sexta-feira, 16 de setembro de 2011

José Castello e Flávio Stein leem e discutem A hora da estrela, de Clarice Lispector

De 19 a 22 de setembro, a Biblioteca Pública do Paraná promove a segunda edição do projeto “Extremos – Círculo de Leitura de Ficções Radicais”. Criado pelo escritor e crítico literário José Castello e pelo músico e diretor teatral Flávio Stein, “Extremos” consiste na leitura em voz alta de obras que desestabilizem o leitor e nele produzam interpretações e questionamentos sobre o mundo contemporâneo. Durante os quatro dias de evento, os criadores do projeto farão a leitura de A hora da estrela, romance de Clarice Lispector. Os encontros acontecem das 19h às 22h, na Sala de Reuniões da BPP. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: oficina@bpp.pr.gov.br.

O escritor e coordenador dos encontros, José Castello, ressalta a importância do público ao longo da leitura, convidado a compartilhar, confrontar e agregar diferentes interpretações do texto. “A ideia é que os participantes interfiram o tempo todo, nos interrompam a cada parágrafo para discutir o texto, associá-lo a situações cotidianas e discutir a vida contemporânea.”

As leituras, que também acontecem no Rio de Janeiro, reúnem um público heterogêneo, oriundo das mais variadas áreas do conhecimento e com as mais diversas experiências de vida e de leitura. Segundo o escritor, não há nenhuma limitação quanto a quem possa participar. “É para o leitor comum. A exigência é gostar de ler e estar disposto a participar da discussão.”

“Extremos” já promoveu a leitura de autores como Carlos Drummond de Andrade, Franz Kafka, Raduan Nassar e Dostoiévski, entre outros. Durante a primeira edição do projeto na BPP, em maio deste ano, o livro escolhido para leitura foi o romance “Um copo de cólera”, de Raduan Nassar.

Projeto Extremos – Círculo de Leitura de Ficções Radicais
Leitura de “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, com José Castello e Flávio Stein.
De 19 a 22 de setembro, das 19h às 22h.
Na Sala de Reuniões, no terceiro andar da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba-PR), (41) 3221-4970.
Entrada franca.

Nenhum comentário: