domingo, 6 de março de 2011

O Carnaval de Curitiba

A história do Carnaval de Curitiba foi o tema do programa "Nossa história" deste sábado, seis da tarde, transmitido pela rádio Educativa am 630.
Reapresentado no domingo ao meio-dia, o programa reúne carnavalescos e pesquisadores que contarão a trajetória de nosso carnaval, iniciado nos primórdios do século XX com os corsos desfilando pela Rua das Flores.

Segundo nos informa José Domingos em seu blog ,"muitas escolas de samba desapareceram,infelizmente,como a "Unidos do Boqueirão", "Aristocratas do Ritmo","Ideais do Ritmo","Não Agite", "Foliões da Mocidade","Bola Preta","Sapolândia", "Asas da Alegria",
"Dom Pedro II", "Deu Zebra no Batuque"e tantas outras!

A "Banda Polaca" (atenção , Iarochinski!), com belas mulheres, arrastava muitos marmanjos para a folia .Dante Mendonça era um de seus idealizadores, junto com Anfrisio Siqueira. E o concurso da "Bem Bolada",lançado no famoso Batelzinho , reunindo mulheres das boates de Curitiba?

No programa falaram pesquisadoras que prepararam uma tese de mestrado sobre o tema "Carnaval em Curitiba"e um dos criadores do "Garibaldis e Sacis", bloco que cresce a cada ano em manifestações pré-carnavalescas na praça Garibaldi .

A produção e apresentação são de Zélia Sell e Guilherme Nascimento e o programa também pode ser ouvido pela internet, nos horários citados, acessando:
www.rtve.pr.gov.br e clicando em "rádio am 630 ao vivo".
Fotos no blog:
www.nossahistoriaam630.blogspot.com

Nenhum comentário: