terça-feira, 1 de março de 2011

Centro de Letras do Paraná - Programação de Março/2011

CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ
Literário – Científico – Artístico – Cívico – Histórico
Av. Fernando Moreira, 370 FONES (41) 222-7731 / 3029-0856
CEP: 80410-120 – CURITIBA – PARANÁ
E-mail: clpr@onda.com.br


TRIBUTO DE SAUDADE

Estamos iniciando as nossas atividades neste ano novo.

Quisera transmitir aos caríssimos confrades e confreiras palavras de regozijo e de esperança em melhores dias para o nosso Cenáculo, a fim de que pudéssemos congregar um maior número de associados e convidados, promovendo atrativos eventos culturais.

Todavia, dois tristes acontecimentos nos atingiram frontalmente, em nosso recesso.

Dois expoentes da cultura paranaense, antigos presidentes de nosso Sodalício, deixaram-nos para sempre: LUÍS PILOTTO E LEOPOLDO SCHERNER.

O primeiro faleceu em 15 de dezembro; o segundo em 27 de janeiro.

PILOTTO, que dirigiu este Centro de Letras do Paraná no período de 1970/1972, era pessoa lhana, simpática e gentil e costumava ser chamado de “O Bom Pilotto”, notadamente pelos seus companheiros do Rotary Club de Curitiba Norte, que presidiu no biênio 1985/86.

Odontologo de renome, mestre de muitas gerações, poeta e escritor, também artista plástico, o pinheiro quase sempre ilustrava sua pintura.

Religioso, era exemplo de conduta pessoal e ética profissional, certo que foi o criador do Curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

SCHERNER, graduado em Letras Neolatinas e Direito, foi professor de literatura do Colégio Estadual do Paraná, um dos fundadores da Faculdade de Administração e Economia de Curitiba e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cujo Campus de São José dos Pinhais dirigiu em largo período.

Ocupante da Cadeira Nº 5, da renomada Academia Paranaense de Letras, foi discípulo de Manuel Bandeira e Alceu Amoroso Lima, ensejando elogiosas referências do inesquecível Túlio Vargas, inclusive com a assertiva: “Vate e prosador de méritos indiscutíveis, sua produção ficcional e poética é diversificada e abrangente”.

Administrou esta entidade no biênio 1976/78, com grande proficiência.

Lamentando, profundamente, o passamento de tão distinguidos confrades, conforta-nos a certeza de que usufruem do Paraíso Celestial, rogando a graça do consolo e conforto aos seus familiares.

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO/2011

DIA 1º
16 HORAS: Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal.
17 HORA: Tribuna Livre.

DIA 08 - CARNAVAL

DIA 15
17 HORAS: Terça da Poesia, a cargo da Academia Paranaense da Poesia.

DIA 22
17 HORAS: Homenagem a Olegário Mariano
Interprete: Confrade Horácio Ferreira Portella.

DIA 29
17 HORAS: Tarde Musical.

Luís Renato Pedroso.
Presidente.

Nenhum comentário: