sábado, 14 de maio de 2011

Círculo de leitura na Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná, espaço da Secretaria de Estado da Cultura, recebe o projeto “Extremos – Círculo de Leitura de Ficções Radicais”, no período de 16 a 19 de maio. Criado pelo escritor e crítico literário, José Castello, e pelo músico e diretor teatral, Flávio Stein, “Extremos” consiste na leitura em voz alta de obras que desestabilizem o leitor e produzam interpretações e questionamentos sobre o mundo contemporâneo.

Para a sua primeira edição na Biblioteca Pública, José Castello e Flávio Stein farão a leitura em voz alta do romance “Um Copo de Cólera”, de Raduan Nassar, na íntegra, durante os quatro dias do evento, das 19h às 22h. Os interessados em participar devem enviar um e-mail informando o nome completo para oficina@bpp.pr.gov.br. A entrada é franca.

As leituras, que já acontecem no Rio de Janeiro, reúnem um público heterogêneo, de áreas profissionais diferentes e com as mais diversas experiências de vida e de leitura. Segundo Castello, não há nenhuma limitação quanto a quem possa participar. “É para o leitor comum. A exigência é gostar de ler e estar disposto a participar da discussão”, comenta.

De acordo com o escritor, o papel principal é do público, convidado a compartilhar, confrontar e agregar diferentes interpretações. “A ideia é que os participantes interfiram o tempo todo, nos interrompam a cada parágrafo para discutir o texto, associá-lo a situações cotidianas e discutir a vida contemporânea”, diz Castello.

“Extremos” já promoveu a leitura de autores como Carlos Drummond de Andrade, Franz Kafka, Clarice Lispector e Dostoiévski, entre outros.

Serviço:
Projeto Extremos – Círculo de Leitura de Ficções Radicais
Leitura de “Um Copo de Cólera”, de Raduan Nassar, com José Castello e Flávio Stein.
Data: de 16 a 19 de maio.
Horário: das 19h às 22h.
Local: Sala de Reuniões, no terceiro andar da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133. Centro – Curitiba-PR).
Entrada gratuita.
Mais informações: (41) 3221-4970.

Nenhum comentário: