quinta-feira, 5 de julho de 2012

Jornal Cândido completa um ano

Cândido nr. 12
Com o característico bigode de Paulo Leminski estampado na capa de sua primeira edição, o Jornal Cândido, editado pela Secretaria Estadual da Cultura, debutava na literatura brasileira há um ano. Para celebrar a data, o periódico passa a circular com tiragem dobrada (10 mil exemplares) e mais páginas (40) a partir desta 12.ª edição.

“Essas mudanças são uma forma de atender as demandas de leitura do jornal, que, com o tempo, tornou-se fonte de pesquisa em escolas e universidades e se estabeleceu como um importante caderno literário do Brasil”, afirma Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná.

Em 12 edições, foram publicados mais de 40 textos inéditos, entre poemas, contos e crônicas. Alguns dos nomes mais destacados da literatura contemporânea paranaense passaram pelas páginas do jornal, como, por exemplo, Josely Vianna Baptista, Rodrigo Garcia Lopes, Luiz Felipe Leprevost, Roberto Gomes, Ivan Justen Santana, Assionara Souza e Jussara Salazar.

A cena literária nacional também foi contemplada, com a publicação de nomes importantes da ficção como Milton Hatoum, Ronaldo Correia de Brito, Alberto Martins, Luiz Vilela, Sérgio Sant'Anna e Adélia Prado.

Na edição de aniversário, o Cândido dedica espaço especial à poesia, o mais antigo e marginalizado dos gêneros literários, e traz ensaio inédito do crítico Luís Augusto Fischer. Com reportagens, artigos, poemas e ilustrações, o jornal discute o lugar do texto poético numa época em que a tecnologia exerce forte influência nos hábitos e costumes das pessoas.

O jornal também publica um painel da poesia brasileira, com trabalhos de escritores como Zulmira Tavares, Nuno Ramos, Francisco Alvim, Ricardo Corona.

Serviço:

O Cândido é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos culturais de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no endereço http://issuu.com/bibliotecapr

Nenhum comentário: