segunda-feira, 4 de abril de 2011

ZOONA - Encontro Literário de Curitiba

Acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de abril. Durante três dias, escritores e artistas da cidade e de outros lugares, com a intenção de abrir um espaço simbólico que consiga festejar, refletir e mostrar trabalhos criativos, apresentarão temas-provocações em debates de mesa-redonda, poesia ao vivo, performances, lançamentos de livros e mostra de video. APEGOS é apenas o começo de uma série de atividades que comemorarão a obra e a vida dos homenageados Wilson Bueno (1949-2010) e Valêncio Xavier (1933-2008).
Incentivado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, com realização da editora Medusa, o evento ZOONA literária acontecerá no Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, n. 533), à exceção da mostra de vídeo que terá suas sessões no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189). A curadoria do evento, assinada pelo poeta e editor Cláudio Daniel (SP) e pela poeta e artista visual Joana Corona (PR), tem como referência os trabalhos dos escritores Valêncio Xavier e Wilson Bueno. Uma homenagem que, sobretudo, realizar-se-á com a apresentação de trabalhos, ações e pensamento inventivos, modos de acessar o extraordinário legado composto pelas obras destes autores.


Embora seja um encontro literário, ZOONA transita por diferentes formas expressivas e portanto abrange um público heterogêneo, expandindo-se para outros campos artísticos. Entre os convidados das mesas-redondas estão os escritores Luis Ruffato (SP), Paulo Venturelli (PR), Raquel Stolf (SC), Victor Sosa (México) e Luis Serguilha (Portugal). Documentário, entrevista, videoarte, videopoema e filmes do Valêncio Xavier comporão a mostra de vídeo ZOONA, além de curtas de ficção de diversos diretores. As performances serão de Marcelo Sahea (RS), Ricardo Corona e Eliana Borges (PR).
Todas as atividades do ZOONA acontecerão no Solar do Barão, exceto a mostra de vídeo que será no Paço da Liberdade. Veja a programação clicando na imagem ou acesse:


Clique sobre a imagem para visualizá-la em seu tamanho original

Nenhum comentário: