quinta-feira, 10 de maio de 2012

Centro de Letras do Paraná - Programação maio de 2012

O CENTENÁRIO E AS ENTIDADES IRMÃS
A empolgação é geral.
Só se fala no “Centenário do Centro de Letras do Paraná”.
Também, o Cenáculo integra a própria “História do Paraná”, tão relevante tem sido a sua atuação em prol da difusão da cultura.
Por conseguinte, as comemorações não podem e nem devem se restringirem, apenasmente, ao “19 de dezembro”, que também registra, igualmente, a “Criação da Universidade Federal do Paraná”, a mais antiga do Brasil.
Bem por isso, grande é a nossa preocupação, pois queremos, inicialmente, reverenciar aquele grupo de intelectuais, liderados por Euclides Bandeira, que teve a felicíssima ideia de fundar o Sodalício e, outrossim, todos que, ao longo do tempo, o consolidaram.
Mas, tão marcante acontecimento não é estranho às nossas coirmãs, importantíssimas instituições que guardam o mesmo propósito, projetando o nosso Paraná além das fronteiras.
Ontem, ou seja, em 10 de abril, o nosso irmão mais velho, que o distinguido Professor Dario Vellozo fundou em 26 de novembro de 1909, o “Instituto Neo-Pitagórico” homenageou-nos pela palavra abalizada de Manoel Anísio Moscalewski, cujo verbo e música sempre nos encantam, rememorando os pródromos de “Nossa Segunda Casa”, do qual aquele Insígne Mestre participou, ao lado do mesmo Euclides Bandeira, Emiliano Perneta, Raul Gomes e tantos outros.
Hoje, melhor esclarecendo, em 29 de maio, a nossa irmã mais nova, abalizado “Centro Paranaense Feminino de Cultura”, virá até nós com idêntico objetivo, que é desvanecedor, apresentando interessantíssima encenação.
Por outro lado, muitas das integrantes da entidade são nossas confreiras, dirigidas pela majestática acadêmica Chloris Casagrande Justen, educadora de escol e renomada escritora e poetisa, que admiramos e respeitamos muitíssimo.
Nossos agradecimentos aos diletíssimos irmãos, que também homenageamos pela verve poética de nosso patrono Emiliano Perneta.
CREIO!
“Eu creio. Pude crer. Ah! Finalmente pude,
Rompendo das paixões o espesso torvelinho,
Vibrando de prazer as cordas do alaúde,
Ver a estrela da fé brilhar em meu caminho.
E sinto-me tão bem dentro deste alvo linho,
Que até me refloriu a graça e a saúde;
Ando quase a voar, sou quase um passarinho,
E penso que voltou a flor da juventude...
Que doirada ilusão! Que divina loucura!
Só me arrebata o olhar à luminosa altura,
Onde fulgem de amor todos os astros nus...
Beijos embriagador! Oh! Fogo que me abrasas!
Quanto me faz febril a ideia de ter asas!
E de poder fugir para infinita luz!”
PROGRAMAÇÃO - MAIO/2012
DIA 1º FERIADO NACIONAL
DIA 08
17h “Vida e obra de Euclides Bandeira, fundador a patrono do Centro de Letras do Paraná”.
Narrativa da intelectual Ceres de Ferrante”.
DIA 15
17h Terça da Poesia, a cargo da Academia Paranaense da Poesia.
DIA 22
17h “A Vida e obra de Emiliano Perneta, primeiro presidente do Centro de Letras do Paraná e também patrono”. Exposição do jovem Ivan Justen Santana.
DIA 29
17h Homenagem do Centro Paranaense Feminino de Cultura.
Dramatização. “ESTA HISTÓRIA MERECE SER RECONTADA”
LUÍS RENATO PEDROSO
                                                                  Presidente.
Obs: Prestigie o lançamento de um número especial da “Revista do Centro de Letras do Paraná”, colaborando com escritos em prosa ou verso e outra forma, com remessa à “Comissão Editorial”, quanto antes possível.

Nenhum comentário: