sábado, 13 de agosto de 2011

Programação da Semana Literária SESC - Maringá, de 12 a 16 de setembro de 2011

Tema: Literatura e Sociedade
12 a 16 de setembro de 2011
Autor homenageado: ANTÔNIO CÂNDIDO

Programação:

Todos os dias

MOSTRA DE ESCRITORES MARINGAENSES – ACADEMIA DE LETRAS DE MARINGÁ (livros, biografias, fotos, varal de poesias).
MOSTRA ANTÔNIO CÂNDIDO.
LEITURAS AO VENTO – Projeto de Incentivo à Leitura.
MOSTRA INTERATIVA PEQUENO PRÍNCIPE - ANTOINE DE SAINT-EXUPERY E O PEQUENO PRÍNCIPE: UMA VIAGEM PELOS CAPÍTULOS DO LIVRO.
- Oficina Literária e Desenhos com a Técnica da Monotipia. Monitora: Eliane Gabriel Correa.
- Visita ao Planetário.
- Oficina de Leitura.
- Hora da História. Contadora: Sibele Milani da Silva Gibim.
Local: Tenda das Letras e Biblioteca.

12/09 (segunda-feira)

- 09h00, 10h00, 14h00 e 15h00 – ESPETÁCULO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CHAPEUZINHO VERMELHO, com a Cia. Circo Teatro Sem Lona. Direção e adaptação: Pedro Ochoa. Atores: Mateus Mosqueta, Valéria Bonifácio, Mariela Lamberti e Pedro Ochoa. Duração do espetáculo: aproximadamente 50 minutos. Local: Salão de Eventos do SESC.

- 09h00 – OFICINA DE TROVAS ministrada por membros da Academia de Letras de Maringá (definição de Trova, trovador e trovadorismo, métrica e rima). Público: alunos de 4ª a 8ª séries e demais interessados. Local: Tenda dos Autores.

- 14h30 – OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ATRAVÉS DA IMAGEM. Monitora: Agenir Leonardo Victor, formada em pedagogia e jornalismo, escritora, poeta, trovadora, cronista, membro da Academia de Letras de Maringá. Autora dos livros: A Vida e Você (crônicas), Brisas do Passado (poemas), Horizonte dos Meus Dias (poemas), Peixinho Dengoso (infantil). Público: infanto-juvenil. Local: Tenda dos Autores.

- 19h30 – MESA REDONDA: LITERATURA E SOCIEDADE, com o escritor Affonso Romano de Sant’Anna.

Nos anos 70, Affonso Romano de Sant’Anna dirigiu o Departamento de Letras e Artes da PUC – RJ. Como jornalista trabalhou nos principais jornais e revistas do país: Jornal do Brasil, Senhor, Veja, Isto É, O Estado de São Paulo. Foi cronista da Manchete e do Jornal do Brasil, e está no Globo desde 1988. Trabalhou como presidente da Biblioteca Nacional de 1990 a 1996. Foi professor de várias universidades brasileiras (Universidade Federal de Minas Gerais, Pontificia Universidade do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro) e orientou, como tal, cerca de 80 teses de doutorado e mestrado. No exterior, deu cursos na Universidade de Los Angeles (1965-67), Universidade do Texas (1976), Universidade de Koln (1978) e Universidade de Aix-en-Provence (1980-1982). Sua obra tem cerca de 40 livros de ensaios, poesias e crônicas, e seus poemas estão publicados em dezenas de antologias, livros e revistas no exterior.

Mediador: Prof. Dr. Milton Hermes Rodrigues – UEM
Local: Salão de Eventos do SESC
Público: professores, estudantes, comerciários e público em geral.

13/09 (terça-feira)

- 09h00, 10h00, 14h00 e 15h00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: HISTÓRIAS DO MUNDO (4 histórias curtas de 04 continentes diferentes). Interpretação: Daniela Caria. Público: acima de 4 anos. Tempo de espetáculo: 45 minutos. Local: Salão de Eventos do SESC.

08h00 – OFICINA: LEITURA APRECIATIVA DE IMAGENS, com Ricardo A. Pastoreli, formado em Letras Português/Inglês pela UEM e pós-graduado em Pedagogia Empresarial pela UNOPAR de Londrina. Ex-articulador dos programas de Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais, ANJ (região Sul). Atualmente é coordenador do programa O Diário na Escola. Carga horária: 3 horas. Local: Sala 01.

- 20h00 – PALESTRA: MARKETING EMOCIONAL E A RELAÇÃO DE CONSUMO. Palestrante: Ivana Martins, fotógrafa, escritora, poetisa, membro da Academia de Letras de Maringá, Bacharel em Comunicação Social e Especialista em Marketing. Local: Salão de Eventos do SESC. Público: estudantes de marketing, jornalismo, pedagogia, letras e áreas afins.

14/09 (quarta-feira)
- 08h00 – WORKSHOP DE CONTAÇÃO HISTÓRIAS, com a arte-educadora Rozze Cruz, formada em Belas Artes, especialista em Cenografia, técnica em Teatro. Trabalha com teatro de bonecos e arte-educação. Carga horária: 4 horas. Público: educadores, contadores de histórias e público interessado. Vagas limitadas. Local: Sala 01.

- 09h00, 10h00, 14h00 e 15h00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O JARDIM DAS VIRTUDES, com o Grupo Almazem Teatro de Bonecos, de Gil Gabriel. Duração: 45 minutos. Faixa etária: a partir de 3 anos de idade. Local: Salão de Eventos do SESC.

- 14h00 – OFICINA DE LITERATURA DE CORDEL: O QUE É LITERATURA DE CORDEL? OS GRANDES NOMES DA LITERATURA DE CORDEL, E COMO SE FAZ LITERATURA DE CORDEL. Facilitador: Escritor Osvaldo Reis, membro honorário e fundador da Academia de Letras de Maringá. Autodidata, Osvaldo Reis foi articulista e colaborador da Revista Pois é, dos jornais Correio da Cidade, Jornal do Povo, O Diário do Norte do Paraná, Hoje Notícias e Correio Metropolitano (Sarandi). A partir de 1970, passou a assessorar políticos paranaenses, dentre esses os deputados Jayme Rodrigues de Carvalho, Antonio Annibelli, Tadeu França, Renato Bernardi e Said Ferreira. Público: adolescentes e demais interessados. Local: Tenda dos Autores.

- 19h30 – MESA REDONDA: LITERATURA E POLÍTICA, com e escritor Milton Hatoum.

Milton Hatoum lecionou Literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia (Berkeley). Foi escritor residente nas Universidades de Yale, Stanford e Berkeley. Autor dos romances Relato de um certo oriente (1989), Dois Irmãos (2000), Cinzas do Norte (2005) e Órfãos do Eldorado (2008). Em 2009 publicou o livro de contos A Cidade Ilhada. Sua obra de ficção foi traduzida em dez línguas e publicada em doze países. Atualmente mora em São Paulo e é cronista literário do Caderno 2, do jornal O Estado de São Paulo, e do Terra Magazine.

Mediador: Alexandre Gaioto, formado em Letras (UEM) e Jornalismo (CESUMAR), repórter do jornal O Diário.
Local: Salão de Eventos do SESC.

15/09 (quinta-feira)

- 09h00, 10h00, 14h00 e 15h00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: HOMEM PALCO CONTA LENDAS DO BRASIL. Local: Salão de Eventos do SESC.

- 14h00 – OFICINA: LEITURA DE IMAGENS, com Ricardo A. Pastoreli, formado em Letras Português/Inglês pela UEM (2000) e pós-graduado em Pedagogia Empresarial pela UNOPAR de Londrina. Ex-articulador dos programas de Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais, ANJ (na região Sul). Atualmente é coordenador do programa O Diário na Escola. Carga horária: 3 horas. Público: professores, educadores, jornalistas, alunos de curso superior e público em geral. Local: Sala 01.

- 15h00 – RODA DE LEITURA E OFICINA DE PRODUÇÃO ESCRITA: PALAVRA PUXA PALAVRA, com o escritor Rogério Recco. Como jornalista, Recco trabalhou em jornais de Maringá, Londrina e Curitiba. Especializado em agronegócio, é assessor de imprensa da Cocamar, da Sicredi União e da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar). Foi colaborador da Revista Globo Rural, editor do Caderno Agrícola de O Estado do Paraná e é integrante da Associação dos Jornalistas de Agronegócio do Paraná (Ajap). Ao longo de sua carreira, foi ganhador de vários prêmios de jornalismo concedidos pela Associação Brasileira de Marketing Rural, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). É editor do Jornal de Serviço Cocamar. Como escritor, é autor de diversas obras que retratam, basicamente, o resgate da história regional. Fundador do Instituto da Árvore, é membro da Academia de Letras de Maringá e foi agraciado com o Mérito Municipal em 2008. Público: adolescentes e demais interessados. Local: Tenda dos Autores

- 20h00 – LANÇAMENTO DO LIVRO Charlene Flanders, que voava em seu guarda-chuva roxo, mudou minha vida. Autor: Wilame Prado. Editora: Multi Foco. Gênero: contos de ficção.

Wilame Prado, 25 anos, assina a coluna Crônico e a mantém com crônicas publicadas todas as terças-feiras no caderno D+, do jornal O Diário do Norte do Paraná, desde 2008. Também é repórter do jornal e mantém seu blog www.odiario.com/blogs/wilameprado com crônicas, contos, divagações e reportagens.

Público em geral. Local: Salão de Eventos do SESC.

16/09 (sexta-feira)

- 09h00, 10h00, 14h00 e 15h00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O PESCADOR DE HISTÓRIAS, com Élcio Di Trento. Local: Salão de Eventos do SESC.

- 20h00 – MESA: LITERATURA E SEDUÇÃO, com Alice Ruiz e Fabrício Carpinejar.

Alice Ruiz é poeta, haicaísta, letrista, tradutora e publicitária. Livros publicados: Navalhanaliga (poemas), Dez Haikais (tradução de poetas japonesas), Paixão Xama Paixão (poemas), Elos Pêlos (poemas), Hai Tropikai (poemas) com Paulo Leminski, Rimagens (poemas) com desenhos de Leila Pugnaloni, Céu de outro lugar (tradução de poetas japonesas), Nuvem Feliz (infantil), Sendas da Sedução (tradução) com Josely V. Baptista, e muitos outros.

Fabrício Carpinejar é poeta, cronista, jornalista e professor, autor de dezesseis livros, oito de poesias. Ao mesmo tempo em que seus poemas são recitados pela cantora Ana Carolina nas turnês “Dois Quartos” e “Nove”, aparecem como questão de grande parte dos vestibulares do Rio Grande do Sul, como a UFRGS, a Unisc e a UCS. Sua coletânea Canalha! (Bertrand Brasil) venceu o 51º Prêmio Jabuti/2009, um dos mais importantes do país, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Contos e Crônicas. Publicou o primeiro livro no Brasil com frases do twitter, www.twitter.com/carpinejar/ (Bertrand Brasil, 2009), reunião de mais de 400 máximas e aforismos.

Mediação: Marcelo Bulgarelli.
Local: Salão de Eventos do SESC.

PARTICIPAÇÃO:
ACADEMIA DE LETRAS DE MARINGÁ
CONTOS MARINGAENSES

Livrarias participantes:
LIVRARIAS DO CHAIM
LIVRARIAS CURITIBA – UNIDADE DE MARINGÁ
LIVRARIA ESPAÇO DO LIVRO
LIVRARIAS PAULINAS

Inscrições e agendamentos devem ser feitos através dos e-mails: laidesousa@sescpr.com.br / josimaroliveira@sespr.com.br.

Fonte: Academia de Letras de Maringá

Nenhum comentário: