segunda-feira, 5 de setembro de 2011

5ª Semana Literária de Campo Largo

A 5ª Semana Literária de Campo Largo será realizada entre os dias 11 e 17 de setembro e reunirá diversas atividades durante os sete dias de evento como painéis, mesas de debate, varal de poesia, oficinas, pic-nic literário, recital, lançamento de livro e CD e workshop de Jazz.

O tema desta edição é “Direito ao Livro, Direito à Cultura” e tem por objetivo propor reflexão e debate sobre a questão da leitura compreendida como ferramenta de inclusão, transformação social e de desenvolvimento das cidades.

Livro é direito! É sob essa ótica que o Departamento de Cultura e Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campo Largo apresentam a 5ª Semana Literária. O Livro e leitura (acesso, produções, fruições, etc.) são e devem ser entendidas como área estratégica para transformação social, promoção da autonomia e desenvolvimento das cidades. Deixando de lado romantismos que, muitas vezes são ferramentas de exclusão social, livro e leitura devem ser direitos efetivados e presentes no contemporâneo. A temática desta 5ª edição da Semana Literária de Campo Largo pretende abrir uma profunda reflexão e um intenso debate sobre a questão entendendo-a como agenda necessária na criação de políticas publicas.
Pretende-se ainda promover um grande encontro entre escritores, poetas, livrarias, bibliotecas, instituições de ensino e pesquisadores, com vista a um fortalecimento da área em Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba e nos deliciarmos com a beleza da escrita e encantos da leitura.

PROGRAMAÇÃO:
DOMINGO (11 de Setembro de 2011 – Dia Municipal da Poesia)Recital de Poesia:
No dia municipal da Poesia a recém-formada Academia campolarguense da Poesia abrilhantará o show de abertura do grupo Jazz Cigano com recital de poemas e poesias campolarguenses. Venha degustar o melhor da nossa poesia local.
Data: 11 de Setembro de 2011
Local – auditório da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Horário- 19.00 (evento conjunto com o show da banda Jazz Cigano)
Lançamento do novo CD do grupo Jazz Cigano
Lançamento e show da banda Jazz Cigano, que interpreta ritmos latinos e instrumentais. O Jazz Cigano Quinteto tem sua base em uma formação de jazz manouche, gênero muito popular surgido na década de 1930 na França. A maneira de tocar de virtuoses como Django Reinhardt e Stéphane Grappelli inspirou os jovens músicos paranaenses a montar o grupo, que desde seu princípio não se restringiu apenas a aprender as técnicas e os grandes sucessos do estilo. Os músicos também oferecem ao público uma mescla em diferentes linguagens musicais e composições próprias, desenvolvidas à maneira cigana. Um dos integrantes da banda é campolarguense.
Data: 11 de Setembro de 2011
Local – Auditório da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Horário- 19:00 h
Entrada: 1kg de alimento não perecível – Limite de 250 participantes.

 SEGUNDA FEIRA (12 de Setembro de 2011)
Painel: Direito ao livro, Direito a cultura
O painel "Direito ao Livro, Direito a Cultura" promoverá uma reflexão sobre o livro e leitura como ferramentas de inclusão social, promoção da cidadania e estratégia de desenvolvimento
Mesa 01 - “Livro e Leitura na Escola” com Regina Shudo (Painel oferecido em parceria com a editora FTD). Qual o papel do livro na escola? Como trabalhá-lo em sala de aula? É consenso entre educadores e pesquisadores que o livro auxilia no desenvolvimento integral dos alunos, indo muito além da linguagem e
aquisição de novos vocábulos. O painel livro e leitura na escola, ministrado pela professora Regina Shudo debaterá estas questões e proporcionará uma ampla discussão sobre o assunto.
Regina Emiko Shudo, pedagoga e pós-graduada em metodologia de ensino pela Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área educacional há mais de 25 anos, foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em Universidades. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.
Data: 12 de Setembro de 2011
Local: Auditório da Casa da Cultura Horário: 13:30 hs
Inscrições: Gratuitas – 30 minutos antes do evento – Limite de 250 participantes.

Debate e Palestra:
Debate sobre a vida e a obra de Érico Veríssimo e exibição da Minissérie – O Tempo e o Vento. Com a Prof.ª Rosângela e Palestra com o artista e escritor Gerson Guerra, idealizador e criador da AgendArte, uma proposta que envolve artes visuais e poesia.
Data: 12 de Setembro de 2011
Horário: 14 horas
Local: Biblioteca Cidadã Prof. Odila Castagnoli Portugal
Entrada Franca

Café Literário:
Entre um café e outro, poemas, poesias, crônicas e histórias deliciarão os participantes promovendo um grande encontro de escritores campolarguenses e da região. Venha apresentar seu trabalho e conhecer outros escritores que tem dedicado-se a arte de escrever e encantar.
Data: 12 de Setembro de 2011
Local: Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Horário: 19:00 hs
Inscrições: Gratuitas



 TERÇA FEIRA (13 de Setembro de 2011)
Apresentação Literária
Com a jovem escritora Giovana Cunico – ação paralela ao lançamento do livro da Vanessa Musial e alunos do Colégio Sagrada Família, professora Soeli Ferreira
Data: 13 e 14 de Setembro de 2011
Local: Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Horário: 14 hs

Contação de Histórias:
Que tal embarcar em uma viagem surpreendente por um mundo totalmente desconhecido? Fadas, bruxas, duendes e seres que nunca vimos. A professora Carla Françoase convida-nos a uma tarde inesquecível e cheia de aventuras.
Data: 13 de Setembro de 2011
Horário:14 horas
Local: Biblioteca Cidadã Prof. Odila Portugal Castagnoli
Entrada Franca

Encontro do Centro de Letras de Campo Largo e Academia Campolarguense de PoesiaEspaço voltado aos escritores de Campo Largo para apresentação de trabalhos e conhecimento das ações desenvolvidas pelo Centro de Letras . Este encontro homenageará o poeta Orlando Ferreira e a poetisa Prof. Odila Portugal Castagnoli
Data: 13 de Setembro de 2011
Local: Auditório da Casa da Cultura
Horário: 19:00 hs
Entrada Franca

Lançamento de livro
Vanessa Musial, jovem talento da escrita campolarguense, estará lançando o primeiro livro da saga de 04 volumes “Princesa dos Dragões”. Nesta primeira obra intitulada “A filha da Lua”, Vanessa explora o mundo de Teferdall entre anjos, demônios, dragões e demais seres que o habitavam. Nesta primeira obra da saga a princesa Selem tem uma difícil missão: restaurar a paz em Teferdall. Uma grande aventura e viagem pela literatura!
Data: 13 de Setembro de 2011
Local: Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Horário: 19 hs

 QUARTA FEIRA (14 de Setembro de 2011)
Encontro de Contadores de Histórias de Curitiba e Região:
Pretende-se reunir contadores de historias e interessados pela área para promover troca de experiências, análise dos desafios e expectativas para a área, apresentação de metodologias e aprimorar conhecimentos.
A programação conta com mesas de debates, grupos de trocas de experiências e articulação de fóruns da área.
Grupos de Trabalho:
01.“Corpos que contam histórias”:(com Rosangela J.Rauen)
Descrição: E quando não têm adereço, fantasia, instrumentos musicais e cenários? O grupo de trabalho corpos que contam histórias irá discutir as possibilidades do uso do próprio corpo como recurso de contação de histórias, trazendo ao mesmo tempo a noção de percepção do próprio corpo como matéria viva e presente no mundo.
02.“Objetos contantes e cantantes”: (com Hélio Leite)
Descrição: O presente grupo de trabalho discutirá as possibilidades  e uso de diferentes objetos na contação de historias. Seria o objeto somente um instrumento? O objeto por si só conta a história ou ele é parte do corpo e história do contador? Elaborar objetos adequando-os as histórias, fabricá-los ou comprá-los?
03. “Contos de inclusão” – Contação de histórias e inclusão
Descrição: Este grupo de trabalho explorará o fantástico mundo da inclusão, (re)pensando o público, criando novas metodologias e considerando as possibilidades existentes.
04. “Cria, cria...Conta e encanta” – A improvisação e a contação de histórias (com Efigênia Rolim)
Descrição: O grupo de trabalho “cria, cria..conta e encanta” trabalhará a improvisação na contação de história e a possibilidade de criação e alteração de histórias pelo contador.
Data: 14 de Setembro de 2011
Local: Auditório da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Horário: 13:30 hs
Inscrições: Gratuitas – 30 minutos antes do evento – Limite de 250 participantes.

Cinema e Literatura - Filme: O Alienista
Cem anos após sua morte, Machado de Assis continua atual, moderno e surpreendente. Considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos, o bruxo do Cosme Velho teve sua obra revisitada em filme com o humor e a inteligência típicos de sua literatura.
Data: 14 de Setembro de 2011
Horário:14 horas
Local: Biblioteca Cidadã Prof. Odila Portugal Castagnoli
Entrada Franca

Painel: Direito ao livro, Direito a cultura
O painel "Direito ao Livro, Direito a Cultura" promoverá uma reflexão sobre o livro e leitura como ferramentas de inclusão social, promoção da cidadania e estratégia de desenvolvimento.
Mesa 02 - “Espaços, visões e políticas de livro, leitura e literatura na contemporaneidade”
Qual o espaço do livro, leitura e literatura no cotidiano dos indivíduos no contemporâneo? A mesa Espaços, visões e políticas de livro, leitura e literatura na contemporaneidade promoverá uma reflexão sobre a questão e apresentará perspectivas e desafios para a consolidação da temática nas agendas públicas  e interesses coletivos.
Debatedores:
 Prof. Dr Waltencir Alves de Oliveira (UFPR)
 Rogério Pereira (Diretor da Biblioteca Pública do Paraná)
 Ligia Schiavon Barichelo e Josiane Bertoja Pariz (ITECNE)
Data: 14 de Setembro de 2011
Local: Auditório da Casa da Cultura
Horário: 19:00 hs
Inscrições: Gratuitas – 30 minutos antes do evento – Limite de 250 participantes.

 QUINTA FEIRA (15 de Setembro de 2011)
Feiras
Feira do Livro:
A Praça Getúlio Vargas (Pra. do Museu) irá se tornar uma grande livraria. Editoras, livrarias e livreiros em geral irão apresentar e vender livros e materiais de literatura. Venha conhecer e aproveitar para adquirir obras inesquecíveis.
Data: de 15 a 17 de Setembro de 2011
Local: Praça Getúlio Vargas – Praça do Museu
Horário: das 9:00 as 17:00 hs

Feira da Troca:
Sabe aquele livro que você já leu e fica guardado em sua estante? Que tal trocá-lo por outro? A feira da troca será um espaço para quem quer dar a chance de outros lerem um livro já lido e bom por outro. Não há custo algum. É troca! Troque também Lp's, fitas k7, fotos antigas e utensílios antigos.
Data: 15 de Setembro de 2011
Local: Praça Getúlio Vargas – Praça do Museu
Horário: das 9:00 as 17:00 hs
Oficina de Criação de Histórias
Data: 15 de Setembro de 2011
Horário: 14 horas
Local: Biblioteca Cidadã Prof. Odila Portugal Castagnoli

Painel: Direito ao livro, Direito a cultura
O painel "Direito ao Livro, Direito a Cultura" promoverá uma reflexão sobre o livro e leitura como ferramentas de inclusão social, promoção da cidadania e estratégia de desenvolvimento.
Mesa 03 – Livro e leitura como ferramenta de inclusão social e combate a miséria
Esta mesa tratará da questão do livro e leitura como ferramentas de inclusão social, além de debater o papel dos escritores, livrarias, editoras, bibliotecas e poder público neste processo. Seria o livro uma ferramenta de combate a miséria? Que subjetividades há na leitura e em suas representações capazes de transformar realidades e contextos?
 Representante do Instituo Brasil Leitor
 Representante PNLL
 Biblioteca Sociedade Alternativa
 Representante do Depto de Cultura de Campo Largo
Data: 15 de Setembro de 2011
Local: Auditório da Casa da Cultura Horário: 19:00 hs
Inscrições: Gratuitas – 30 minutos antes do evento – Limite de 250 participantes.

 SEXTA FEIRA (16 de Setembro de 2011)
Encontro de Bibliotecas da Região Metropolitana de Curitiba
Este encontro tem o objetivo de analisar quais os desafios que enfrentam as Bibliotecas de municípios da Região Metropolitana, analisando as perspectivas contexto contemporâneo e cases e experiências tem contribuído para o fomento ao livro e leitura.
Mesa 04 – Biblioteca como política pública
Esta mesa promoverá um debate e reflexão acerca das concepções e ideologias sobre bibliotecas entendendo-as enquanto espaço de efetivação de direitos e promoção da cidadania. Programas, políticas e perspectivas estarão em debate.
- Representante Brasília PNLL
 Mauro Tietz (Responsável pelas Casas de Leitura da Fundação Cultural de Curitiba)
 Maria Marta Sienna (Responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas - PR)
 Representante da Secretaria de Cultura de Araucária
Data: 16 de Setembro de 2011
Local: Auditório da Casa da Cultura Dr.. José Antonio Puppi
Horário: 13h30min
Inscrições: Gratuitas – 30 minutos antes do evento – Limite de 250 participantes. (Bibliotecas que tiverem o interesse de exporem seus trabalhos em painéis entrar em contato pelo telefone (41)33931715 e/ou

Oficina Criação de capa e ilustração de histórias
Data: 16 de Setembro de 2011
Horário:14 horas
Local: Biblioteca Cidadã Prof. Odila Portugal Castagnoli
Entrada Franca

Cinema e Literatura - Filme: A Hora da Estrela
Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, é primeiro longa-metragem de Suzana Amaral. Modelo fértil para a história da adaptação cinematográfica brasileira pela forma criativa com que trabalha o discurso literário e sua transposição para o cinema. Narra a tragédia social do retirante nordestino a partir do percurso de Macabéa, uma imigrante alagoana que abandona o Nordeste para viver na metrópole. Macabéa é uma semi-analfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o também nordestino Olímpico, um operário metalúrgico, e os dois começam a namorar. Mas Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Macabéa sai feliz, sem saber o que a espera. (Classificação: 14 anos/Duração: 96 min)
Data: 16 de Setembro de 2011
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Entrada Franca

Fórum Municipal de Livro e Leitura:
Qual o seu sonho para a área de livro e leitura? Quais as metas, perspectivas e expectativas? O que precisamos? Para onde queremos ir? O Fórum Setorial de livro e leitura é uma etapa preparatória com escritores, bibliotecários e usuários, livrarias, professores, editoras, gráficas, e demais apaixonados pela temática para proporem metas e ações para composição do Plano Municipal de Cultura. Neste fórum também serão eleitos os representantes que farão parte do Conselho Setorial de Livro e Leitura. Você que está envolvido nesta área, participe!
Data: 16 de Setembro de 2011
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal
Entrada Franca – Benefícios Eternos!

 SÁBADO (17 de Setembro de 2011)
Pic-Nic Literário
Traga sua toalha, livro, protetor solar e divirta-se numa grande pic-nic cujo objetivo é conhecer os encantos da leitura. É um bom momento para ler, sonhar e conhecer amantes da literatura. Traga a família, cachorro, gato, papagaio... Todo mundo!
Data: 17 de Setembro de 2011-08-30
Horário: 14 horas
Local: Parque Cambuí

Workshop com Fernando Rivabem Trio
Formado no início deste ano, durante apresentações semanais no Blues Velvet Bar, em Curitiba, o grupo conta com Oliver Pellet (guitarra), José Antonio Boldrini (baixo acústico) e Fernando Rivabem (bateria) e
tem como repertório desde standards até temas de jazz mais modernos. O trio tem como intuito a improvisação, mas acima de tudo o foco é na linguagem, procurando sempre manter esta concepção.
Data: 17 de Setembro de 2011
Local – Auditorio da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi -
Horario- 16:00 h
Entrada: 1kg de alimento não perecível – Limite de 250 participantes.

 EXPOSIÇÕES:
Varal de Poesias:
Um imenso varal será estendido na Biblioteca Pública Municipal para que você possa pendurar e expor sua poesia, crônica, hai-kai, frases e pensamentos. Aproveite também e venha conhecer o trabalho dos escritores campolarguenses.
Data: 12 a 17 de Setembro de 2011
Local: Biblioteca Pública Municipal
Horário: das 8h00m as 20 hs.
Ação Gratuita.
Direito ao livro é direito a Cultura!
A exposição oficial da 5ª Semana literária trará instalações com obras poéticas com o intuito de provocar a reflexão para a percepção de um mundo envolto por livro, leitura e literatura, além de proporcionar interações estéticas com as obras literárias. Com a criação e curadoria dos funcionários do Departamento de Cultura de Campo Largo a exposição “Direito ao livro é direito a cultura” ampliará as possibilidades de leitura dos visitantes.
Data: 12 a 17 de Setembro de 2011
Local: Salão de exposições da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Horário: 08 as 17h30m
Entrada Franca

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO LARGO
Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Departamento de Cultura
Divisão de Ação Cultural – Sessão de Difusão e Fomento
Coordenação de Livro e Leitura – Sistema Municipal de Bibliotecas
Av. do Centenário, 2011 – Campo Largo/PR – (41)3393-1715

Nenhum comentário: