quinta-feira, 31 de março de 2011

Sua Incelença Ricardo III, abriu o Festival de Teatro de Curitiba

A abertura do Festival de Curitiba aconteceu no dia 29 de março ( aniversário da cidade), às 19 horas com a peça “Sua Incelença Ricardo III”, que foi apresentada em espaço aberto, no Bebedouro do Largo da Ordem. O grupo potiguar Clowns de Shakespeare, sob direção de Gabriel Villela, promove um encontro entre o sertão brasileiro e a Inglaterra elisabetana em uma praça curitibana, ao som de músicas nordestinas e rock inglês. O grupo potiguar iniciou os trabalhos, partindo das “incelenças”, gênero musical tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres da região.

A peça se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra. No espetáculo, a fábula britânica e universal ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes e das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão nordestino e a Inglaterra Elisabetana. Às "incelenças" (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, é agregado o rock clássico inglês – um tempero especial, com citações de bandas como Queen e Supertramp.

A irreverência da montagem da peça Sua Incelença Ricardo III agradou ao grande público que lotou as arquibancadas e espalhou-se pelo chão, ao redor da arena, assistiu a um espetáculo bem organizado e agradável de se ver.
Veja abaixo algumas imagens do espetáculo:





Festival de Teatro de Curitiba:2011
Realização: Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare Concepção e direção geral: Gabriel Villela Texto original: William Shakespeare Elenco: Camille Carvalho, César Ferrario, Dudu Galvão, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Renata Kaiser e Titina Medeiros Assistência de direção: Ivan Andrade e Fernando Yamamoto Adaptação dramatúrgica: Fernando Yamamoto Figurino: Gabriel Villela Cenário: Ronaldo Costa Aderecista: Shicó do Mamulengo Direção musical: Marco França, Ernani Maletta e Babaya Arranjos: Ernani Maletta e Marco França Preparação e direção vocal: Babaya Música instrumental original: Marco França Preparação corporal: Kika Freire Iluminação: Ronaldo Costa Coordenação de produção: Fernando Yamamoto Produção executiva: Rafael Telles

Nenhum comentário: