quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Trovas Classificadas: Segundo Congreso Universal de Poesía Hispanoamericana - Chile

Segundo Congreso Universal de Poesía Hispanoamericana y la Celebración de los Primeros Juegos Florales de Concepción-Chile-2012 “TROFÉU TERESA GARCÍA"
Tema: IDENTIDADE

VENCEDORES:
(Por ordem alfabética)

A A de Assis
Entre o pássaro e o poeta
há perfeita identidade:
seu canto só se completa
se há completa liberdade.

A A de Assis
Bendita seja a nação
que tem como identidade
a cultura, a educação,
sobretudo a honestidade!

Carolina Ramos
Quem abraça a caridade,
sem esperar recompensa,
demonstra maior bondade,
se a identidade dispensa!

Clênio Borges
Felizes os corações
se a paz, em vez da maldade,
unir todas as nações
pela mesma identidade.

Ivone Taglialegna Prado
Se na saudade me enlaço,
e as esperanças se vão,
a identidade refaço
com retalhos de ilusão!

Mara Melinni de Araújo Garcia
Meu senhor, por caridade,
não me julgue em atos vãos...
Trago a minha identidade
nos calos das minhas mãos.

Renata Paccola
É na busca pela paz
e o conhecimento novo
que tantas vezes se faz
a identidade de um povo!

Rodolpho Abbud
Prisioneiro da saudade,
escravo eterno do amor,
que, na minha identidade,
conste apenas, "Trovador"!

Vanda Fagundes Queiroz
Deus, oleiro de artes santas,
com saber, amor e zelo,
molda identidades... tantas...
sem repetir o modelo!

MENÇÃO HONROSA:
(Por ordem alfabética)

Carolina Ramos
Mostrando a mão calejada,
exibe o trabalhador,
a identidade sagrada,
a prova do seu labor!

Clenir Neves Ribeiro
Tenho tanta afinidade
e te amo,com tal apreço,
que na minha identidade
tem teu nome e endereço!

Edmar Japiassú Maia
Da identidade ou do amor,
quando a perda se anuncia,
não se assuma um perdedor:
-Recorra à segunda via!

Mara Melinni de Araújo Garcia
Identidade é o segredo
que revela muito mais
do que a marca do teu dedo
e das tuas digitais...

Mara Melinni de Araújo Garcia
A identidade que encobre
cada não e cada sim,
vem da verdade mais nobre
que eu trago dentro de mim...!

Maurício Cavalheiro
Podem tentar arrancar
a identidade de um povo;
mas a raiz vai ficar
e a fará brotar de novo.

Nei Garcez
Só quem vive sem vaidade,
difundindo o que é o amor,
tem a mesma identidade
de seu próprio Criador.

Neide Rocha Portugal
Quando a vida não descora
a identidade dos brilhos,
o nosso brilho de outrora
se reflete em nossos filhos.

Relva do Egypto Rezende Silveira
Tu partiste!... E, no abandono,
perdi minha identidade,
pois nem de mim sou mais dono,
sendo escravo da saudade.

Renato Alves
Brasileiro, professor,
casado, Terceira Idade
e aprendiz de trovador...
- Eis a minha identidade!

Rodolpho Abbud
De um sonho de amor, perfeito,
que ela sem dó desprezou,
resta-me a placa,no peito,
que indaga, apenas:"Quem sou?"

Rodolpho Abbud
Já fui sonho, fui saudade,
sombra e luz, frio e calor...
Perdi minha identidade,
quando perdi seu amor!

Wanda de Paula Mourthé
Pode ser uma utopia,
mas persigo a identidade
– que espero alcançar um dia –
entre o sonho e a realidade!

Wanda de Paula Mourthé
Nada deixou... nem saudade,
porque levou, na partida,
não só minha identidade,
mas a minha própria vida!

Wandira Fagundes Queiroz
Dos pais nos vêm a genética,
identidade e valores,
e de Deus a alma poética,
que acalanta os sonhadores.

Wandira Fagundes Queiroz
Mesmo em trovas mais dispersas,
por laços universais,
identidades diversas
congregam sonhos iguais.


MENÇAÕ ESPECIAL:
(Por ordem alfabética)

Ademar Macedo
Eu, tal qual num dossiê,
confesso e juro...É verdade:
de tanto eu “viver você,”
perdi minha identidade...


Delcy Canalles
Era tanta a identidade
que, entre nós dois, existia,
que até nossa intimidade,
nos versos , aparecia!

Dodora Galinari
Em toda manhã nascida
vê-se a mesma identidade:
dar mais vida à própria vida,
acordando a humanidade!

João Costa
A perfeita identidade
de um poeta sonhador
é sua autenticidade
de Mensageiro do Amor.

Josafá Sobreira da Silva
Teu jeito grácil me cega,
mas me aponta uma verdade:
se, entre dois, irrompe a entrega,
brota a mesma identidade!

Maria Conceição Fagundes
A UBT fez seu aceno
e encontrou identidade,
e a "rosa" em solo chileno
floresce em fraternidade!

Maria Lucia de Godoy Pereira
Encantar a humanidade
seja sempre a nossa meta,
fazer jus à identidade
de ser simplesmente poeta.

Roberto Resende Vilela
A educação esmerada,
ao preparar para o novo,
conduz, em sua escalada,
à identidade de um povo.


Sérgio Ferreira da Silva
Ante à multiplicidade
dos sentimentos que lavra,
o poeta é a identidade
de toda e qualquer palavra.

Thereza Costa Val
Tantas vezes disfarcei
o que sinto de verdade
que, agora, nem mesmo eu sei
qual a minha identidade!

Thereza Costa Val
Somos dois... mas somos um!
Temos tanta afinidade
que, entre nós, tudo é comum,
até mesmo a identidade...

Vanda Alves da Silva
Amizade e lealdade,
sempre juntas, de mãos dadas,
correntes de identidade
entre almas entrelaçadas!

Vanda Fagundes Queiroz
Temos vida paralela:
- a identidade pessoal
e o valor de ser parcela
na amplitude universal.


Comissão Julgadora para os I Jogos Florais de Concepción- Chile-2012:
Tema: IDENTIDADE- para Trovadores do Brasil e Portugal

Eduardo A O Toledo didutoledo@hotmail.com
Luiz Antonio Cardoso luizantoniocardoso@gmail.com
Dorothy Jansson Moretti dj.moretti@uol.com.br
Domitila Beltrame – domitillabeltrame@bol.com.br
Jose Ouverney - j.ouver@gmail.com
Marcos Medeiros - mantonio@cb.ufrn.br

Coordenadores: Gislaine Canales- gislainecanales@gmail.com
Jairo Gerak Millalonco Velásquez- Gerak_mv@hotmail.com

Nenhum comentário: