quinta-feira, 28 de abril de 2011

Congada da Lapa na Sala do Artista Popular

AE Notícias
-----------

Uma exposição na Sala do Artista Popular, na Secretaria de Estado da Cultura, apresenta os festejos do Auto da Congada por meio da visão dos artistas Vladimir Kozák, Marcos Campos e Socorro Araújo. A mostra "A Congada da Lapa em três tempos" será aberta nesta terça-feira (26) e permanece até 26 de junho, com entrada gratuita.

Considerada uma das principais expressões da cultura popular de matriz afro-brasileira, o Auto da Congada faz parte das tradições do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Nordeste. A manifestação, realizada no dia de São Benedito, 26 de dezembro, tem como argumento central a colonização portuguesa na África, particularmente o domínio e cristianismo dos reinos do Congo e Angola.

No Paraná, além da Lapa, há registros da realização de congadas em Curitiba, Castro e Paranaguá. Mas só a congada lapeana manteve-se até os dias atuais. Ao encenar o auto, os afrodescendentes da Lapa reafirmam a própria identidade, buscando visibilidade cultural em uma região marcada pela valorização da história das tradições dos imigrantes europeus.

O registro cinematográfico mais antigo desta manifestação no Paraná foi realizado por Vladimir Kozák, em 1951, e faz parte do acervo do Museu Paranaense. O filme reúne, em 50 minutos de imagens coloridas, as diversas etapas do Auto da Congada da Lapa.

Além do filme, a exposição mostra ao público acervos fotográficos de diferentes momentos da congada lapeana, com imagens de Marcos Campos e Socorro Araújo. A curadoria da mostra foi realizada por Vera Perly Dáttola, Maria Fernanda Maranhão e João Carlos Coronel.

Serviço
Exposição "A Congada da Lapa em três tempos"
Local: Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho, s/nº. Anexo à Secretaria de Estado da Cultura)
Data: de 26 de abril a 26 de junho
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Entrada gratuita
Informações: (41) 3321-4743
---

Nenhum comentário: