quarta-feira, 13 de abril de 2011

Orquestra Sinfônica do Paraná: No Guairão - Dia 13.04.01

O maestro português Osvaldo Ferreira à frente da Orquestra Sinfônica do Paraná em um ensaio

A Orquestra Sinfônica do Paraná faz hoje a sua primeira apresentação sob a regência do maestro português Osvaldo Ferreira

Quando as cortinas do grande auditório do Teatro Guaíra se abrirem hoje, a partir das 20 horas, terá início uma nova fase na trajetória da Orquestra Sinfônica do Paraná (confira o serviço completo do show). Será a primeira apresentação sob a regência de Osvaldo Ferreira, de 47 anos, o maestro português que assumiu a função que nos últimos anos estava sob a responsabilidade de Alessandro Sangiorgi.

No concerto serão executadas três obras: Abertura Festiva, de Camargo Guarnieri, Concerto para Violino em Ré Maior, de Piotr Ilitch Tchaikovsky e Sinfonia N.°3, de Ludwig van Beethoven. O violinista alemão-brasileiro Nicolas Koeckert é o solista convidado para a apresentação, que tem duração de 90 minutos. Na sexta-feira (15), a OSP faz uma apresentação do mesmo repertório, no Canal da Música, para a rede escolar.

Ferreira, que atua na Oficina de Música de Curitiba faz uma década, sabe que estar à frente da OSP não é uma tarefa fácil, principalmente devido aos embates que aconteceram nos últimos anos entre os integrantes da orquestra e a antiga diretoria do Guaíra. A ausência de uma pauta para o ano e a falta de espaço definido para os ensaios eram algumas das queixas.

“Sei que não sou o salvador da pátria. Pretendo agir com calma”, diz Ferreira, anunciando novidades. Para começar, a OSP já tem pauta para 2001, o que deixa os músicos um pouco mais tranquilos (confira a programação de abril a novembro no quadro ao lado).

“Essa [a pauta definida] é uma grande conquista para a temporada de 2011. Ter um ambiente organizado é sinônimo de qualidade profissional e afeta positivamente a vida dos músicos da OSP, tanto profissionalmente como pessoalmente”, afirma Cristine Marquardt, presidente da Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná (Amosp).

Antes de assumir o cargo de maestro, Ferreira decidiu realizar uma entrevista-audição com os músicos. Cada integrante teve de executar um trecho de um concerto. “Todos os músicos da OSP, em sinal de respeito e profissionalismo, compareceram às entrevistas conforme solicitado”, conta Cristine. Ferreira, por sua vez, elogia a capacidade musical dos integrantes da orquestra.

Canal da Música

Quando não for possível ensaiar dentro do Guaíra, que às vezes aluga os auditórios para espetáculos, a OSP já tem outro espaço garantido: o Canal da Música, no bairro Mercês, dentro de um prédio onde funciona a E-Paraná (antiga TV Educativa).

Entre as novidades, está definido que a orquestra fará constantes apresentações no Guairão em noites de quartas-feiras, a exemplo do que acontece hoje, além dos “concertos insólitos”, com repertórios que não serão anunciados antes da apresentação e, durante a Virada Cultural de Curitiba, no segundo semestre, a OSP fará um “concerto baile”, que, como diz Ferreira, será uma surpresa para os paranaenses.

“As orquestras devem se guiar pela criatividade, e não somente pelo que já foi feito. O público de Curitiba também está sedento por sinfonias, e vamos suprir essa lacuna”, finaliza Ferreira, que nasceu no Porto (Portugal) e se dedicou ao violino antes de se tornar maestro.

Serviço:

Orquestra Sinfônica do Paraná (confira o serviço completo do show). Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/n.º), (41) 3304-7900. Dia 13, às 20 horas. R$ 20 e R$ 10 (meia).
===

Nenhum comentário: