segunda-feira, 2 de abril de 2012

UBT-Curitiba x Oficina de Trova

Graça, Amália e Andréa
No último dia 15 de março, a UBT-Curitiba realizou sua já tradicional Oficina de Trova, sendo que naquela oportunidade o trovador Nei Garcez, abordou a vida e as trovas de Amália Max, conforme já noticiamos anteriormente. No último dia 30 de março a Seção de Curitiba, representada por Maria da Graça e Andréa, estiveram em Ponta Grossa e efetuaram a entrega do DVD gravado durante a Oficina,bem como, da correspondência encaminhada pelo Nei Garcez ( cuja cópia está abaixo) para a simpatissima trovada Amália Max que juntamente com sua filha Sueli Fernandes proporcionaram as visitantes uma tarde agradabilissima.

Carta enviada por Nei Garcez à Trovadora Amália Max:

"“Partiste e é tamanho o pranto
que temo meu peito falhe:
de adeus eu entendo tanto,
que dor, é simples detalhe.” (Amália Max)

Curitiba, 15 de março de 2011
Estimada Trovadora Amália Max

Conforme o que ficou convencionado, tive o grande privilégio de apresentar na nossa Oficina da Poesia de hoje, o teu envolvimento com a Cultura nos Campos Gerais, assim como nas demais extensões do país.
O local foi na Biblioteca Pública do Paraná, às 18 horas, com a presença - apesar do dia chuvoso - de 26 pessoas, entre poetas e trovadores, considerando-se que muitos outros não participaram por problemas de saúde e de alguns compromissos. Mas a média de presença é esta mesma.
O espaço, oficialmente cedido, é destinado à Oficina da Academia Paranaense da Poesia, coordenada pela Presidente Roza de Oliveira que, por sinal, não esteve presente por motivos de saúde, ficando a trovadora Andréa Motta em seu lugar, como também a Maria da Graça que muito contribuiu para esta realização, considerando-se que a UBT também participa deste espaço.
Tanto os trovadores que já conhecem a pontinha do teu “Iceberg” cultural, quanto os demais outros, poetas, ficaram muito sensibilizados não só pela tua história e trabalho efetivo em prol da cultura, e diga-se aqui, da Trova propriamente dita, mas também pelas inspiradas colocações de palavras em cada verso de tua autoria. Na verdade, todos conhecem cada palavra que você usa, mas não nos devidos lugares em que você as coloca.
Procurei interagir com todos, oportunidade em que senti que eles a tinham não em Ponta Grossa, não em Curitiba, mas nas suas próprias casas, tal a intimidade que tiveram com as expressões poéticas, sensíveis, de tuas trovas.
Ficaram encantados com o teu labor itinerante, assim como, indignados por não existir o interesse do Poder Público para zelar por estas pérolas literárias.
Finalizando, só tenho a cumprimentá-la, máxime conhecendo, agora, a maior parte da base do teu “Iceberg” cultural, como também demonstrar a minha gratidão por você ter me proporcionado o privilégio deste noturno poético que deu maior vida à nossa Oficina da Poesia.

Poetisa em Ponta Grossa,
trovadora de perfil,
Amália Max é a nossa
referência no Brasil! (Nei Garcez)

Sinceramente,
Nei Garcez
UBT-Curitiba"

Abaixo um breve compacto da Oficina realizada em 19 de março:

Nenhum comentário: