sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Palavra Entrelaçada, com Jiddu Saldanha

Estréia dias 20 e 21 de outubro, TEATRO MUNICIPAL DE CABO FRIO
às 20 horas R$ 10,00 (Meia entrada para idosos, crianças e quem levar um texto sobre Amizade).

Palavra Entrelaçada
(Histórias e relatos de amizade)

O Novo espetáculo de Jiddu Saldanha, “Palavra Entrelaçada”, é uma série de narrações onde a amizade entre pessoas e animais são exaltados com o objetivo construir, no coração do público adulto e infantil, a importância de se ter amigos, de se caminhar juntos e viver uma vida onde a palavra solidão é substituída por solicitude e a palavra isolamento é vencida pela força do amor incondicional e desprovido de “interesse”.
Para realizar este espetáculo, Jiddu conta com um repertório que vai desde seu trabalho autoral até pesquisas de lendas antigas de diversas culturas, trazidas para o universo atual e brasileiro.
Algumas histórias contadas neste espetáculo:
• Tipos de Amizade: “De amigos da Onça” a “Arquinimigos”, nesta fala inicial, impregnada de humor, Jiddu fala dos diversos tipos de amizade, citando inclusive “falsos amigos” até chegar aos amigos de verdade. Para aquecer o público e brincar no velho e gostoso estilo de humor brasileiro.
• A Incrível História de amizade entre Gilgamesh e Enkidu – Umas das mais antigas narrativas escritas pelo homem, a história do Rei Gilgamesh foi escrita na antiga suméria e reza a lenda, que teria sido o primeiro texto poético escrito pelo homem desde quando a escrita foi inventada.
• A Lenda de Kintaro: Kintaro é uma antiga lenda japonesa que conta a história de um menino que tinha um curioso grupo de amigos formado apenas por animais. Nas horas vagas ele gostava de passear na floresta e brincar com seus amigos, até o dia em que um desafio maior coloca esta amizade à prova.
• Os animais e os amigos – Esta história autoral, de Jiddu Saldanha, fala do cotidiano entre o próprio autor e experiência com os animais de estimação. Relatos recolhidos a partir de histórias ouvidas dos próprios amigos. Esses relatos foram amalgamados numa única história onde o valor da amizade de cães, gatos e outros bichos tornam-se uma forma de resolver questões entre humanos e oferecer conforto a corações solitários.
• O Amigo Desconhecido: Nesta história, Jiddu Relata atos de solidariedade que ajudaram a salvar pessoas em situação de guerra, pobreza, doença e fronteira entre a vida e a morte. Esta história é um resumo não só de experiências pessoais e familiares mas também fatos ocorridos em situação de guerra, onde a amizade fez a diferença.


Técnicas de narrar de Jiddu Saldanha.

Jiddu Saldanha utiliza como recurso técnico, sua experiência como mímico teatral e ator, mas vai além, sua fala busca uma interação espontânea com a platéia. Em cena, Jiddu narra com um pandeiro na mão e usa sua voz para cantos de sua própria autoria ou de domínio público e alguns compostos especialmente para a estrutura da história a ser narrada.
Recursos como a dança espontânea e o uso de contato interativo com a platéia também aparecem em cada momento, quando é necessário expandir a linguagem narrativa complementar.
O trabalho é todo fundamentado na oralidade, mas se abre para cenas onde o silêncio é fluente e presente até a construção da magia no coração do expectador.


Ficha Técnica
PALAVRA ENTRELAÇADA

Direção Geral e Narrador – Jiddu Saldanha
Figurino – Jiddu Saldanha, Felipe Silveira, Chris Rothier e Nicolle Loop
Iluminação Criação: Bruno Peixoto – Execução: Ravi Arrabal
Apoio de produção - Fesq, Tribal
Fotografias – Lara Rothier e Flavio Pettinichi
Revisão Musical – Fernando Chagas
Revisão de Direção – Álvaro Assad
Preparação corporal em Mímica Possível – Bárbara Morais
Consultoria – Zé Bocca, Celso Sisto e Glauter Barros

Nenhum comentário: