou-se em Administração de Empresas pela FGV-SP e em Regência Sinfônica e de Ópera na Rússia. Realizou turnês internacionais como regente e pianista e tem tido suas composições interpretadas em diversos países. Tem lecionado em cursos no Brasil e no exterior. Criou e dirigiu festivais no Brasil e exterior. Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, tem firmado parcerias como coach para fomentar a prosperidade em diversos campos da vida daqueles com quem tem trabalhado.

Ville Mankkinen
Ville Mankkinen estudou na Finlândia, Rússia e República Tcheca. Já atuou com diversas orquestras como violinista e violista. Na cidade de Vaasa tem sido professor de violino e viola, além de ser o maestro da Wasa Sinfonietta desde o outono de 2002.Mankkinen participou como professor convidado dos festivais Música das Esferas no Brasil, inclusive ganhando o prêmio de melhor professor do festival, outorgado pelos próprios alunos.

Produtor executivo: Marcos Araújo
Assistentes de produção: Daniel Fernandes Barbosa, Moisés Inácio, Sidnei José da Silva.

Quem pode se candidatar às vagas:
Alunos brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos de idade. No caso de serem menores, apenas com o acompanhamento de um dos responsáveis. Neste caso o acompanhante deve providenciar a sua própria hospedagem.

Hospedagem Oferecida
Há vagas que oferecem hospedagem e outras não. Fique atento! No caso das vagas com hospedagem, a mesma oferece o café da manhã, mas não almoço ou jantar.

Hospedagem em Parceria
Há hotéis e pensões que serão parceiros do FIRSC e oferecerão vagas a preços vantajosos.

Vagas para alunos de regência:
10 vagas para alunos ativos sul-americanos com hospedagem
08 vagas para alunos ativos europeus com hospedagem
50 vagas para alunos passivos sem hospedagem

Vagas para alunos de canto lírico:
08 alunos de canto lírico com hospedagem

Vagas para alunos de violão:
08 alunos de violão com hospedagem

Vagas para alunos da oficina de composição:
08 alunos da oficina de composição com hospedagem

Vagas para alunos participantes do Canto Coral em Madrigal:
03 sopranos, 03 contraltos, 03 tenores e 03 baixos com hospedagem

FIRSC Social

O FIRSC vai oferecer oficinas preparatórias para professores da rede pública sem custos para os mesmos.

Audições e participação nos cursos
Regência:

Alunos Passivos
Os alunos passivos de regência terão o direito de assistir a todos os ensaios e concertos, além de participar das sessões de vídeo e das aulas de técnica de regência. Todos os espetáculos serão abertos e gratuitos para todos os participantes do 2o. FIRSC. Os candidatos devidamente inscritos para aluno ativo que não forem selecionados como tal estarão automaticamente selecionados a participar como alunos passivos. Todos os candidatos a alunos passivos do festival serão aceitos, prezando-se apenas o limite do tamanho das salas de ensaios e aulas.

Alunos Ativos
Os candidatos a alunos ativos de regência deverão enviar um DVD onde os mesmos estejam regendo. Os próprios candidatos deverão julgar quais os melhores vídeos a ser enviados, o que já faz parte da avaliação. O DVD deverá ter no máximo 30 minutos. Este DVD pode conter uma ou mais obras. Esses DVDs deverão ter data de postagem de até o dia 30 de junho de 2011.

No mês de agosto será publicada a lista com os nomes dos 10 candidatos sul-americanos aprovados para serem alunos ativos. Os candidatos que não forem aprovados e que tiverem enviado o DVD e tiverem pago a taxa de inscrição estarão automaticamente aprovados para participar como alunos passivos.
Cada aluno ativo regerá em média 12 minutos por ensaio-aula. Essa duração poderá ter um pequeno ajuste para mais ou para menos, conforme a organização dos ensaios e número de participantes no dia.
Os alunos ativos, além de reger a orquestra nos ensaios-aula, poderão ser escolhidos para participar do concerto de encerramento. A escolha ou não para esta participação se dará levando em conta a sua performance durante o festival. Há uma possiblidade de haver dois concertos de encerramento. Neste caso, poderá haver mais alunos escolhidos para reger.
Nos ensaios-aula haverá a possibilidade de reger a orquestra sinfônica, a banda sinfônica e o madrigal com orquestra. Os horários e programa dos grupos serão divulgados em breve.

Programa do curso de regência (a confirmar):

Lorenzo-Fernandez Batuque Banda
Villani-Côrtes Vozes do Agreste Banda
Jef Penders Fanfaresque Banda
Marcelo Torca Os Banda
Mussorgski Quadros de Uma Exposição
Promenade / Abertura
Banda
Antônio Ribeiro Estréia no 2º. FIRSC Sinfônica e Banda
Brahms Sinfonia No.2 – 1º. Movimento Sinfônica
Mozart Sinfonia No.40 – 1º. Movimento Sinfônica
Beethoven Sinfonia No. 1 – 1º. Movimento Sinfônica
Mozart Ave Verum Madrigal e Sinfônica
Nunes Garcia Dies Sanctificatus Madrigal e Sinfônica

Canto Lírico:
As aulas de canto lírico acontecerão do dia 22 ao 27, com a apresentação vindo logo a seguir. Os alunos serão selecionados pela Profa. Mariana Cioromila em audição na Faculdade Cantareira em São Paulo.

Violão:
As audições para os candidatos ao curso de violão acontecerão em agosto e serão realizadas em São Paulo, na Faculdade Cantareira e, concomitantemente em Uberlândia. As aulas acontecerão entre os dias 24 e 30 de outubro com o Prof. Álvaro Henrique, em Ubatuba. Os violonistas se apresentarão em concerto durante o festival.

Madrigal:
As audições para os candidatos ao curso de Canto Coral em Madrigal acontecerão em agosto e serão realizadas em São Paulo, na Faculdade Cantareira. As aulas serão dadas pelo professor Roberto Anzai. O Madrigal do FIRSC participará de duas sessões das aulas de regência e fará uma apresentação individual durante o festival.

Composição:
Os candidatos às oficinas de composição deverão enviar à produção do FIRSC um esboço de proposta para a escrita de um quarteto de cordas até o dia 22 de julho. Este esboço será analisado e as melhores propostas serão selecionadas para serem aperfeiçoadas durante o FIRSC com o Prof. Antônio Ribeiro. As obras serão estreadas em concerto durante o 2º. FIRSC. Este concerto poderá ser gravado. Será publicada uma lista com os nomes dos alunos selecionados para o curso até o dia 12 de agosto. Durante o festival existe a possibilidade de peças para violão solo, música de câmara, canto lírico e orquestra sinfônica serem interpretadas, conforme houver espaços nos repertórios.

Site
O 2º. FIRSC terá um site oficial a partir de abril. Novas informações serão divulgadas através deste site. Procuraremos disponibilizar todas as partituras, se possível, através do site, até o mês de setembro.

Inscrições e Investimento

Regência:
As aulas de técnica de regência e vídeo serão ministradas pelo Prof. Sergio Chnee sem intervalo. O total será de 10 horas de aulas dadas em 5 sessões.
As aulas de regência com a orquestra, banda e madrigal do festival estarão a cargo do maestro Chnee e terão um intervalo de 25 minutos. O total de horas de aulas dadas será de 20 horas. O tempo médio é de 12 minutos de aula com orquestra por aluno por dia. Serão 5 sessões.

Alunos passivos
Os alunos que quiserem se inscrever para participar do 2º. FIRSC como alunos passivos de regência deverão pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 150. Esse valor é válido até o dia 30 de junho. Após esta data, os alunos passivos deverão pagar a taxa de R$ 200. As inscrições estarão abertas aos alunos passivos até o dia 30 de setembro.

Alunos ativos
Os candidatos a aluno ativo deverão pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 300. NOTE QUE HÁ AINDA UMA TAXA DE PARTICIPAÇÃO, DETALHADA ABAIXO. Há algumas possibilidades de parcelamento da Taxa de Inscrição:

1.1 – pagar a taxa de inscrição em 6 parcelas de R$ 50, de fevereiro a 15 de agosto (total = R$ 300).
1.2 – pagar R$ 200 em duas vezes, em julho e até 15 de agosto (total de R$ 400).
1.3 – pagar a taxa de inscrição em um único pagamento de R$ 500 em agosto, até o dia 15.
1.4 – caso o candidato desejar iniciar o pagamento entre março e junho, o candidato pode procurar a produção e se inscrever, pagando os meses atrasados.

Taxa de Participação

Os alunos ativos aprovados deverão investir R$ 1.000 através da Taxa de Participação. Esse pagamento deve acontecer até o dia 19 de agosto – a produção do FIRSC deverá ter ciência deste valor na conta do festival por ele administrada até esta data. Se algum candidato desistir de sua vaga, o candidato que vem logo a seguir na lista de espera será convidado a ocupá-la.

Devolução das Taxas
Não haverá devolução do valor pago pelas taxas em hipótese alguma. Os custos do festival estão incluídos no pagamento destas taxas.

Filmagens e Direitos de Veiculação de Imagem

Todos os candidatos terão direito de filmar aulas e ensaios com suas próprias câmeras. No entanto, os alunos ativos receberão uma fita do FIRSC e serão filmados pela câmera do próprio festival. Ao se inscrever para o 2º. FIRSC os candidatos automaticamente dão permissão ao uso de sua imagem para a divulgação do festival na internet, televisão e outros meios de divulgação, neste festival e em outras edições futuras do FIRSC, no Brasil ou em outros países.

Violão, Canto Lírico e Madrigal:
Candidatos aos cursos de violão e de canto coral em madrigal deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 50 até o dia 30 de junho. Os candidatos selecionados para os cursos pagarão uma Taxa de Participação de R$ 300.
O repertório a ser trabalhado por esses professores será divulgado em breve.

Composição:
Os candidatos às oficinas de composição deverão pagar a taxa de inscrição de R$ 50 até o dia 30 de junho. Será publicada uma lista com os nomes dos alunos selecionados para o curso até o dia 12 de agosto. Os candidatos selecionados para as oficinas pagarão uma taxa de participação de R$ 500.

Concurso de Corais – 1º. Prêmio = R$ 5.000

regulamento

O I Concurso Internacional de Corais do FIRSC é aberto a qualquer grupo coral, com pelo menos 4 integrantes, seja ele amador, semi-profissional, profissional, brasileiro, estrangeiro, infantil, jovem, adulto, etc. O concurso é aberto a todos os grupos de canto coral. Não há restrição para um número máximo de participantes.

Os grupos poderão se apresentar a capella ou com acompanhamento instrumental. Qualquer envolvimento do grupo coral com tipos diferentes de instrumentos, mídia eletrônica, envolvimento cênico ou aparelhagem eletrônica será de total responsabilidade do próprio grupo. A produção do FIRSC procurará auxiliar os grupos no que for necessário, no entanto a sua apresentação é de sua inteira responsabilidade. Chiados em caixas de som e outras interferências sonoras serão de responsabilidade do próprio grupo.

Mesmo não sendo responsabilidade da produção do festival, o grupo, no ato de sua inscrição, deverá comunicar o tipo de equipamentos que deverá utilizar, além do número de vozes e nome do maestro.

Portanto o FIRSC sugere que se empregue o menor número possível de instrumentos acústicos ou eletrônicos. No entanto, a participação instrumental não adicionará ou retirará pontos de sua avaliação. O que será avaliada será a apresentação coral.

Haverá uma peça de confronto composta especialmente para o 2º. FIRSC por Antônio Ribeiro, compositor residente do 2º. FIRSC. O grupo terá 10 minutos para interpretar a obra de Antônio Ribeiro, de aproximadamente 5 minutos, e terá mais 5 minutos para uma outra obra de sua escolha.

A apresentação deve durar no máximo 10 minutos. Haverá 1 minuto extra de tolerância para entrada e saída do palco. A pontualidade e respeito aos 10 minutos também farão parte da avaliação dos pontos.

Investimento

O valor do investimento para a seleção dos corais poderá ser das seguintes maneiras: R$ 90 até o dia 30/abril. R$ 100 até o dia 31/maio. R$ 120 até o dia 30/junho. Lembramos que os corais selecionados deverão ainda investir na TAXA DE PARTICIPAÇÃO.

A lista com os nomes dos corais selecionados e horário de apresentação será divulgada durante o mês de julho/2011. Os corais serão selecionados (até 24 corais participantes) por ordem de inscrição. Isto significa que os primeiros grupos a se inscreverem garantirão a sua vaga, o que pode não ocorrer com aquele que deixar para fazer a sua inscrição perto da data do FIRSC. Os corais pagarão uma taxa de participação de R$ 300 até o dia 12/agosto. Após esta data, os corais que não tiverem pago a taxa serão considerados desistentes e perderão o direito à vaga. Novos corais serão convocados.

O primeiro prêmio será de R$ 5.000.

Os jurados analisarão: afinação (20 pontos) + envolvimento cênico (10 pontos) + harmonia / conjunto (20 pontos).
A produção analisará a pontualidade e duração da apresentação (10 pontos).

Na segunda parte 5 corais se classificarão como finalistas. Nesta última apresentação, de duração máxima de 5 minutos, cada grupo poderá apresentar qualquer peça de livre escolha. Se preferir repetir alguma pela da fase anterior, também é possível.

Programação do Concurso:

24 corais candidatos x 10 minutos:
10:00/12:00 – 12 corais
12:00 – almoço
13:30/15:30 – 12 corais
16:00 – Apresentação da Camerata Cantareira e do Quinteto de Metais Cantareira
16:30 – anúncio dos 5 finalistas
16:35 – apresentação final – 5 corais finalistas x 5 minutos.
17:00 – Anúncio das Menções Honrosas e do Grande Vencedor

NB 1: haverá a entrega de Diploma de Menção Honrosa para os 5 finalistas.
NB 2: O concurso será realizado havendo um número mínimo de 10 corais inscritos.
NB 3: O grupo vencedor deverá indicar uma conta corrente para a qual o valor será depositado na semana seguinte. O representante legal do grupo deverá assinar um recibo pelo recebimento dos R$ 5.000 como prêmio.

PROGRAMAÇÃO – A CONFIRMAR

22/10 – sábado

Chegada a Ubatuba de alunos, professores e grupos corais e instrumentais
15:00 / 17:00 – Aula de técnica de regência 1
19:00 – Apresentação do grupo vencedor do Concurso FIRSC Cantareira

23/10 – domingo
Concurso Internacional de Corais de Ubatuba
Apresentação da Camerata Cantareira e do Quinteto de Metais Cantareira
Entrega do 1º. Prêmio ao vencedor do Concurso no valor de R$ 5.000

24/10 – segunda-feira

15:00 / 19:00 – 1ª. Sessão – aula de regência com a orquestra do festival – apenas músicos e repertório da banda sinfônica

25/10 – terça-feira
14:30 / 16:30 – Aula de técnica de regência e aula com vídeo 2
17:00 / 21:00 – 2ª. Sessão – aula de regência com a orquestra do festival – apenas músicos e repertório da orquestra sinfônica

26/10 – quarta-feira
13:00 / 15:00 – Aula de técnica de regência e aula com vídeo 3
15:30 / 19:30 – 3ª. Sessão – aula de regência com a orquestra do festival – todos os instrumentistas
20:30 – Concerto do Quarteto de Cordas do 2º. FIRSC – estréia das obras das oficinas de composição

27/10 – quinta-feira

Dia Livre
17:00 – Concerto de Canto Lírico
20:00 – Concerto de música de Câmara

28/10 – sexta-feira

15:00 / 17:00 – Técnica de regência e aula com vídeo 4
17:30 / 18:30 – 4ª. Sessão – aula de regência com a orquestra do festival – orquestra e madrigal
18:30 / 21:30 – 4ª. Sessão – aula de regência com a orquestra do festival – todos os instrumentistas

29/10 – sábado

08:00 / 15:00 – Paraty – Patrimônio mundial tombado pela Unesco
17:00 / 18:00 – 5ª. Sessão – aula de regência com a orquestra do festival – orquestra e madrigal
18:00 / 21:00 – 5ª. Sessão – aula de regência com a orquestra do festival – todos os instrumentistas

30/10 – domingo

09:00 / 11:00 – Ensaio Geral
12:00 / 14:00 – Técnica de regência e aula com vídeo 5
15:30 – Concerto do Madrigal do FIRSC
17:00 – Concerto Final do Festival – regentes: alunos do festival e participação especial do Maestro Titular da Wasa Sinfonieta, Ville Mankkinen

Parcerias:
A Wasa Sinfonieta virá ao Brasil para participar do 2º. FIRSC sem receber honorários do festival.
A Fundart cederá o seu espaço físico para o 2º. FIRSC, bem como cederá a participação da Banda Lira Padre José de Anchieta sem custos.
Restaurantes e pousadas de Ubatuba estão sendo contatados para oferecerem preços vantajosos para os membros do 2º. FIRSC.
A Faculdade Cantareira oferecerá o seu espaço físico para as audições do festival, bem como cederá seus grupos acadêmicos para participarem do festival sem custos. A FIC abonará as faltas de seus professores, produtores e alunos, participantes do 2º. FIRSC.

Informações e inscrições com Marcos Araújo:
ymarcos@hotmail.com

Nenhum comentário: