quinta-feira, 23 de junho de 2011

Curitiba - Protótipo de Uma Nova Era, por José Scalon

Fui acordado na madrugada
pela balbúrdia da passarada
e logo entrei em meditação:
Me vi naquela antiga fazenda,
trabalhando na mesma moenda,
atendendo meu senhor patrão.
***
Aqui não é aquele sertão,
mas temos o que lá há de bom:
há musica em todo alvorecer!
Toda rua bem arborizada,
facilita a nossa passarada
para reproduzir e viver.
***
Aqui se acorda de madrugada
com canto alegre da passarada;
o grande barulhento é o sabiá.
Como num verdadeiro catira,
sem ser uma casa de caipira,
ah!...como é bonito este lugar!
***
Não falo daquela minha roça,
do meu sítio da velha palhoça:
falo da mais linda capital!
Aqui nós vivemos sem intriga,
nesta cidade de Curitiba,
que não é minha terra natal.
***
Onde chamam de Boca Maldita,
concentram-se mulheres bonitas,
nossos pintores e grandes poetas.
Promovem-se ali grandes eventos,
que geram os entretenimentos,
que nos mantém em perene festa.
***
Curitiba - tu és linda cidade!
Teu povo de incomum igualdade
pelo civismo e alta educação.
És protótipo de uma Nova Era
de paz e amor que tanto se espera;
em ti, sepulto O MEU CORAÇÃO!
***
José Scalon

Nenhum comentário: