quarta-feira, 12 de outubro de 2011

LANÇAMENTO LIVRO PROFESSOR BERTOLINO TENFEN

Dia 22/10 - 16:30
Cascavel-Paraná
LIVRO BILINGUE: EM ESPANHOL E PORTUGUES

VEJAM MINI-BIOGRAFIAS DO AUTOR,O ESCRITOR NICARAGUENSE RUBÉN DARIO
E DO TRADUTOR, PROFESSOR BERTOLINO TENFEN. EX-PADRE, PROFESSOR, ESCRITOR, PIONEIRO, UM DOS FUNDADORES DA FECIVEL (HOJE UNIOESTE)E MEMBRO DA ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS

O autor de Los Motivos de Lobo

Félix Rubén García Sarmiento, conhecido como Rubén Darío (nascido em Metapa, hoje Ciudad Darío, Matagalpa, 18 de janeiro de 1867 - León, 6 de fevereiro de 1916), foi um poeta nicaragüense, iniciador e máximo representanto do Modernismo literário em língua espanhola. É possivelmente o poeta que tem tido uma maior e mais duradoura influência na poesia do século XX no âmbito hispânico. É chamado de príncipe de las letras castellanas.

Grande parte da produção literária de Darío foi escrita em prosa. Se trata de um heterogêneo conjunto de escritor, a maior parte dos quais publicados em periódicos, alguns deles posteriormente recompilados em livros. Sua obra, Los motivos del lobo, foi objeto da tradução do professor Bertolino Tenfen, membro da Academia Cascavelense de Letras.

O tradutor de As razões do Lobo


Bertolino Tenfen, (nascido em Tubarão, SC, em 20 de fevereiro de 1928) foi religioso da Ordem dos Frades Menores da Província Fransciscana da Imaculada Conceição do Sul do Brasil de 1949 a 1969; foi catequista da Família Imperial, tendo preparado Dom Pedro Carlos e Dom Afonso de Orleans e Bragança para primeira comunhão (1953/1954) Foi pároco de Carahue, 1966; missionário na Cordilheira dos Andes, dentre outras atividades sacerdotais. Pediu dispensa dos votos sacerdotais em 1968. Professor universitário, foi um dos pioneiros participante da fundação da Fecivel, atualmente Unioeste (onde lecionou ataé a aposentadoria) Hoje é membro da Academia Cascavelense de Letras. Produziu várias trabalhos escritos, ensaios e artigos, tendo publicado, como seu livro de estréia, Histórias, Contos e Lendas.

A tradução da obra de Rubén Dario, é o seu mais recente trabalho. Recomenda-se para os aficcionados da Literatura, especialmente aos professores e alunos da língua Espanhola. Evento imperdível, especialmente para os membros da ACL e amigos do Professor Bertolino Tenfen.

MAIS INFORMAÇÕES NO TELEFONE (45) 3225-2598

Nenhum comentário: