sexta-feira, 3 de junho de 2011

Faleceu em Curitiba a empresária Maria Christina Vieira

A ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, faleceu ontem, aos 60 anos, vítima de um câncer. Ela havia se afastado do cargo na última segunda-feira, justamente para tratar da doença. O prefeito Luciano Ducci (PSB) decretou luto oficial de três dias.

O corpo de Maria Christina seria velado ontem a partir das 21 horas, na Capela Vaticano. Às 11 horas de hoje, haverá uma cerimônia de despedida para familiares e amigos. O corpo será cremado.

Maria Christina havia pedido a amigos e parentes que não comprassem flores para seu funeral. Em vez disso, Maria Christina disse que preferia que fossem feitas doações em seu nome para o Hospital Erasto Gaertner, especializado no tratamento de câncer.

Nascida em Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira era formada em Filosofia, com licenciatura em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Foi professora de Filosofia da PUC-PR e, em 1987, ingressou no antigo Banco Bamerindus, na área de Promoções e Eventos. No Bamerindus, foi diretora executiva da Associação Cultural Avelino Vieira, por ela criada, diretora de Infraestrutura e membro da holding do banco, além de idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010 e é um dos principais espetáculos natalinos do Brasil. Como presidente da Associação Comercial do Paraná, foi a primeira mulher a presidir uma associação comercial no Brasil. Maria Christina recebeu 63 prêmios na área de Marketing Cultural, entre eles o Diploma de Grão Mestre da Ordem Rio Branco, concedido pela Presidência da República.

Durante o governo Jaime Lerner, ela foi secretária de Estado da Indústria e do Comércio. Como tal, participou pessoalmente das negociações para trazer ao Paraná as montadoras de automóveis que transformaram o estado em um pólo automativo industrial.

Nenhum comentário: