terça-feira, 29 de maio de 2012

CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ: PROGRAMAÇAO PARA O MÊS DE JUNHO/2012.

O CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ
E A CONTRIBUIÇÃO FEMININA.

“A mulher põe no mundo toda a poesia e toda a doçura”
 (L. Deudt, escritor e político francês).

Estamos em tempo de Centenário.

A efeméride reclama comemoração, que está sendo programada com muito cuidado e grande carinho.
Mas, induz, também, suaves e ternas evocações, ao estilo da saudade, na rememoração daqueles que idealizaram e “deram os primeiros impulsos a uma obra que vai para radioso futuro, sólida e triunfante, visando acima de tudo, o engrandecimento mental do Paraná”, como proclamara, certa feita, Euclides Bandeira.
E, o nosso caríssimo Paulo Roberto Karam, no rico opúsculo “Euclides Bandeira, Antologia, Biografia”, bem explicita: “Assim, no dia 19 de dezembro de 1912, aniversário da instalação da Província do Paraná, no Salão de Honra do Diário da Tarde, reunidos 65 intelectuais paranaenses, foi fundado o Centro de Letras do Paraná”.
Então, levado por eflúvios de inspiração, lembrou convenientemente que, “Fato inusitado para a época a presença de quatro mulheres: Annete Macedo, Carmem Catapreta, Alda Silva e Zaida Zardo”.
Talvez aí resida o sucesso altaneiro do empreendimento, porque, na realidade, “A mulher põe no mundo toda a poesia e toda a doçura”.
E o Sodalício, com o correr do tempo, sempre passou a contar com o prestigiamento da mulher, tanto que três delas vieram a presidí-lo, certo que duas, as mais antigas, serão homenageadas no mês de junho, ficando a terceira, Adélia Maria Woellner, como fiel discípula de Helena Kolody, para quando a “poetisa maior” for reverenciada.
Leonor Castelano, presidente 1949/52, será enaltecida pela admirável Chloris Casagrande Justen, expressão das maiores da cultura paranaense, da mesma sorte que a jornalista emérita Juril de Plácido e Silva Carnaciali será festejada pela nossa diletíssima poetisa e trovadora Vânia Maria Souza Ennes.
Urge, portanto, que compareçamos aos eventos, como forma de reconhecimento, louvor e aplauso a atuação de tão distinguidas personalidades, que ajudaram a consolidação de nosso Cenáculo!

PROGRAMAÇAO PARA O MÊS DE JUNHO/2012.

Dia 05:17 horas
“Homenagem à Leonor Castelano, presidente 1949/1952, do Centro de Letras do Paraná, pela confreira Chloris Casagrande Justen”.

Dia 12:17 horas
“Homenagem à Juril de Plácido e Silva Carnaciali, presidente 1968/1970, do Centro de Letras do Paraná, pela confreira Vânia Maria Souza Ennes”.

Dia 19:17 horas
“Terça da Poesia, a acargo da Academia Paranaense da Poesia”.

Dia 26: 17 horas
“Celebração Musical em Homenagem ao Centro de Letras do Paraná”, programação dos Maestros Fernanda e Luiz Carlos Gonçalves Castro.

Luís Renato Pedroso
Presidente

Nenhum comentário: