quinta-feira, 26 de julho de 2012

Centro de Letras do Paraná - Programação de Agosto 2012

Centro de Letras do Paraná - Centenário
PROGRAMAÇÃO AGOSTO/2012.

ADEUS QUERIDOS COMPANHEIROS

O mês de junho terminou trazendo-nos muitas tristezas.
Dois ilustres e caríssimos confrades deixaram-nos, Horácio Ferreira Portella e Juril De Plácido e Silva Carnaciali.
O primeiro, excelente poeta, sonetista de primeira, afiliado de Olegário Mariano e, outrossim, membro do nosso Conselho Fiscal.
A segunda, jornalista e cronista de escól, filha do inesquecível jurista e também jornalista De Plácido e Silva, presidenta 1968/1970, deste Cenáculo.
Portella encantava-nos com a sua poética, compondo, com rara felicidade, em plena reunião das terças-feiras, eis que dizia, com muito respeito e convicção, ser apenas “uma antena que hauria dos Céus a inspiração Divina”.
Juril, aos domingos, anos a fio, deliciava-nos com suas crônicas na vetusta “Gazeta do Povo”, da qual o saudoso pai fora um dos fundadores.
Portella era a distinção em pessoa, a todos tratando com rara cortesia, estimadíssimo pelos que dele se aproximavam, alimentando amizades e se dedicando, com desprendimento, a ensinar os pequeninos a arte de versejar.
Juril, benemerente, assistia aos que mais necessitavam de palavras amigas, conforto espiritual e recursos materiais, mantendo algumas instituições.
Muito poderia e deveria ser escrito a respeito de tão amáveis quanto queridos companheiros, certo que espaço exíguo lamentavelmente isso não possibilita.
Resta-nos a saudade e a lembrança de tão magníficos confrades, certo que aquela é “a memória do coração”, como apregoou Coelho Neto.
Que o Divino Mestre os conserve na placidez do Paraiso, concedendo a Graça do consolo e conforto aos familiares e amigos...
Que fique, também, na poética de nosso Paulo Roberto Moreira Gomes, a mensagem do

“ADEUS COMPANHEIRO...

Se a urna fúnebre jaz na lousa:/e se da vida está vazia.../nada mais te resta ainda/que descansar na terra fria.//Já parou teu coração,/interrompeu-se o teu respirar,/Também já calou a tua voz/e nada mais resta do teu pensar.//Já findou a tua vida.../as luzes se apagaram.../tuas pegadas sobre a areia,/foram as marcas que ficaram...//Se aqui muito ensinaste/quando ainda eras vivo,/daqueles teus ensinamentos/agora já me privo.//Não precisa preocupar-te/agora com mais nada,/pois terás em outro mundo/uma nova morada//Aqui, nós, os terrenos,/honraremos a tua memória,/pois agora tu fazes parte/de toda a nossa história.//Adeus querido (s) companheiro (s)!//Deus te leve para a eternidade!/Sabendo que aqui na Terra/deixaste muita saudade!”

O CENTENÁRIO DO NOSSO CENÁCULO

Com o início do semestre acentuaremos os festejos dos primeiros “CEM ANOS DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ”.

Já em agosto promoveremos animada “Tertúlia Literária”, em pleno Parque Barigui, antecedida de desfile de carros alegóricos pelas ruas centrais, os confrades vestidos com trajes da época da fundação (1912), culminando com uma ágape, por adesão.

Estaremos, outrossim, redigindo o livro álbum da efeméride e um compêndio contendo um resumo biobibliográfico dos nossos antecessores no Sodalício, para cuja confecção necessitamos da colaboração de muitos confrades, que devem entrar em contato com a dileta Luizita, quanto antes possível.

Vamos vivenciar, com muito empenho e carinho, o histórico acontecimento!

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO DE 2012.

DIA 07
16:00 HORAS
Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal, especialmente para exame e aprovação das “Comemorações do Centenário”.

17:00 HORAS
Palestra do ilustrado Rabino Pablo Borman, sobre “Sinopse da cultura judaica”.Saudação e apresentação pelo confrade José Manoel Schorr Malca.


DIA 14
17:00 HORAS
Homenagem à poetisa e confreira Adélia Maria Woellner, presidenta 1997/1999.
Saudação pela mestra e confreira Neumar Carta Winter.

DIA 19(domingo)

09:00 HORAS
Saída em carros alegóricos, ocupantes vestidos a caráter, da sede do Cenáculo, até a Av. Luiz Xavier (Boca Maldita), em seguida para o Parque Barigui, estacionamento nas proximidades do Salão de Atos da Prefeitura no parque.

10:30 HORAS
Tertúlia Literária no Parque Barigui.

12:30 HORAS
Tertúlia no interior do apontado Salão de Atos.
Almoço por adesão, ao valor de R$38,00, com água mineral e refrigerante.

Obs: ingressos à venda na secretaria do Centro, ou, entrar em contato com Vania Ennes.

DIA 21
17:00 HORAS
Terça da Poesia, a cargo da Academia Paranaense da Poesia.

DIA 28
17:00 HORAS
Apresentação do “Coral da Escola de Musica São Pio X”.

*Não se esqueçam de enviar o material para a Revista do Centro de Letras, assim como o verbete de cada um.

Luís Renato Pedroso
Presidente

Nenhum comentário: