quinta-feira, 2 de junho de 2011

MIA CARA CURITIBA

Foto Simultaneidades.
Curitiba será palco, de 27 de maio a 5 de junho, do evento Mia Cara Curitiba, semana em comemoração aos 150 anos da unificação da Itália. A programação terá ações culturais, gastronômicas, religiosas e esportivas e será aberta nesta sexta-feira (27), às 20h, pelo prefeito Luciano Ducci, na praça Generoso Marques.
"Durante todo o evento teremos uma bela programação cultural e social em espaços abertos da cidade para que todas as famílias curitibanas participem", diz Luciano Ducci. O Mia Cara Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, consulado geral da Itália e Instituto Municipal de Turismo.
Na abertura, a companhia de entretenimento Studio Festi projetará o espetáculo "Concerto de Imagens" nas fachadas do Paço da Liberdade e outros prédios da praça e iluminará o local com a instalação "Arquitetura de Luz".
O Paço da Liberdade se iluminará. As bandeiras da Itália, do Brasil, do Paraná e de Curitiba cobrirão a fachada do prédio. Uma bailarina presa em uma esfera colorida voará acima do público ao longo da praça Generoso Marques e acenderá, com um toque, a "Arquitetura de Luz".
Até o fim do evento, em 5 de junho, a "Arquitetura de Luz" será acesa na praça diariamente, às 20h, precedida pelo “Concerto de Imagens”, uma composição de imagens que será projetada na fachada dos prédios.
"Com o Mia Cara Curitiba, vamos celebrar a amizade entre Brasil e Itália e também atrair um grande número de visitantes para Curitiba, movimentar o setor turístico", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. O evento também antecipará as comemorações do Momento Itália-Brasil, celebração do ano da Itália no Brasil, que terá início em outubro, em todo o País.
"Essa é uma oportunidade para as pessoas que não têm possibilidade de ir à Itália conhecerem um pouco do país nas exposições fotográficas, na mostra de cinema, nos restaurantes, que oferecerão cardápio temático", explicou o cônsul cônsul-geral da Itália, Salvatore Di Vinezia.
O grupo - O Studio Festi cria eventos culturais monumentais, com linguagem estética e poética que se tornou uma referência no mundo. A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, o Campeonato Mundial de Natação em Roma, a homenagem de aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, a entrada do solstício de verão em São Petersburgo, na Rússia, estão entre as grandes produções do Studio Festi.
Os eventos são projetados pelo artista italiano Valerio Festi e realizados pela dramaturga Monica Maimone. Os espetáculos comunicam, por meio de experiências visuais e emotivas, imagens tocantes, que despertam memórias.
Mais atrações: O Mia Cara Curitiba também terá exposições de fotografias e artes plásticas, espetáculos de danças folclóricas e a Sentimana Della Gastronomia Italiana, com a participação de vários restaurantes, que farão um cardápio comemorativo com preço fixo.
Outros destaques são a Corritaliabrailse, corrida com percurso que atravessa Santa Felicidade, e a mostra de filmes italianos na Cinemateca.
O Mia Cara Curitiba será realizado novamente em 2012 para encerrar a programação do ano da Itália no Brasil, que começará no próximo mês de outubro. "O objetivo é fazer com que as agências de turismo, a partir do ano que vem, ofereçam o evento como opção dos pacotes para os interessados em visitar Curitiba", explicou Juliana.
A produção do Mia Cara Curitiba é de Dado Dantas e Ilse Lambach.
O site do evento é http://www.miacaracuritiba.com/.

ATRAÇÕES:
Abertura com espetáculo do Studio Festi
Data: dia 27
Horário: às 20h
Local: praça Generoso Marques, no Centro
"Concerto e Imagens" e "Arquitetura de Luz", do Studio Festi
Data: diariamente, de 27 de maio a 5 de junho
Horário: 20h
Local: praça Generoso Marques, no Centro

Exposição fotográfica "Omaggio Alla Sicilia", de Paolo Barone
Data: de 28 de maio a 3 de junho
Horário: das 11h às 23h
Local: Shopping Palladium (avenida Presidente Kennedy, 4121, Portão)

Exposição "Imigração Italiana" e "Máscaras de Veneza"
Data: de 28 de maio a 5 de junho
Horário: das 9h às 18h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudinho dos Santos, 79, Centro)

Apresentação de dança folclórica
Data: de 29 de maio a 5 de junho
Horário: às 10h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudinho dos Santos, 79, Centro)
Sentimana Della Gastronomia Italiana
Data: de 28 de maio a 5 de junho
Local: vários

Corritaliabrasile
Data: dia 29
Horário: 7h20
Local: largada do Restaurante Madalosso (avenida Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)

Mostra de Cinema - Filmes Italianos Atuais
Data: de 30 de maio a 3 de junho
Horários: sessões às 16h30 e 20h
Local: Cinemateca (rua Carlos Cavalcanti, 1174, Centro)

Canti d’Italia
Data: 4 de junho
Horário: 20h
Local: Canal da Música (rua Julio Perneta, 695, Mercês)

Missa solene e apresentação de corais
Data: 5 de junho
Horário: 11h
Local: Igreja do Rosário (praça Garibaldi, São Francisco)

Casa Cor Paraná
Ambiente Loft Garagem de Ivan Wodzinsky
Data: de 10 de junho a 19 de julho
Horário: de terça a sábado, das 13 às 21h;
domingos e feriados, das 11 às 19h.
Local: Rua Paulo Gorski, 1175, Mossunguê

Nenhum comentário: