quinta-feira, 5 de maio de 2011

Orquestra de Câmara apresenta concerto para flautas.

Clique sobre a imagem e saiba mais!
O concerto que a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba realiza neste fim de semana contempla composições escritas para flautas e terá como convidado José Ananias Lopes Souza, um dos mais destacados flautistas brasileiros. As apresentações acontecem sexta-feira (6), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e sábado (7), às 18h30, na Capela Santa Maria.

Nascido no Amapá e integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, José Ananias realiza este concerto com a orquestra curitibana para comemorar os seus 35 anos de carreira. Outro solista convidado é Sebastião Interlandi Jr, seu amigo flautista dos tempos da Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo. A direção musical é do violinista e spalla Mauricio Aguiar.

José Ananias será o solista no Concerto em Ré menor para Flauta e Cordas, de Carl Bach (1714-1788). Junto com Sebastião Interlandi ele executa o Concerto para Duas Flautas e Orquestra de Cordas, do compositor gaúcho Dimitri Cervo (1968). A orquestra curitibana faz a estreia nacional dessa obra, composta em 2009, com três movimentos que fazem referências ao folclore brasileiro. O concerto encerra com a Serenata para Cordas em Mi Maior, de Anton Dvorak (1841-1904).

José Ananias é flautista da Orquestra Sinfônica de São Paulo desde 1986 e professor da Academia de Música da Osesp. Tem cinco CDs gravados. O último, lançado em 2007, é inteiramente dedicado à música para flauta de Camargo Guarnieri e Francisco Mignone. Sebastião Interlandi nasceu em São Paulo e transferiu-se para Curitiba depois de ter sido aprovado em primeiro lugar no concurso para a Orquestra Sinfônica do Paraná. Interlandi também é flautista da Orquestra À Base de Sopro, um dos grupos artísticos mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba, assim como a Orquestra de Câmara.

Serviço:

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e flautista José Ananias
Dia 6 de maio (sexta-feira), às 20h
Igreja Nossa Senhora Aparecida – Av. Nossa Senhora Aparecida, 1637 – Seminário. Entrada franca.

Dia 7 de maio (sábado), às 18h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural – R Conselheiro Laurindo, 273 – Centro. Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).

Autor: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: