quarta-feira, 2 de março de 2011

Congresso homenageia brasileiras que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres

Chloris Casagrande Justen, recebeu ontem 01 de março de 2011, em cerimônia realizada nas dependência do Senado Nacional, o Prêmio Bertha Lutz edição 2010.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente em 8 de março, foi comemorado nesta terça-feira (1º) em sessão solene do Congresso Nacional. Durante a solenidade, foram premiadas as cinco vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz , concedido às brasileiras que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres. Neste ano, as vencedoras são Maria Liége, Chloris Casagrande, Maria José Silva, Maria Ruth Barreto e Carmem Helena Foro.

Mulheres premiadas com Bertha Lutz são educadoras, militantes políticas e empreendedoras de projetos sociais.

Prêmio Bertha Lutz
Sob uma chuva de pétalas de rosas, as vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz receberam um diploma, uma placa e um ramalhete de flores. Maria Liége, Chloris Casagrande, Maria José Silva, Maria Ruth Barreto e Carmem Helena Foro receberam a premiação das mãos de parlamentares e autoridades. Também foi feita uma homenagem póstuma à Ana Maria Pacheco de Vasconcelos.
O evento prosseguiu com vários pronunciamentos de parlamentares e autoridades, como as ministras Ana de Hollanda, da Cultura, e Luíza Helena de Bairros, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. Também a jovem Thaís Rodrigues da Silva leu carta da amiga Carol Leite, que não pôde comparecer, falando das dificuldades de viver na rua, sofrendo preconceito e violência.
Além de José Sarney e Marco Maia, compuseram a mesa da sessão as primeiras vice-presidentes das duas casas do Congresso, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) e a senadora Marta Suplicy (PT-SP); as duas ministras; a presidente da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, deputada Janete Pietá (PT-SP); a presidente do Conselho do Diploma Mulher Cidadã Bertha-Lutz, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); a secretária-adjunta da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Rosana Ramos; e a senadora Ana Rita (PT-ES).
Maria Ruth Barreto Cavalcante e Chloris Casagrande Justen, duas das seis mulheres premiadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, edição de 2010, atuam na área da educação. Maria José Silva, também premiada, trabalha com projetos de inclusão social, enquanto Carmen Helena Ferreira Foro e Maria Liége Santos Rocha são militantes políticas. Uma das mulheres - Ana Maria Pacheco Vasconcelos - recebeu homenagem póstuma pelo trabalho desenvolvido com projetos de direitos humanos.

Chloris Casagrande Justen - Nascida em Curitiba (PR), no dia 15 de setembro de 1923, é pedagoga com extensão universitária na Filadélfia (EUA). Em 1979, participou do Conselho Estadual de Educação do Paraná, onde implantou projetos e treinamentos considerados inovadores para professores de todo o estado. A convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), trabalhou em Roraima e organizou um congresso sobre educação em Recife (PE). Participou de conselhos tutelares em Curitiba e filiou-se a uma organização não governamental (ONG) criada na Califórnia (EUA), denominada Soroptimista, destinada a prestar serviços para melhorar as condições de vida das mulheres. A partir dessa filiação, criou clubes ligados a essa ONG no Brasil e deu palestras sobre projetos voltados para o atendimento de questões da mulher. Em 2005, durante congresso da ONG, realizado em Foz do Iguaçu (PR), foi produzido um manifesto com objetivo de denunciar e coibir o tráfico e a exploração sexual de crianças, adolescentes e de mulheres adultas. Chloris também é autora de um projeto destinado à capacitação de mulheres de baixa renda, bem como de várias publicações na área de educação. É presidente da Academia Paranaense de Letras.

Valéria Castanho /Agência Senado

Nenhum comentário: