quinta-feira, 4 de outubro de 2012

POESIA “JAPONESA” NO PAÇO DA LIBERDADE

No dia 06 de outubro, a partir das 10h30min, acontece o lançamento dos livros Esperando as bárbaras, de Marília Kubota e Tão breve quanto o agora, de Alvaro Posselt, na Livraria do Paço da Liberdade. Os dois livros foram publicados pela Editora Blanche, de Curitiba.
Esperando as bárbaras traz 55 poemas longos e Tão breve quanto o agora, 59 poemas em forma de tercetos. Embora Marilia Kubota seja descendente de japoneses, nem um de meus poemas tem a forma do haicai. Por outro lado, sem ter sequer qualquer traço nipônico, Alvaro Posselt é um praticante convicto do poema japonês. Os amigos se conheceram através da poeta Teruko Oda, que indicou o haicaísta para escrever sobre o tema no JORNAL MEMAI, um jornal voltado para as artes japonesas, do qual Marilia é editora.

Esperando as bárbaras é uma seleção de trabalhos que refletem sobre o fazer poético, sua inquietação e inutilidade como sobra de luminosidade no mundo pós-moderno. O poema-título tem origem no poema “À espera dos bárbaros”, do grego Konstantin Kaváfis. “Minha japonesidade está relacionada ao intimismo com o qual os orientais veem a vida, e não à forma poética. A ' brevidade' ou 'síntese' pelas quais é conhecida a poesia japonesa estão presentes no meu trabalho, privilegiando os tons delicados e a tendência à solidão”, garante a autora.



Tão breve quanto o agora é todo composto por poemas de três versos cada. Não se trata de haicai tradicional, pois a maioria privilegia o humor, o lúdico e a metalinguagem, e algumas características da poesia são bem marcantes, como a rima, principalmente. O livro é apresentado pelo poeta Lau Siqueira e ilustrado por Luiza Nogueira.



POEMAS


wabi sabi

a vida quebra
sonhos em pedaços
mas sonhando no espaço
nada quebra:
mais um elo,
um motivo,
ser mais belo
que a beleza
destruída.
(já havia aviso de asas)

(Esperando as bárbaras)



Não cresceu com fermento

Para o pão ficar grande

usei lentes de aumento

***

A vida é um flash

entre quem está parado

e quem se mexe

***

Curitiba não nos poupa

Ontem eu tomei sorvete

Hoje eu tomo sopa



(Tão breve quanto agora)


OS AUTORES

Marilia Kubota (Paranaguá/PR, 1964) é escritora, jornalista. Participou das antologias Pindorama, Passagens, 8 Femmes, Antologia da Poesia Brasileira do Início do Terceiro Milênio, Blablablogue e Todo Começo é Involuntário – Poesia Brasileira no Início do Século 21, Em 2010, organizou a antologia Retratos Japoneses no Brasil – Literatura Mestiça. Em 2008 publicou o livro de poesia Selva de Sentidos. Em 2008, organizou o Concurso Nacional de Haicai Nempuku Sato. Em 2009, passou a ser editora do JORNAL MEMAI – Letras e Artes Japonesas, do qual foram impressas 9 edições e publicados, na internet, 14 números. Escreve no blogue Micrópolis: WWW.micropolis.blogspot.com  

Alvaro Posselt (Curitiba/PR, 1971) é professor de português e poeta. Participou das antologiasPoetrix 3 e 4, da coletânea de minicontos A brisa é você e recentemente da coletânea de haicais A lâmpada e as estrelas. Tem minicontos e haicais classificados em concursos e publicados em diversas revistas, jornais e sites da internet.

Nenhum comentário: