segunda-feira, 11 de abril de 2011

Antologia Cidade: inscrições

Saudações literárias,

Parece que o ano começou ontem. Mas já é Abril, mês em que completamos dois anos desde que iniciamos o trabalho de organização da Antologia Cidade. Inicialmente a ideia era convidar autores para 01 volume a ser lançado na Feira PanAmazônica do Livro em Belém, em 2009. Mas foram lançados 3 volumes com mais de 100 autores. De lá para cá publicamos outros 3 volumes, estando o sétimo no prelo, e já publicamos quase 300 autores diferentes. Isto, certamente, é o que mais no alegra: pensar que tantas pessoas  confiaram em nossa proposta e que, mesmo organizando uma antologia a partir da região Norte (mais especificamente da cidade de Belém), foi possível congregar autores em Língua Portuguesa residentes em todas as regiões, sem contar as participações de autores residentes em Portugal, Suiça e Áustria.

Neste meio tempo, difícil não ter aprendido alguma coisa. Difícil também descrever todo esse aprendizado. Aprendemos, por exemplo, a sermos cada vez mais cuidadosos nos convites, cada vez mais criteriosos com a escolha dos textos, cada vez mais cuidadosos com a gráfica (tanto da diagramação, quanto da escolha de materiais, papéis, acabamento...). Caso você não deseje publicar em nossa publicação, ficamos antecipadamente gratos por receber nosso email.

As informações completas você pode ver em: www.antologiacidade.wordpress.com/chamada,mas resumindo para facilitar:
A antologia é cooperativada, ou seja, cada autor obtém cotas conforme a quantidade de páginas e recebe exemplares correspondentes a sua participação. Existem muitas antologias assim em todo o Brasil, (eu, Abilio, costumo participar de algumas delas também), mas a Antologia Cidade é a única publicada no Norte-Nordeste. A cota por página não se distancia dos valores praticados por outros organizadores, mas tem a vantagem de circular nas mãos de leitores que talvez demorassem algum tempo a ler algo seu, posto que a Amazônia ainda não tem uma boa cobertura de internet. Além disso, parte dos exemplares são distribuídos em bibliotecas da região (além de Belém, Marabá, Tailândia, Castanhal, Ananindeua, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí).

Se não desejar participar, talvez por ter alguma restrição quanto a publicações como a nossa, não tem problema. Caso deseje, nossa cota por página é de R$ 110,00 (a prazo, cheque ou cartão de crédito) ou R$ 100,00 (à vista). Para cada página de texto você terá 6 exemplares da publicação. A rigor, costumamos enviar mais que isso. Nós fazemos a correção gramatical e a atualização ortográfica, mas a revisão estilística, se o autor desejar, é à parte; o valor da postagem também. Entretanto, nenhum valor deve ser enviado com os textos. A cota só deve ser quitada após aprovação do texto por parte dos organizadores.

Por fim, um convite para visitar o site da editora LiteraCidade que vai assumir a Antologia Cidade a partir do número 8: http://www.literacidade.com.br/.
Nele, você poderá ler entrevistas de alguns autores que publicaram conosco, conhecer alguns projetos nossos e obter mais informações sobre nós, organizadores das publicações.

É bom lembrar que além da Antologia Cidade, a Editora também
- faz publicações individuais,
- presta assessoria editorial a autores (iniciantes ou não),
- ajuda na obtenção de ISBN para publicações literárias e acadêmicas (em papel ou em pdf),
- elabora ficha catalográfica,
- oferece trabalho de revisão gramatical e ortográfica,
- faz revisão de abnt (para publicações acadêmicas) e de estilo (para publicações literárias),
- faz diagramação de livros em Indesign.

Contamos com sua participação na Antologia e de sua presença em nossa caixa de email,

Lene Sousa & Abilio Pacheco
ps: o Abilio tem uma página na internet:

Nenhum comentário: