sábado, 2 de julho de 2011

Coluna do Ouverney (Pinda) destaca a festa literária de Maringá.

ACADEMIA DE MARINGÁ

Festa da Academia de Letras de Maringá é festa para ninguém por defeito. De 24 a 26 de junho, poetas e escritores de cinco estados brasileiros desfilaram pelo elegante Hotel Metrópole Bristol. Destaque para o escritor Laurentino Gomes, autor de dois “Best Sellers”: “1808” e ‘1822”, o primeiro já na faixa de um milhão de exemplares vendidos.

Pindamonhangaba também desfrutou do calor e do carinho dos coirmãos maringaenses, lá representada pela poetisa Rhosana Dalle Leme Celidônio/esposo e por este colunista. Ela, com seu belo poema livre “Eterno Celeiro” e eu com uma trova. Todos os trabalhos focados no tema “Celeiro”, que teve, ainda, outras duas modalidades literárias. Ao todo foram 936 trabalhos participantes e 25 premiados, assim distribuídos: 597 trovas (10); 82 sonetos (05), 151 poemas livres (05) e 106 crônicas (05).

A Academia de Letras de Maringá, através de sua brilhante presidente Olga Agulhon, da vice-presidente Jeanette de Cnop, da Secretária Geral Eliana Palma,do Presidente de Honra A. A. de Assis, do 1º Tesoureiro Alberto Paco, mais Jorge Fregadolli, Ademar Schiavone e tantos outros, foram de uma lhaneza sem par, começando pela diferenciada (e pioneira) iniciativa de buscar e levar todos os visitantes à rodoviária e ao aeroporto.

É mais uma iniciativa
que deixa clara mensagem:
- nossa cultura está viva
e está pedindo passagem!

Além dos trabalhos premiados já citados, nas disputas de “concurso-relâmpago” este colunista obteve ainda 3º e 1º lugares no tema “Cocamar” (Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá): copatrocinadora do evento).

1º. Lugar:
De um velho e nobre chavão / pra defini-la, eu me valho:
- Cocamar, meu caro irmão, / não é milagre.. é Trabalho!
José Ouverney (Pindamonhangaba – SP)

2º. Lugar:
Na luta da Cocamar, / o amor, trabalho e união,
têm poder de transformar / cada sócio... em um irmão!
Maria Lúcia Daloce (Bandeirantes – PR)

3º. Lugar:
Cocamar é o resultado / da parceria incessante:
nas veias do cooperado / pulsa o sangue de um gigante!
José Ouverney (Pindamonhangaba – SP)

E, assim, Pinda fechou com chave de ouro sua participação no grandioso evento que, mal terminado, já deixa muita saudade.
=
Coluna Falando de Trova
(José Ouverney)

Nenhum comentário: