quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Jogos Florais reúnem, em Cantagalo, trovadores de várias partes do país


Cantagalo – ‘Espaço’, em âmbito nacional, e ‘Tempo’, em âmbito estadual, foram os temas deste ano dos VII Jogos Florais de Cantagalo, cuja solenidade de premiação foi realizada no último sábado, 20 de outubro, no auditório da Casa de Euclides da Cunha.

Foto: Gilmar Marques

Ruth Farah Nacif Lutterback (C) recebe, do vice-prefeito Jorge Farah e da secretária de Cultura, Darlene Machado, troféu e certificado pela sexta colocação no estado do Rio de Janeiro, a cantagalense melhor classificada na disputa cultural deste ano em âmbito estadual.

Organizados através de uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Educação, que respondem por toda a estrutura do evento, os Jogos Florais (concurso de trovas) também contaram com parceria da União Brasileira dos Trovadores (UBT), que tem uma seção em Cantagalo sob responsabilidade da poetisa e trovadora Ruth Farah Nacif Lutterback.


Plateia foi brindada com novidades na edição
deste ano, entre elas um momento ecumênico

Além de Cantagalo, participaram trovadores de várias partes do país, além de Portugal. Os trovadores encantaram a noite de entrega dos prêmios aos vencedores com suas rimas, todas obedecendo aos temas propostos pelo regulamento. Segundo a delegada da UBT em Cantagalo, Ruth Farah Nacif Lutterback, foram cerca de 400 trovas inscritas. Ela explicou, também, que os Jogos Florais de Cantagalo foram iniciados na década de 1970, mais precisamente em 1974. “De lá para cá, houve um período em que nada foi feito e o concurso ficou parado. Nos últimos sete anos, assumi a UBT em Cantagalo e recebi o apoio que necessitava da Prefeitura para a realização do evento. E aqui estamos, na sétima edição”, comemorou a trovadora.

Representando a UBT de São Paulo, Pedro Mello destacou a importância
das trovas e elegiou a parceria entre a UBT e a Prefeitura de Cantagalo

Em nível estadual, a cantagalense mais bem colocada foi Ruth Farah Nacif Lutterback, que assegurou a sexta colocação. Os outros foram: Ludmar Lameirinhas (7ª), Adalto Marques Machado (9ª) e Dyrce Pinto Machado (13ª). A trova vencedora no estado do Rio de Janeiro foi de Maria Nascimento Santos Carvalho (Rio de Janeiro). Nova Friburgo ficou com a três posições seguintes: Giovanelli (2ª), Edmar Japiassu Maia (3ª) e Anna Maria Motta (4ª). Também foram entregues menções especiais e honrosas.

Em âmbito nacional, a trova vencedora foi a de Therezinha Dieguez Brisolla (São Paulo), que esteve presente para receber a premiação. Não houve premiados da região na disputa nacional.


De Curitiba (PR), Maria da Conceição Fagundes (D) entregou a Ruth Farah Nacif Lutterback o livro 'Paraná em Trovas', no qual também traz publicada trova da cantagalense

Na abertura, trovadores e convidados aplaudiram uma bela inovação: a Celebração da Palavra, comandada pela professora e trovadora Ângela Araújo e que também contou com intervenção da professora Angélica Portal (Oração de São Francisco de Assis) e de Janílson Meirelles (voz e violão). Foi o momento ecumênico, embora com rituais católicos. Também na abertura, os Jogos Florais contaram com participação da modelo Duanny Rodrigues Flores, 19 anos, que representou a deusa Flora (deusa das flores). A modelo entregou um buquê de flores à delegada da UBT em Cantagalo, Ruth Farah Nacif Lutterback, e também recebeu um certificado pela participação e colaboração com o evento.

Ruth Farah Nacif Lutterback, delegada da UBT em Cantagalo, e a musa dos Jogos Florais deste ano, a modelo cantagalense Duanny Rodrigues Flores

Outro destaque da abertura foi a participação do trovador Pedro Mello, da UBT de São Paulo, que destacou a importância dos jogos florais de maneira geral, enalteceu a importância que Cantagalo vem dando à cultura nos últimos anos e, ainda, fez um verdadeiro passeio pelo mundo das trovas, explicando sua importância histórico-cultural e as mais diversas vertentes dos versos que encantam multidões pelo mundo afora.

A trovadora Maria da Conceição Fagundes, de Curitiba (PR), presenteou Ruth Farah Nacif Lutterback com o livro ‘Paraná em Trovas’, no qual também consta publicada trova da cantagalense.


Ângela Araújo, professora e trovadora, comandou a Celebração da Palavra, um momento ecumênico que agradou bastante a plateia

Além da delegada da UBT em Cantagalo, também compuseram a mesa o vice-prefeito Jorge Farah (PPS), representando o prefeito Guga de Paula (PP); as secretárias municipais de Cultura e de Educação, Darlene Machado e Lucinha Farah Noronha, respectivamente; a diretora da Casa de Euclides da Cunha, Fany Pinheiro Teixeira Abrahim; os delegados da UBT Rodolfo Abbud (Nova Friburgo) e Almir de Azevedo (Cambuci). Também participou da mesa o senador da Cultura Latinoamericana, Agostinho Rodrigues. Estiveram presentes, ainda, os delegados da UBT de Campos dos Goytacazes, Neiva Fernandes, e de Saquarema, João Costa.

A professora Angélica Portal também participou do momento
ecumênico com a leitura da oração de São Francisco de Assis

Jogos Florais – Segundo os organizadores, o nome Jogos Florais vem da antiguidade clássica, época em que se faziam competições literárias em homenagem à deusa Flora e cujos vencedores ganhavam pedras preciosas com formato de flores. O primeiro concurso do gênero foi instituído em Nova Friburgo, em 1960. A cidade realiza o evento há 53 anos ininterruptos, segundo o delegado da UBT em Nova Friburgo, Rodolpho Abbud.

As trovas


Vencedora no estado do Rio de Janeiro, de Maria Carvalho (Rio de Janeiro):

“Perdi muito tempo outrora
e, hoje, sem tempo e vencida,
percebo que joguei fora
todo o bom tempo da vida.”


Ruth Farah Nacif Lutterback, cantagalense melhor colocada no estado do Rio de Janeiro, com a sexta posição:

“Qual a brisa, calmamente,
ou ligeira ventania,
passa o tempo - indiferente!
Dia e noite... noite e dia.”


Vencedora em âmbito nacional, de Therezinha Dieguez Brisolla (São Paulo):

“No ocaso de minha vida,
se antigos sonhos refaço,
vem a saudade e, atrevida,
quer ocupar todo o espaço.”


Delegada da UBT em Cantagalo, Ruth Farah Nacif Lutterback destacou a importante parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Educação, que, na atual gestão, retomaram os Jogos Florais, criados na década de 1970 mas que não eram realizados há vários anos


Lucinha Farah Noronha, secretária municipal de Educação, também compôs a mesa e ainda participou da Celebração da Palavra, uma das atrações da abertura do evento

Nenhum comentário: