sábado, 14 de maio de 2011

Synthomas de poesia na infância - de Glória Kirinus

Lançamento- Sábado 21 de maio.

Synthomas de poesia na infância é resultado de pesquisa e trabalho de muitos anos da poetisa e especialista em literatura, Gloria Kirinus, sobre a criança que nasce com potencial criativo, intuitivo e intelectual e que, muitas vezes, é incompreendida por pais, educadores e profissionais da saúde que identificam nela sintomas de transtornos (Déficit de Atenção - DDA ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH).

Através de depoimentos, relatos, entrevistas e experiências, a autora, sem duvidar dos estudos médicos sobre tais transtornos, argumenta que nem toda criança que foge do padrão normal de comportamento deve ser tratada como caso clínico. "Mas as crianças não aprendem" ou "Mas as crianças ficam distraídas" são preocupações válidas, mas não podem ser confundidas com a alegria entusiasmada e eufórica da infância livre e sem preocupações.

RESENHAS

Obra propõe que os "Synthomas de poesia na infância" se anunciem com entusiasmo pela voz dos professores e pais

Gloria Kirinus lança um alerta: para compreender o universo infantil, basta deixar a criança voltar a ser criança

Que os Synthomas de poesia na infância não fiquem recolhidos no estanque escuro da desatenção, mas que se anunciem com entusiasmo pela voz dos professores e pais, e que estes duvidem mais das ondas, dos rótulos e modismos que paralisam o saber poético.

A infância de hoje está forrada de rótulos - hiperativa, distraída, impulsiva, rebelde... Geralmente, a criança que nasce com potencial criativo, intuitivo e intelectual é incompreendida por pais, educadores e profissionais da saúde, que identificam nela sintomas de transtornos (Déficit de Atenção - DDA ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH). A prova é que nunca se fez tanto encefalograma na tentativa de decodificar pensamentos e desvios das crianças.

Nem toda criança que foge do padrão normal de comportamento deve ser tratada como caso clínico. É o que defende a poetisa e especialista em literatura, Gloria Kirinus, na obra Synthomas de poesia na infância, mais um lançamento de Paulinas Editora. Sem duvidar dos estudos médicos sobre tais transtornos, Gloria mostra, por meio de depoimentos, relatos, entrevistas e experiências, que a dificuldade de aprender, a distração são preocupações válidas, mas não podem ser confundidas com a alegria entusiasmada e eufórica da infância livre e sem preocupações.

E por que synthomas? Em vez de reduzir o signo “sintoma” a uma terapia negativa, atrelado ao combate, a grafia “synthoma”, escolhida por Gloria, ganha uma percepção simbólica alinhada à arte, já que syn-thoma se traduz naquilo que é lançado ou aquilo que coincide. Assim synthomas de poesia se despe da insinuação de algo negativo para se apresentar como algo que se alinha, que coincide com o imaginário. Neste caso, a poesia. Segundo a autora, a poesia está presente desde os primórdios da Humanidade e é na infância que o estar poeta se apresenta espontaneamente. Texto descomplicado, com situações e relatos engraçados, Synthomas de poesia na infância resgata a criança natural que cresce embalada pela poesia.

Título: Synthomas de poesia na infância
Autora: Gloria Kirinus
Coleção: Re-significando linguagens
Formato: 15,5 x 23,0
120 págs.
Cód.:518301 - ISBN: 9788535627534
Preço: R$ 24,70

Um comentário:

Daniel disse...

Li e adorei, muito divertido.