sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Centro de Letras do Paraná: Programação de setembro de 2012

O SUCESSO DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO

Pertencemos a uma entidade cultural benfazeja.
Na verdade, o precioso legado com que fomos contemplado, por Euclides Bandeira, Emiliano Perneta e tantos outro, vem se consolidando ao longo do tempo, de sorte a se projetar como das melhores do Estado do Paraná, a ponto de se transformar em a “segunda casa de todos nós”, enchendo-nos de grande orgulho.
E, tal sentimento mais se acentua, neste ensejo, quando desenvolvemos ampla programação comemorativa do primeiro centenário!
Inicialmente, homenageamos, com inteira justiça, as três primeiras presidentas, Leonor Castellano – 1949/1952, Juril De Placido e Silva Carnaciali – 1968/1970 e Adélia Maria Woellner – 1997/1999, rememorando a vida e a obra, especialmente no que concerne a atividade desenvolvida em pról do Cenáculo.
No domingo, 19 de agosto, promovemos exitosa “Tertúlia Literária” no “Salão de Atos do Parque Barigui”, com a presença de mais de três centenas de pessoas, inclusive o Senhor Secretário de Estado da Cultura, antecedida por um desfile de carros antigos, seus ocupantes trajados à moda de 1912 e encerrado com saboroso almoço de confraternização, no Restaurante do Parque.
Foi um acontecimento marcante, com apresentação de muitos escritores, poetas, trovadores, músicos, cantores, dançarinos e outras exibições, agradando, sobremaneira, a todos.
Preparamo-nos, agora, com muito cuidado e certa ansiedade, para o principal festejo do próximo mês.
É que, em 18 de setembro, a partir das 18h e 30min, no “Clube Curitibano”, gentilmente cedido, realizaremos uma “Sessão Solene”, seguida de fino coquetel, para homenagear os beneméritos do Cenáculo e as personalidades que, de uma forma ou outra, prestigiam os nossos projetos e realizações. A palestra estará a cargo do Acadêmico Carlos Najar, grande poeta gaúcho que representará a Academia Brasileira de Letras neste evento.
Na oportunidade serão concedidas as “Comendas Euclides Bandeira e Emiliano Perneta”, recentemente instituídas, confiando-se na presença de nossos confrades, familiares e convidados.
Faz-se oportuno, neste momento, louvar e enaltecer a compreensão da renomada Academia Paranaense da Poesia, que cedeu a terceira terça-feira do mês, sempre por ela utilizada, para tão significativo evento, transferido a sua apreciada reunião para a semana seguinte, ou seja., dia 25.
Agradecemos, muitíssimo, à caríssima Roza e sua diretoria.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS SETEMBRO/2012

DIA 04
16h e 00min: Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal
17h e 00min: Tribuna Livre

DIA 11
17h e 00min: Apresentação do maestro Paulo Valente – regente de canto gregoriano e professor de técnica vocal.

DIA 18
18h e 30min: Sessão Solene no Clube Curitibano, com coquetel para outorgas das “Comendas Euclides Bandeira e Emiliano Perneta”.

DIA 25
17h e 00min: Tarde da Poesia, a cargo da Academia Paranaense da Poesia.

Nenhum comentário: